RODRIGO PENNA - A quarta geração chega ao comando do Grupo Otávio Lage
O jovem Rodrigo Penna seguiu três tradições de família: se formou em Engenharia Civil – Como o bisavô, o avô, o pai e os tios -, voltou para Goianésia para trabalhar nos negócios do clã e, o mais importante, desenvolveu habilidades de liderança e é um dos administradores das empresas.
Rodrigo é diretor financeiro da Jalles Machado, presidente do Conselho Administrativo do Sicoob Coopercred e, com a morte do pai, Ricardo Fontoura, assumiu a presidência do Grupo Otávio Lage, que reúne como carro-chefe a Vera Cruz Agropecuária.
Rodrigo não caiu de paraquedas no Grupo Otávio Lage. Teve que ralar bastante, percorrer diversos caminhos e passar em cada prova a que foi submetido para provar seu valor.
Ele estudou e se preparou bastante. Cursou engenharia civil na Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), a mesma escola que seu avô e seu bisavô cursaram; pós-graduação em Derivativos (FEA/USP) e Gestão e Finanças (FIA/USP).
Antes de chegar ao Grupo Otávio Lage, Rodrigo atuou na tesouraria do Banco CCF Brasil e na empresa de consultoria e gestão Booz Allen Hamilton Inc, onde se destacou, mostrando grande poder de gestão e habilidade financeira.
Assim como o pai, os tios, o avô e o bisavô, Rodrigo sempre se interessou em defender os interesses da categoria que faz parte, se engajando em causas públicas. Foi conselheiro da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC); presidente do Conselho Temático do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG); vice-presidente da Associação Nacional dos Confinadores (ASSOCON); vice-presidente da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (ADIAL) e Conselheiro Consultivo da Phibro Animal Health Corporation, multinacional americana da área de nutrição animal. Atualmente, Rodrigo é faz parte do Conselheiro Deliberativo da Associação dos Produtores de Borracha Natural de Goiás e Tocantins ( APROB-GO/TO).
O ingresso de Rodrigo no grupo, a convite do avô, Otávio Lage, foi um batismo de fogo: com 23 anos, assumiu o cargo de diretor-superintendente do frigorífico Goiás Carne, que na época dava prejuízos ao grupo. Com extrema competência, Rodrigo conseguiu organizar as finanças da empresa e fazê-la rentável. Em 2007, o frigorífico foi vendido ao Grupo Independência Alimentos.
Com a missão cumprida, Rodrigo se tornou diretor financeiro da Jalles Machado e um dos diretores – e posteriormente presidente - da Vera Cruz Agropecuária, realizando o sonho de trabalhar ao lado do pai, Ricardo Fontoura, um ídolo para o jovem executivo.
Rodrigo ainda teve outra missão: coordenar as operações do Residencial Parque das Palmeiras, o ingresso imobiliário do grupo, que está na sua terceira etapa. Sucesso de vendas, os três bairros se tornaram um modelo de residencial em Goiás, com mais de 6 mil metros de pista de cooper, três lagos, ampla área verde, academia de ginástica ao ar livre, estacionamentos, avenidas largas e bem planejadas, ótima localização e imóveis bem valorizados.
Sob seu comando, o Grupo Otávio Lage segue sólido, sonhando com um futuro de mais conquistas nos próximos 70 anos.