JALLES MACHADO - O HOMEM QUE INSPIROU OTÁVIO LAGE

Se Otávio Lage foi o grande idealizador e o homem responsável pela consolidação dos negócios da família como hoje conhecemos, seu pai Jalles Machado foi a inspiração e, principalmente o precursor, quem semeou as primeiras sementes, tanto de uma vida política como nas atividades empresariais.

Homem à frente de seu tempo, Jalles Machado como homem público, marcou sua geração. Deputado federal por cinco mandatos, inclusive Constituinte. Teve participação importante na elaboração da Constituição de 1946. É autor da lei que cria uma das rodovias mais importantes do Brasil: a BR-153, também conhecida como Belém-Brasília.

Como engenheiro, construiu usinas hidrelétricas, estradas, casas e teve relevante atuação em negócios no Sul Goiano e no Triângulo Mineiro.

Comprou a Fazenda Itajá, na época ainda município de Jaraguá, e deu início à plantação de café, projeto que foi assumido pouco depois por seu filho Otávio Lage.

Jalles Machado ergueu uma faraônica casa na propriedade, moderna até para os padrões de hoje. Construiu uma pista para decolar e aterrissar seu avião, no qual ele mesmo pilotava em viagens políticas e de negócios.

Apaixonado pelo pai, Otávio Lage deu o seu nome à usina de açúcar e álcool que ajudou a idealizar, como forma de homenagem.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 05/04/2022
Código do texto: T7488364
Classificação de conteúdo: seguro