Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

As Cores do Arco-Íris



Ainda criança, no ensino primário, hoje fundamental, adotei uma técnica para memorizar as cores do arco-íris. Utilizei a sigla VLAVAAV: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Anil e Violeta. É o resultado da “decomposição da luz solar ao atravessar as gotículas de água da atmosfera, a chuva fina”.
E até aprendi a formar meu pequeno arco-íris, colocando água na boca e soprando contra a luz solar. Eis aí a minha primeira aula de ciências. Entretanto, para a religião, é obra do pintor divino.
Ainda esta semana, durante as minhas habituais caminhas na orla, encontrei um colega caminhante, que fez questão de apontar para o céu, mostrando um belo arco-íris. E fez questão de salientar: “não foi o Leonardo da Vinci quem o pintou, foi o Jota”, numa referência a Jesus Cristo, que se confunde com o próprio Deus, o autor do universo. Historicamente, o arco-íris já existia mesmo antes de Cristo. Mas, entendi perfeitamente a afirmação do colega, no significado “pai da natureza”, o Deus verdadeiro. Aquilo que o homem não fez, foi feito por Deus. Para nós, homens mortais, o mais sublime é saber contemplar as belezas da natureza. E é isto que Maceió me propicia, logo cedinho, ao caminhar pela orla, sobre a qual criaram o refrão: “Maceió está a mil / tem a orla mais bonita do Brasil”.
 
Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 12/10/2017
Código do texto: T6140393
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Irineu Gomes
Maceió - Alagoas - Brasil, 74 anos
1431 textos (82387 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/12/17 10:50)
Irineu Gomes