Igreja Batista Ebenézer de Gurupi: um breve histórico

A Igreja Batista Ebenézer é uma das mais antigas e conhecidas igrejas renovadas da cidade de Gurupi, sul do estado do Tocantins. Ela marcou história pelo seu protagonismo e diversidade de atuação, contribuindo sobremaneira para disseminação e fortalecimento dos valores e práticas cristãs junto à comunidade tocantinense.

Em meados de 1989, a Convenção das Igrejas Batistas do Araguaia/Tocantins, ligada a Convenção Batista Nacional (CBN), enviou de Nova Rosalândia o pastor Marcos Bezerra da Silva e sua família com objetivo de plantar uma igreja na cidade de Gurupi.

O pastor Marcos Bezerra da Silva e sua esposa Cleonice Ribeiro da Silva eram muito alegres e fervorosos. Eles iniciaram os trabalhos na casa da irmã Iris Benck. Ele tocava violão com destreza e ela cantada com enorme entusiasmo. Os cultos eram extremamente animados e o mover do Espírito Santo tocava profundamente no coração e na alma daqueles que participavam. Em poucas semanas, a sala da casa da irmã Iris Benck não comportava a quantidade de pessoas. Assim, eles começaram a congregação num galpão alugado na Avenida Goiás, esquina com a Rua 14, centro da cidade.

Além do louvor diferenciado, alegre e contagiante, o pastor Marcos e sua esposa não se preocupavam tanto com os usos e costumes, como era comum em outras igrejas evangélicas à época. Eles estavam mais interessados em outras questões. Sorridentes, pacientes, sempre dispostos a ouvir, aconselhar e acolher os necessitados. Manifestavam um amor enorme pelas pessoas e dedicavam-se intensamente para disseminar o evangelho. Faziam amizades com facilidade e a cada semana mais e mais pessoas passavam a frequentar os cultos da congregação.

Logo o espaço ficou pequeno e eles precisaram mudar para outra localidade.

Em 1990, eles transferiram a congregação para outro salão mais ao centro, na Avenida Mato Grosso, entre as Ruas 04 e 05 (bem em frente à loja Coringa dos Pneus).

Aquela igreja que estava surgindo tinha um grande diferencial em relação as outras igrejas pentecostais de Gurupi. Os dons do Espírito se faziam presentes, os crentes falavam em línguas estranhas, havia curas e manifestações sobrenaturais, mas não havia muita preocupação com regras de vestuário, maquiagem e cabelo. Outra diferença que chamava a atenção eram os sermões e estudos, sempre focados na Bíblia, mas de um jeito mais descontraído e leve. O louvor era realmente incrível, com cânticos do hinário cristão e corinhos bastante alegres, sempre acompanhados pelo violão e pelas palmas.

Deus, através desse casal abençoado, promoveu um avivamento espiritual na cidade de Gurupi. Aquela congregação ficou famosa por inovar na maneira de se portar e na liturgia, o que gerou uma revolução, atraindo muitos jovens que antes achavam as demais igrejas evangélicas caretas, além de despertar a curiosidade de crentes de outras denominações que passaram a visitar os cultos.

Em 05 de maio de 1991 (quarta-feira) nasceu a Igreja Batista Ebenézer, que se tornou referência para o surgimento e consolidação de outras igrejas renovadas em Gurupi, como por exemplo: Igreja Batista Independente Sião, Igreja Batista Filadélfia, Igreja Presbiteriana Renovada, Igreja Casa da Benção, Igreja Assembleia da Pastora Zélia etc.

A família do irmão Belchior da empresa 4Rodas Centro Automotivo teve o privilégio de fazer parte da fundação da Igreja Batista Ebenézer, estando desde então atuante como servos fiéis que prezam por viver segundo os ensinamentos bíblicos, servindo de exemplo como cristãos genuínos e inspirando inúmeras pessoas para seguirem os passos de Jesus.

Em praticamente todos os cultos os apelos feitos pelo pastor Marcos Bezerra levavam pessoas a entregarem suas vidas a Cristo. Vários foram batizados, tornando-se em seguida servos fiéis e compromissados com o Reino de Deus.

O pastor Marcos e sua esposa Cleonice, além da programação na igreja, também realizavam cultos nos lares, geralmente à noite e aos sábados à tarde, buscando alcançar mais pessoas para Cristo. Num desses cultos domésticos, na casa da irmã Delzuíte, Deus curou seu esposo João Mendanha de uma enfermidade nos rins. Ele, mesmo não sendo crente, sentia-se muito feliz com aquela graça e decidiu doar um lote para a igreja.

Era um lote bem grande na Avenida Alagoas, esquina com a Rua 17, no Bairro Jardim Oriente. Nesse terreno o Sr João Mendanha já tinha iniciado as bases para a construção de uma casa, que foi terminada nos meses seguintes com recursos da igreja, tornando-se a casa pastoral.

Quem poderia imaginar algo assim: num período tão curto, do nada, Deus fez surgir uma igreja Batista renovada em Gurupi!!!

Em março de 1993, o pastor Marcos e sua esposa Cleonice deixaram a liderança da igreja, passando a dedicar-se a um novo projeto. Eles fundaram a Igreja Batista Filadélfia (IBF) do Bairro Alto da Boa Vista, que também tornou-se uma grande obra para salvação de muitas vidas! Hoje eles estão residindo em Luziânia, em Goiás, e podem se orgulhar de seus três filhos (Eber Ribeiro da Silva, Eliel Ribeiro da Silva, Ester Gesiane Ribeiro da Silva) serem servos comprometidos com a obra do Senhor.

Assim, a Igreja Batista Ebenézer passou a ser liderada pelo pastor José Felix Barbosa e sua esposa missionária Rubemi Barbosa. Um casal bastante experiente na obra do Senhor e com enorme bagagem teológica.

Logo eles deram início às obras de construção da sede própria da Igreja no lote ao lado da casa pastoral.

Essa segunda etapa na história da Igreja Batista Ebenézer sob a liderança do Pastor Félix e sua esposa Rubemi foi marcada pela construção do templo sede, que posteriormente foi ampliado com o aproveitamento da área da casa pastoral. Outro foco nesse período foi a capacitação da membresia através da Escola Bíblica Dominical (EBD), além do fortalecimento das ações evangelísticas.

No começo da década de 2000, o pastor José Félix Barbosa e sua família mudaram-se para Palmas e em seu lugar chegou o pastor Saulo Tácio Pires da Silva, permanecendo por aproximadamente 10 anos, período no qual a Igreja fortaleceu-se em número de membros, ampliando também seu alcance em projetos sociais e trabalhos missionários para expansão do Reino de Deus.

De 7 a 9 de junho de 2012, a Igreja Batista Ebenézer foi anfitriã do Congresso de Renovação Espiritual com o Tema: "Enchei-vos do Espirito". Nesse período também aconteceu a Assembléia Geral das Igrejas Batistas filiadas a Convenção Batista Nacional no estado do Tocantins, que elegeu a diretoria da CBN/TO para os próximos dois anos.

Em 28 de dezembro de 2013, o casal de pastores José de Melo Neto e Jane Gladys de Sousa Melo chegou para liderar a igreja. A cerimônia de posse foi em 1° de janeiro de 2014. Sob sua direção Deus trouxe uma nova visão, a Igreja em Células no modelo MDA, onde é possível à Igreja Local ganhar multidões para Jesus sem deixar de cuidar bem de cada cristão, é o modelo de discipulado um a um em ação.

A Igreja Batista Ebenézer, desde sua origem, mantém forte relação com as demais igrejas evangélicas da cidade. Ela integra a Aliança dos Ministros Evangélicos de Gurupi - To (AMEG), que reúne os principais pastores e líderes das igrejas evangélicas com objetivo de fortalecer as ações do povo de Deus na transformação social/espiritual da sociedade gurupiense.

Vale destacar também que os membros e líderes da Igreja Batista Ebenézer colaboram e estão presentes em todas as edições da Marcha para Jesus evento de cunho religioso Interdenominacional que reúne milhares de pessoas para celebrar e agradecer as bênçãos de Deus.

O Ministério Kids da Igreja Batista Ebenézer tem alcançado muitas vidas para Cristo. Elas têm recebido muito de Deus. Todos os domingos a partir das 18h30 acontecem reuniões especiais para crianças e pré-adolescentes na sede da igreja.

São inúmeras as ações de cunho social e assistencial promovidas pelos membros da igreja para atender comunidades carentes de Gurupi e outras cidades vizinhas.

A Igreja Batista Ebenézer é uma das mais antigas e conhecidas igrejas vinculadas a Convenção Batista Nacional que estão espalhadas por dezenas de municípios do Estado do Tocantins.

Seus membros têm presença constante nos eventos realizados pelos batistas nacionais no Estado do Tocantins. Sua juventude animada não perde uma oportunidade para viajar e partilhar momentos de comunhão e aprendizado da Palavra de Deus em outras cidades. Outro ponto de destaque é a liberalidade e compromisso por meio de ofertas para Missões Mundiais.

A Igreja Batista Ebenézer é um admirável exemplo de Eclésia Cristã, que leva muito a sério os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, fazendo a diferença em sua comunidade, a bela cidade de Gurupi, e indo além, sendo atuante em nível estadual, bem como cumprindo sua missão de contribuir para propagar o Evangelho até os confins da Terra.

Nesse longo período de quase 3 décadas, desde a chegada do pastor Marcos Bezerra da Silva, sua esposa Cleonice e três filhos em Gurupi, com as reuniões de oração na casa da irmã Iris Benck, em seguida com a abertura de uma pequena congregação, que consolidou em Igreja em 05/05/1991, até os dias de hoje, Deus promoveu milagres, curas, salvação de muitas vidas, restaurando famílias e promovendo transformação na sociedade tocantinense por meio da Igreja Batista Ebenézer.

Até aqui nos ajudou o Senhor! (Samuel 7:12). Esse é o lema da Igreja Batista Ebenézer. Certamente muito mais Ele fará!!!

BIBLIOGRAFIA:

CBN Convenção Batista Nacional. 2018. Igrejas no Estado do Tocantins. Disponível em: http://www.cbn.org.br/pesquisa-igrejas

Igreja Batista Ebenézer Gurupi- To. Canal no Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UC5yWj_tEX9uFbK3cSaDGIOg/featured

MORAIS, Clifton. 2017. Acontece no próximo sábado 07, mais um encontro do Pink em Gurupi. Atitude Tocantins. Disponível em: http://www.atitudeto.com.br/acontece-no-proximo-sabado-07-mais-um-encontro-do-pink-em-gurupi/

SALERA JÚNIOR, G. 2008. Gurupi: Capital da Amizade. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/artigos/2684650

SALERA JÚNIOR, G. 2008. Igrejas em Gurupi. Disponível em:

https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/997962

SALERA JÚNIOR, G. 2009. Arte e Religião. Disponível em:

https://recantodasletras.com.br/ensaios/1713425

SALERA JÚNIOR, G. 2009. Marketing Religioso. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/ensaios/1710376

SILAS, Wesley. 2018. Em defesa da família: Marcha por Jesus reúne mais de 12 mil pessoas em Gurupi. Disponível em: http://www.atitudeto.com.br/em-defesa-da-familia-marcha-para-cristo-reune-mais-de-12-mil-pessoas-em-gurupi/

WIKIPÉDIA. 2018. Convenção Batista Nacional. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Conven%C3%A7%C3%A3o_Batista_Nacional

WIKIPÉDIA. 2018. Gurupi. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gurupi

WIKIPÉDIA. 2018. Igreja Batista. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Batista

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Dezembro de 2018.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior