JOVEM AMERICANA DESCOBRE MOLÉCULA CONTRA A COVID-19

.

A esperança na batalha contra o coronavírus pode vir de uma garota americana Anika Chebrolu, uma aluna da oitava série da Independence High School em Frisco, Texas. Essa jovem venceu o concurso 3M Young Scientist Challenge graças a um trabalho baseado na identificação de um medicamento para tratar a Covid-19. A jovem, de apenas 14 anos, ganhou um prémio de 25 mil dólares.

Anika teria conseguido encontrar uma molécula capaz de se ligar a uma proteína do vírus SARS-CoV-2 e, ao inibi-la, impedir o seu funcionamento. A adolescente descobriu a molécula por meio de simulação de computador avaliando 682 substâncias presentes no banco de dados. A jovem explicou em entrevista à CNN que havia iniciado o estudo para encontrar um remédio eficaz no combate ao vírus da gripe sazonal, mas que decidiu prosseguir com o estudo do coronavírus logo que a emergência mundial começou. Anika disse ainda: “Nos últimos dias, tenho visto muito entusiasmo na mídia em torno ao meu projeto, já que envolve o vírus SARS-CoV-2 e reflete nossas esperanças de acabar com esta pandemia, pois eu, como todos os outros, quero que voltemos logo para nossas vidas normais ”.

A moça de apenas 14 anos (dois anos mais nova que Greta Thunberg) espera agora que a popularidade que repentinamente a investiu possa, graças também à colaboração com verdadeiros cientistas e especialistas, levar à descoberta de uma cura definitiva contra o vírus. Anika encerrou a entrevista com essas palavras: "A forma como pretendo desenvolver ulteriormente essa molécula com a ajuda de virologistas e especialistas em medicamentos determinará o sucesso desses esforços".

Anika explica que a principal inspiração veio de seu avô, professor de química, que conseguiu transmitir seu amor pela ciência. Na verdade, a menina lembrou que quando era mais nova, seu avô sempre a encorajou a seguir o caminho do estudo sério e aprofundado. Por ser professor de química, ele sempre dizia a ela para aprender a tabela periódica dos elementos e outras noções, e com o tempo a então criança se apaixonou por esse mundo. E por causa desse amor, seu desejo hoje é tornar-se um dia pesquisadora e professora de medicina. “Sempre fui apaixonada por experimentos científicos desde minha infância e queria encontrar curas eficazes para a gripe depois de um episódio grave de infecção no ano passado. Gostaria de aprender mais com os cientistas da 3M para continuar meu desenvolvimento de medicamentos. E, com a ajuda deles, realizar testes in vitro e in vivo”.

Quanta diferença entre essa jovem estudiosa de verdade e outra que, sem nada entender de assuntos científicos, tornou-se famosa e idolatrada somente por ter induzido milhões de estudantes a desertar as aulas substituindo o estudo e o conhecimento com a algazarra nas praças!

Richard Foxe
Enviado por Richard Foxe em 21/10/2020
Código do texto: T7092499
Classificação de conteúdo: seguro