AS DUAS GRANDES GUERRAS     MUNDIAIS
 Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra ou Guerra das Guerras até o início da Segunda Guerra Mundial) foi uma guerra global centrada na  Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918.

O conflito envolveu as grandes potências
 de todo o mundo, que se organizaram em duas alianças opostas: os aliados (com base na Tríplice entre o Reino Unido, França e Rússia ) e os Impérios Centrais ,a Alemanha e a Áustria-Hungria.

Originalmente a Tríplice Aliança 
a era formada pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália; mas como a Áustria-Hungria tinha tomado a ofensiva, violando o acordo, a Itália não entrou na guerra pela Tríplice Aliança.

Calcula-se em torno de 50 milhões de mortos nesta guerra.

Segunda Guerra Mundial foi o conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo — incluindo todas grandes potências  — organizadas em duas alianças militares opostas: os  Aliados e o Eixo(Alemanha,Itália e Japão).
Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares 
 mobilizados.

Em estado de ”Guerra total” ", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos Esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares.
Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto (6 milhões de judeus assassinados pelos nazistas de Hitler)

e a única vez em que armas nucleares foram usadas , foi o conflito mais letal da história da humanidade, resultando a mais de 85 milhões de mortes.
Perda de vidas humanas durante a Segunda Guerra Mundial foi enorme. Milhões e milhões de vidas ceifadas de 1939 à 1945, em sua grande maioria civis.
Calcula-se um total de 85 milhões de mortos na Segunda Guerra Mundial, onde mais de 50 milhões foram civis.