EDUCAÇÃO POPULAR EM VIVÊNCIA COM SAÚDE, AMBIENTE E MORADIA

O Espaço Sociocultural Comunidade em Movimento (Comov), na Granja Lisboa, em Fortaleza, promove grandes encontros com cidadãos e cidadãs usuários do SUS, com a temática da saúde, ambiente e moradia. A parceria da Estratégia Cirandas da Vida e o movimento popular vem gerando este processo educativo permanente com famílias que precisam de moradia digna e constam no Cadastro Único do Governo Federal.

Para acolher os participantes, noite destas, com a viola afinada e o "cantigueiro" assim cantou cantou e levou o povo a cantar:

Era uma casa muito engraçada / Não teto não tinha nada...

Todos cantaram juntos e o cantigueiro passou e refletir sobre a mensagem que a música sugere. - Numa casa, numa família, não pode faltar a graça - alegria, gratidão, gratuidade...

Em seguida, Elias motivou os presentes a destacarem um sentimento que os moveram a vir para o encontro:

- Esperança, confiança, crença que vamos conquistar, fé na luta com a força de Deus... E muitas outros sentimentos foram compartilhados.

O facilitador motivou também para que os participantes compartilhassem suas histórias de luta e superação. Foi um momento forte de partilha das histórias de vida.