Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Fracasso. Por que ele acontece?

Então tá, se Ele disse é melhor obedecer.
Elias virou-se na direção do nascer do sol e fugiu para as bandas do Rio Jordão. Chegando a Querite encontrou o ribeiro que Deus havia falado e acampou-se junto dele.
A falta de chuva castigava a terra de Israel, as lavouras não produziam e a fome era gravíssima. Elias bebia do ribeiro e comia pão e carne todos os dias. É, é isso mesmo: pão e carne. Todos os dias corvos lhe traziam o alimento, uma porção de manhã e outra a noite.
A profecia que ele havia entregado era muito forte. Não haveria chuva nem orvalho sobre a terra. E essa miséria duraria nada menos do que três anos e seis meses. Também, quem mandou Israel dar as costas pra Deus e adorar Baal. Logo Baal o falso deus da fertilidade, que dizia controlar a chuva e ser o responsável pela abundância das colheitas! Pior, Israel estava cansado de saber (Deuteronômio 11.13-15) que era Ele, o Senhor quem dava a chuva, fazia crescer a relva e proporcionava colheitas abundantes. Com essa profecia talvez aprendessem a lição, mas para isso teriam que ver a nudez da terra, comer um pouco de poeira, enfrentar a seca e a fome.
Passados alguns dias no esconderijo de Deus o ribeiro de Querite secou. Ué como assim secou? Quem mandou Elias se esconder ali? O Deus que faz brotar água da rocha não poderia impedir o ribeiro de secar? Se Deus sabia que ia secar por que não mandou Elias se esconder noutro lugar? Elias foi fiel em entregar a profecia, então por que Deus não lhe poupou dos efeitos dela? Onde foi que Elias errou para merecer passar por isso?
Ah! Perguntas e mais perguntas. Por que Deus permite isso ou aquilo? Por que coisas más acontecem com pessoas boas? Como pode ocorrer fracasso se estamos obedecendo a voz de Deus? Pode alguém sofrer frustração estando sob a orientação divina? Pode alguém fiel, leal, sincero e temente a Deus ser traído? Pode um filho de Deus ver seus sonhos destruídos, seu casamento acabado, sua carreira arruinada, sua reputação atacada por calúnias?...
Eu gostaria de dizer que não. Mas Deus manda Elias beber do ribeiro de Querite mesmo sabendo que ele vai secar. É quando nasce aquela inquietante pergunta: Onde foi que eu errei?
Quer saber, talvez você não tenha errado. Talvez seja apenas um aprendizado, uma etapa, uma escola, uma fase, um deserto, um esconderijo a beira de um riacho que vai secar... Talvez Deus não esteja lhe cobrando algo do passado, mas lhe oportunizando algo novo no futuro.
Gostamos do nosso ribeiro de Querite. Não há nada de errado nisso, foi Deus quem nos deu. Mas os planos de Deus são superiores aos nossos. E estes planos não serão frustrados. Talvez Ele precise de você em Sarepta (para atender uma viúva à beira da morte), neste caso, fique tranquilo o seu ribeiro vai secar.
Heleno Pedroso
Enviado por Heleno Pedroso em 13/08/2017
Código do texto: T6082163
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Heleno Pedroso). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Heleno Pedroso
Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil, 33 anos
17 textos (2953 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 13/12/17 22:18)
Heleno Pedroso