QUANDO A "GLOBO" ACERTA...
...É mister, que na qualidade de meros telespectadores, também saibamos apreciar e elogiar o que é bom, posto que o bom na televisão tem sido raridade!
E o que me alegra é que dessa vez, uma linda obra promete agradar a fina sensibilidade, e num horário mais acessível, embora as telenovelas de final de tarde ultimamente têm cumprido o seu papel artístico.
Falo aqui de "DESEJO PROIBIDO", a nova novela das seis da GLOBO, que ontem mostrou seu primeiro capítulo...de encantar!
Algo delicado, que resgata nossa História, mostrando o contraste com a sucata de civilização que somos hoje!
Um elenco maravilhoso, uma fotografia primorosa, tive a impressão que o cenário mostra as lindíssimas terras mineiras, inclusive com suas riquíssimas reservas ecológicas e cavernas fantásticas.
Lembrei-me de CORDISBURGO, a belíssima "cidade-coração" , berço de GUIMARÃES ROSA, E DA GRUTA DE MAQUINÉ, TAMBÉM BERÇO DA PALENTEOLOGIA BRASILEIRA, se eu não estiver enganada.
Tudo escolhido com muito esmero, desde a abertura, as canções, os figurinos...
A história foca a religiosidade e a fé do nosso povo, mostrando traços da cultura interiorana, e a vida como ela era nos meados do século passado.
Voltei a minha infância, posto que conheci os estertores das linhas ferroviárias da FEPASA, que me levavam ao noroeste do interior de São Paulo, depois de nove horas de viagem, com aquele mesmo "glamour" que só a simplicidade possui.
Fez-me repensar o porquê do abandono e esquecimento dos trens como meio de transporte.E pareceu soar aos meus ouvidos:
-Senhorita, o seu bilhete por favor...
Enfim uma obra de holística poesia ao alcançe de todos!
Parabéns à toda produção pela tão bela proposta de arte.
Precisamos agregar...e não desintegrar!
Como não canso de dizer, o mundo precisa do belo!