ARTIGO – Moralidade administrativa – 27.07.2017
 
ARTIGO – Moralidade administrativa – 27.07.2017
 
Meus leitores sabem que ando doente. Hoje, entretanto, criei coragem e fui ao Shopping Center Recife, aqui em Boa Viagem, mas de carona, porquanto estou proibido de conduzir veículos por força de decisão médica. Fui para tentar resolver o problema da corrente de prata que uso no pescoço com a cruz de Cristo, que está dando sinais de ferrugem.

Confesso que estava bastante tristonho com os últimos acontecimentos negativos que passam por nosso Brasil. Por obra e graça dos diabos, claro, a primeira cara com a qual me deparei foi de um ex-colega do Banco do Brasil, membro do sindicado dos bancários, adepto do Partido dos Trabalhadores, que foi logo me dizendo: “Então viu o Bendine, ex-presidente do Banco, que foi recolhido, preso, pela Policia Federal, enquadrado na Lava-Jato por corrupção passiva”. Respondi negativamente e alegando pressa consegui me livrar de tal companhia.

Claro que eu vi e ouvi todo o noticiário a propósito do assunto, que muito mexeu com o meu profundo orgulho de ter servido a essa instituição por quase trinta anos, dando o melhor de mim, quer em cidades inóspitas do interior da Paraíba e do Maranhão, à época, mas hoje são localidades já bastante beneficiadas pelo desenvolvimento.

Jamais pude entender como um menor aprendiz, por mais competente que seja, pudesse chegar à presidência do maior banco do país, salvo se houver aqueles empurrões só pra cima de padrinhos fortes, notadamente de partido vinculado ao primeiro mandatário do país, respeitadas as exceções, evidentemente, que são poucas. Noutro dia fui transferir a minha conta de depósitos para outra agência que, por sinal, tinha na gerência um cidadão que foi meu menor aprendiz em uma das filiais em que prestei serviços. Pois bem, pouco falou comigo. Fui atendido por um pomposo funcionário, o qual passou mais de duas horas comigo e não conseguiu realizar a tarefa, alegando erro do sistema. Cheguei a desconfiar que fora orientação do tal gerente para não dar certo. Nada perdi com isso, mas ele também nada ganhou. Há pessoas desavisadas que se julgam mais do que o rei quando passam a galgar postos de comando no citado banco. Quem não seguir na trilha de que o cliente é mais importante estará perdido.

O que me deixa ainda mais triste é que durante a presidência do citado senhor, cuja postura era de homem de respeito, o funcionalismo do BB viu o fundo de pensão da sua PREVI – Caixa de Previdência – ser tragado por verdadeiros ladrões do dinheiro público e do povo. A CASSI – Caixa de Assistência – quase faliu, vendo-se obrigada a aumentar a mensalidade dos funcionários da ativa e aposentados, a fim de minorar a situação difícil em que se encontrava. Também nessa fase foi suspenso o pagamento do BET – Benefício Especial Temporário, que era a participação nos superávits da PREVI, e ainda retornaram com o pagamento das mensalidades descontadas em folha de pagamento. Não entendo como a PREVI recuperada poderá exigir de seus associados pagamentos por prejuízos anteriores. Aliás, até hoje não se sabe por que o presidente da PREVI pediu demissão num dia e, no outro, o da CASSI veio a falecer, mas tudo indica por decepção em administrações desastradas, não que tenham roubado, mas não tinham as rédeas das pertinentes instituições.

Mas é bom ser observado que o presidente do Banco, sozinho, não conseguiria beneficiar a ninguém, porquanto o processo na Casa inicia-se na filial onde o cliente é cadastrado, segue para a Superintendência que, por sua vez, faz a remessa para a Diretoria, em Brasília, que decide se de sua alçada, ou o remete à Vice-Presidência, que também ou decide ou encaminha para a Presidência, que ou defere ou encaminha a proposição ao Conselho de Administração.

Há indicações de que o referido senhor tenha ajudado a levantar a situação financeira da SET Brasil, empresa de construção de sondas para exploração do nosso petróleo, firma que parece deixou muitas dívidas no mercado financeiro.

O mais humilhante de tudo isso é saber que ele pediu propina ao presidente da Odebrecht, apelou por todos os meios para ser presidente da Cia Vale do Rio Doce, segundo a mídia, mais propriamente aos irmãos Batista, da JBS, o que é uma vergonha.

Vale notar que nunca ouvi sequer falar no nome desse funcionário, doutor Bendine, nos quase trinta anos em que me dediquei inteiramente ao querido Banco do Brasil.

Moralidade administrativa não se compra, não se troca, mas vai se aprendendo desde os tempos de educação doméstica.
 
Ansilgus
30/07/2017 - Jacó Filho deixou seu belo comentário... grato:
É realmente uma tristeza compadre Ansilgus! Venho escrevendo sobre o furto dos fundos de previdência já tem quase dez anos, e espanta-me que só agora a PF está começando investigar... Se Eu que nada tenho a ver com isso, a não ser ter um pouco de curiosidade sabia, como a justiça não soube? E Esse senhor nos horroriza ainda mais roubando a Petrobrás em plena LAVA JATO. É um cinismo sem medida... Parabéns! E que Deus nos abençoe e nos ilumine... Sempre...
 
28/07/2017 - Magda crovador assim se expressou... muito grato:
Querido amigo, um artigo esclarecedor. A gente que é cliente do Banco do Brasil não sabe o que se passa nos seus bastidores. Quanto ao Sr. Bendine, tempos atrás soube pela mídia que fez empréstimo a uma pessoa que teria comprado um carro caríssimo, ao invés de investir naquilo que se propunha. Nessa época ele ainda estava no BB. Todos são anjos. De lá pra cá foi citado, na delação dos executivos e do príncipe da Odebrecht: o Marcelo Odebrecht. É ridículo ele ter aparecido na mídia com toda pompa, discursando sobre o dinheiro que entrou e foi direcionado à Petrobrás, pois foi devolvido se não me engano pelo Pedro Barusco. Só sei que foi um dinheiro confiscado e estavam comemorando a façanha. Concordo com o poeta Miguel Toledo, a Lava-Jato já estava em pleno andamento e ele foi designado como Presidente da Petrobrás para combater à corrupção. É colocar a raposa pra tomar conta do galinheiro. Sinto muito pelos anos de trabalho que você se dedicou honestamente ao Banco do Brasil. Agora, só nos resta esperar pra ver. Quem roubou tem de devolver, seja pouco ou muito, mas o bolso dói. Parabéns pelo artigo. Muita saúde e muita LUZ.
ansilgus
Enviado por ansilgus em 27/07/2017
Reeditado em 13/04/2018
Código do texto: T6066642
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.