AFINAL, QUANTOS DEUSES EXISTEM?
ALGUÉM JÁ DISSE QUE “O HOMEM PODE ATÉ COLOCAR ASAS EM UM PORCO, PORÉM NÃO PODE FAZÊ-LO VOAR! “O MEU PAI, DE SAUDOSA MEMÓRIA, APESAR DE NÃO TER TIDO NENHUMA FORMAÇÃO ACADÊMICA, NESSA MESMA LINHA DE RACIOCÍNIO, COSTUMAVA DIZER, REITERADAS VEZES, QUE “O HOMEM PODE ATÉ FAZER, EM LABORATÓRIO, UM CAROÇO DE FEIJÃO, MAS, SE O PLANTAR, ELE NÃO NASCERÁ”!
COM ESSAS DUAS AFIRMAÇÕES, VOCÊ, MEU AMIGO, JÁ DEVE ESTAR PENSANDO AONDE QUERO CHEGAR ...
NA VERDADE, QUERO APENAS LEMBRAR UM FATO QUE É ACEITO PELA MAIORIA DAS PESSOAS – PESSOAS DE BOM SENSO, EVIDENTEMENTE – QUE É A FRAGILIDADE DOS HOMENS. TRAGO ESSA QUESTÃO À TONA NO MOMENTO EM QUE A IMPRENSA ESCRITA, FALADA E TELEVISADA VEICULAM AFIRMAÇÕES DE ALGUMAS “CELEBRIDADES”, QUE SÃO VERDADEIRAS ABERRAÇÕES.
A PROPÓSITO, O EX-ASTRO DO FUTEBOL, MARADONA, QUE FOI INTERNADO HÁ POUCOS DIAS, AFIRMARA PRA SEU MÉDICO PARTICULAR QUE SE CONSIDERAVA UM DEUS! MEU DEUS, QUE TAMANHA INSANIDADE! AFINAL, EM ALGUMA PARTE DOS EVANGELHOS, O GRANDE MESTRE JESUS DIZIA: “PERDOAI-OS, ELES NÃO SABEM O QUE DIZEM” .
É BOM FRISAR QUE EM TODAS AS ÁREAS DE ATIVIDADE, NÃO SÓ NO FUTEBOL, EXISTEM PROFISSIONAIS, OCUPANDO OU NÃO CARGOS DE CHEFIA, QUE SE ACHAM ACIMA DO BEM E DO MAL, OU SEJA: SE ACHAM DEUSES! É AÍ QUE CAI POR TERRA O QUE CHAMAMOS DE HUMILDADE. O PRÓPRIO JESUS, FILHO DO ALTÍSSIMO, COMO HOMEM, E QUE HABITOU ENTRE NÓS, FOI O MAIS HUMILDE SER QUE JÁ PASSOU PELA TERRA, PORÉM, ELE JAMAIS ABRIU MÃO DE SUA AUTORIDADE, E NÃO ADMITIA, POR HIPÓTESE ALGUMA, QUALQUER COISA QUE VIESSE DE ENCONTRO À MORAL E AOS BONS COSTUMES. PREGAVA A HONESTIDADE, A FRATERNIDADE, E , PRINCIPALMENTE, O AMOR.
TODOS DEVERÍAMOS SEGUIR O SEU EXEMPLO, MAS , INFELIZMENTE, NÃO O FAZEMOS. POR ISSO SOMOS PECADORES, E, CONSEQUENTEMENTE, TEMOS QUE PAGAR UM PREÇO POR ISSO, AQUI, OU ALHURES, MAIS CEDO, OU MAIS TARDE. TUDO ISSO PARA DEPURAÇÃO DE NOSSA ALMA. AINDA BEM!
VOLTANDO AO TEMA HUMILDADE, GOSTARIA DE FAZER AQUI UMA DISTINÇÃO: DEVEMOS SER HUMILDES, SIM, PORÉM, NÃO HUMÍLIMOS ...
UM OUTRO ALGUÉM TAMBÉM JÁ AFIRMOU: “NÃO É BOM SER IMPORTANTE; O IMPORTANTE É SER BOM”. RESUMO DA ÓPERA: SE NÓS, SERES HUMANOS, VIEMOS DO PÓ E AO PÓ VOLTAREMOS, ENTÃO, PRA QUE TANTA PREPOTÊNCIA, ARROGÂNCIA, E TUDO MAIS, SE TODOS, NO FINAL DAS CONTAS, VAMOS PARAR NO MESMO LUGAR?!
PORTANTO, VAMOS BAIXAR A BOLA, COLOCAR OS PÉS NO CHÃO, E CALÇAR AS SANDÁLIAS DA HUMILDADE. EM SENDO ASSIM, COM CERTEZA, TEREMOS UM MUNDO MAIS JUSTO E IGUALITÁRIO...
E TODOS SEREMOS FELIZES !