14 de março - hoje é dia da poesia
Poesia é oportunidade de expressão do sentindo,
emoções e pensamentos.
POESIA em verso ou em prosa, escrevendo ou falando é fazer o uso devido da PALAVRA. É poetar a todo instante: com a lua, com o sol, com as estrelas, com as mãos calejadas e o suor rosto do trabalhador, com frustração do desempregado, pelas mesas sem o pão de cada dia. Com a coragem de quem grita e denuncia maus tratos de crianças, negros, índios, idosos, mulheres, e as demais pessoas excluídas pela sociedade.
É expressar o sentimento triste pelas vítimas das mais variadas doenças... pelos que esperam para serem atendidos em filas dos hospitais.
A poesia é livre. Não está engessada em protocolos ou padrões, quer sempre estar “fora da caixa”. Desde que Pandora libertou bens e males do mundo, a poesia não se deixou mais que a aprisionassem.
Então, momentos felizes ou tristes puderam se tornar poemas/poesias.
A poesia é sentimental, odora citar o amor. Mas também pode ser de protesto. Por isso uso as palavras, minhas fiéis companheiras, para criticar o governo e suas atitudes, as pessoas que insistem em festejar enquanto o país está beirando ao colapso, aos bares cheios, àqueles que criticam o uso de máscaras e aos que insistem em negar o óbvio.
Não sou poeta, mas como gostaria de ser, para alcançar o mundo com minhas amigas palavras! Protestar contra à falsidade, às falácias, às incredulidades, a negação à ciência, às rachadinhas, aos depósitos na conta da “primeira dama”, aos chicletes, refrigerantes, chocolates e leites condensados...
Mas, gritaria bem forte, para que o mundo todo ouvisse: “Cuidado com o ‘Mito’, pois ele e sua ‘visão mitologia’ está conduzido o Brasil ao caos. É como se levasse o gado para o matadouro... e muitos aceitam a proposta, caminham rumo a morte sem reclamar ou pestanejar...
Nália Lacerda Viana, 14 de março de 2021