PROGRAMA QUALIS - Planejamento e ações estratégicas para gerar mais eficiência ao Departamento de Manutenção Agrícola
Durante as etapas de produção, a Jalles Machado e a Unidade Otávio Lage (UOL) utilizam uma grande quantidade de maquinários. O Departamento de Manutenção Agrícola é o setor responsável por fazer com que tratores, caminhões, colhedeiras e outras máquinas funcionem em sua plenitude. Quando algumas delas apresentam defeito, é função do departamento trabalhar de forma rápida e eficiente para corrigir o problema e devolver as máquinas ao campo.
Para gerar mais eficiência nesse serviço, o analista de Planejamento e Controle da Produção (PCM) Agrícola I, Adair de Faria Júnior e o gestor de Manutenção Agrícola, João Victor Silva desenvolveram o “Programa Qualis – Foco na Excelência”. O planejamento do programa teve início em fevereiro e a implantação oficial aconteceu em maio.
O principal objetivo do programa é criar um sistema que planeja melhor todos os aspectos da manutenção, prevendo os eventuais problemas antes que aconteçam e já trabalhando as soluções mais eficientes, evitando desperdício de tempo e recursos.
O Programa Qualis é desenvolvido em 6 etapas: Engenharia de Confiabilidade, Excelência Operacional, Manutenção Proativa, Excelência Organizacional, Saneamento e Ajustes e Manutenção Diária.
“A ideia é criar uma nova cultura dentro da Manutenção Agrícola. Substituir a intuição por ações planejadas, uma racionalização do processo”, explica Adair de Faria Júnior. De acordo com o programa as áreas envolvidas trabalharão em harmonia: operador mantenedor, produção agrícola, manutenção agrícola, PCM agrícola e suprimentos.