Como devo me comportar no primeiro dia de trabalho?

Dando sequencia ao artigo de "Como se comportar numa entrevista de emprego"

Espero que gostem! =)

Como devo me comportar no primeiro dia de trabalho?

Primeiro dia de trabalho é sempre uma incógnita e mesmo sabendo a área que você vai atuar, sempre há surpresa durante o expediente.

Começando bem o novo emprego:

Importante você ter tido uma excelente noite de sono e que esteja preparado para qualquer novidade. Assim como na entrevista, continue com roupas apropriadas para a sua função e não abuse de perfumes, maquiagens e decotes (no caso das mulheres).

Você será bem recebido pela empresa e dependendo do tamanho do empreendimento, precisará fazer cadastro ou chamar algum contato para te liberar na catraca, mas isso varia de empresa para empresa e isso é o de menos né? Importante se atentar nas instruções e não errar andares e salas.

Nem preciso falar que você não pode se atrasar correto? Saia de casa mais cedo e chegue no horário ou com dez minutos de antecedência.

Chegando no seu departamento:

Lembre-se que você está em um ambiente profissional e precisa se adequar a postura exigida pela empresa, mas isso não impede que você seja simpático e abra um sorriso ao cumprimentar os seus novos colegas de trabalho. (Não seja forçado, seja apenas simpático).

Assim que você chegar na sala ou no andar que a sua equipe está, será bem recebido e apresentado pelo seu líder (alguns chamam de chefe, patrão, mas isso é assunto para outro artigo que postarei em breve).

Preste bastante atenção nas orientações e sente-se na mesa indicada. Normalmente, você vai sentar na mesa de algum colega para aprender o trabalho que você deverá realizar nas próximas semanas. Algumas empresas fornecem treinamentos em auditórios e você vai direto para esta parte da empresa, sem passar pela sala que realmente vai trabalhar nos próximos dias.

Treinamento com colega:

Se a empresa não fornecer treinamentos em auditórios ou salas de reuniões, provável que você se sente junto a um colega que o capacitará para executar as atividades.

Muito comum nesta hora você ficar um pouco receoso em fazer perguntas, mas é de extrema importância questionar e tirar todas as suas dúvidas enquanto está aprendendo todo o processo.

Dicas:

Você vai chegar com uma energia nova, com vontade de trabalhar, mas nem sempre as pessoas ainda estão com essa energia. É normal aprender o trabalho com uma pessoa que não está tão motivada e fala algumas coisas negativas da empresa. NÃO DESANIME!

- Não deixe a energia negativa de funcionários mais velhos te dominar

- Se os seus colegas fizerem comentários negativos da empresa, apenas ouça e não fique preocupado

- Cuidado em aprender vícios de antigos funcionários

- Tente aprender com mais de uma pessoa

- Tire todas as suas dúvidas

- Escreva passo a passo de cada procedimento em alguma folha que você possa levar para a casa e estudar

- Não deixe avançar o conteúdo se você ainda não entendeu alguma parte do que a pessoa está te explicando

- É normal ficar ocioso no primeiro dia, mas não fique de papo furado, aproveite para rever o que foi ensinado e se possível peça a permissão do seu líder para sentar com outro colega, para absorver ainda mais o conteúdo.

- Não tenha medo de enfrentar os sistemas

- Não faça nada que você tenha dúvida, sempre confirme se você está fazendo a atividade correta.

Treinamento em auditório

Quando a empresa contrata um grupo para realizar a mesma função (acontece bastante nas empresas de call center e vendas), é disponibilizado uma sala para que possa ser feito um treinamento coletivo.

Atente-se a todos os procedimentos, tire suas dúvidas e não tenha medo de perguntar. A sua pergunta pode ser também a dúvida de um colega que está com vergonha de questionar sobre o assunto.

Importante você se adequar aos horários do treinamento e evite saídas para o uso do banheiro, celular, entre outros.

Dicas:

- Sempre leve uma caneta

- A sua memória é excelente, mas pode falhar e você não pode esquecer nenhum procedimento, então anote tudo que for falado.

- Tire dúvidas durante a apresentação, mas respeite a hora certa de perguntas.

- Não atropele a pessoa que está ministrando o treinamento, espere o final do assunto para questionar alguma situação, peça exemplos para que tudo fique realmente claro.

- Evite conversas paralelas

- Faça as atividades com calma e com bastante atenção.

Normalmente esses treinamentos são dinâmicos, mas tem hora que o excesso de conteúdo pode te deixar exausto, tente ainda assim focar e dar o seu máximo para o aprendizado.

Momentos de pausa:

Nas duas ocasiões vão ocorrer pausas, o tempo será determinado pelo responsável do treinamento (coletivo), ou pelo colega que está te ensinando individualmente.

Aproveite esse tempo livre para ir ao banheiro, beber água e se possível enganar a fome com algum biscoito ou barra de cereal. Importante você estar sempre focado no conteúdo, e quando o ser humano está com fome, segundo estudo, não consegue focar totalmente na atividade.

Horário do almoço:

Dependendo da empresa você poderá levar marmita e comer no refeitório. Outras empresas costumam ter lanchonetes ou máquinas com vários produtos para a sua alimentação.

Dicas:

- Faça uma boa alimentação e de forma leve para que não atrapalhe o seu desempenho no segundo período de aprendizado.

- Aproveite para socializar e conhecer novas pessoas

- Tire dúvidas referente ao cargo e empresa (em geral)

- Tente não focar no que você estava aprendendo, nesta hora você precisa descansar e leve isso ao pé da letra.

- Faça sua higiene bocal, lave o rosto e volte para o seu posto respeitando o horário.

Segundo período:

Agora chegou a hora de testar os conhecimentos, então peça para participar ainda mais das atividades. Procure fazer passo a passo com tranquilidade e se tiver dúvidas, não hesite! Questione.

Dicas:

- Tente ser uma pessoa agradável

- Não atrapalhe a pessoa que está te ensinando

- Não ocupe o espaço da pessoa, respeite e tenha a consciência que a mesa é dela (quando o treinamento for individual)

- Não coma na sala de treinamento

- Desligue o celular e não mexa nele enquanto estiver aprendendo.

Finalizando:

Não se desespere para ir embora, espere que a pessoa te libere e aproveite o ambiente mais calmo para acabar com aquelas dúvidas que estão te incomodando.

Esse processo de treinamento pode durar até um mês, então siga essas dicas, estude em casa todo o material que você ganhar da empresa e todas as anotações que fizer.

Mostre-se focado e motivado, chegue sempre cedo e faça o diferencial para as pessoas observarem o seu comprometimento com a empresa.

Em breve postarei um novo artigo como você deve se comportar no dia-a-dia dentro da empresa e algumas dicas para você se destacar de forma positiva para o seu líder! Fiquem ligados!

Curta a nossa página no facebook (@participandocomeles) e siga o nosso blog - www.participandocomeles.wordpress.com

(O blog está cheio de conteúdo!)

Um abraço e até logo,

Caio R Ricci
Enviado por Caio R Ricci em 10/09/2016
Código do texto: T5756894
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.