Se eu soubesse

Se eu soubesse

É comum ouvirmos a expressão "se eu soubesse disso", não teria feito tal coisa. Seria bom saber o final desde o princípio? Isso é possível? Vejamos.

Visitando um casal de amigos que eu não via há meia década, surpreendi-lhes chegando na hora do almoço no sítio deles onde eu havia estado pelo mesmo tempo que eu não lhes via. Fui guiado pela vaga lembrança e esperando que Deus me desse chegar lá sem contratempo, porque a paisagem foi modificada com o passar dos anos e eu imaginava que a estrada vicinal ou ramal ficava de um lado, quando era de outro da estrada. Procurei obter informações sobre a localização pelas informações que eu pude dar para as pessoas a quem eu recorri, mas sem sucesso.

A visita foi rápida porque eu pretendia voltar para casa antes que o trânsito ficasse intenso, e eles iam fazer também uma visita à umas pessoas próximas deles.

Durante o meu almoço, porque eles haviam acabado de almoçar, pude trocar impressões, falar sobre as obras literárias que tenho escrito, falar sobre saúde, trabalho, enfim.

Da. Maria, esposa do Sr João, mostrou-me uma foto sua por ocasião do seu casamento, que me admirou. Ela era bem magrinha e, como ela mesma observou, tinha até pescoço. Agora, já tendo problema de obesidade, perdeu.

Nessa ocasião ela disse que o seu marido falou que se soubesse que ela iria ficar como é, que ele não teria casado com ela. Ao que ela lhe respondeu que se soubesse que ele iria ficar careca, que também não teria casado com ele. Mas sem ressentimentos, na esportiva.

Isso confirma que as pessoas não se unem às outras por causa só de traços da personalidade, mas principalmente fisionômicos.

Isso me levou a refletir sobre a sua fala: "se eu soubesse".

Sim, o ser humano põe expectativa no futuro em função do passado ou do presente, momentâneo ou não, e se esquece que tudo pode mudar. Até o caráter de alguém.

Quantos, depois de certo tempo de vivência marital com alguém, imagina, se eu tivesse casado com o fulano não estaria passando por isso. E se engana, já que poderia estar passando por coisa pior.

Se soubéssemos o que se nos reserva o futuro, certamente que teríamos opção de decidir. Mas, embora nesse aspecto não seja possível, no espiritual e religioso é possível. Pois Deus já revelou o futuro tanto dos obedientes às regras estabelecidas por Ele quanto dos desobedientes. Também já temos os exemplos das consequências que advieram sobre os que fraquejaram no cumprimento dos seus deveres para com Deus.

Então, nesse aspecto, o qual é o mais importante, não há como dizer "ah, se eu soubesse"!

Se alguém soubesse que um filho que é tão desejado e amado viria a ser mau e cruel, jamais o conceberia. Do mesmo modo se soubéssemos que um final seria infeliz, não começaríamos.

Pense nisso.

Manaus-Am, 03/08/2020

Oli Prestes

Missionário