INVEJA
INVEJA & INVEJOSO
A inveja e o ciúme são sentimentos complexos, estreitamente relacionados, que se acham presentes nas relações humanas.
A inveja se origina e se manifesta pela percepção, no outro, de algo que se deseja. Trata-se, com efeito, de um sentimento muito complexo e ambivalente, no qual se mesclam emoções de natureza contraditória, como por exemplo: o desejo de possuir o que o outro possui; a admiração pelo que o outro conseguiu; a dor ou o sofrimento por não conseguir o mesmo que o outro etc. A inveja é tão vil e vergonhosa que ninguém se atreve a confessá-la. A inveja é maligna, perversa e não respeita nada. Laços de sangue, parentesco, amor, fidelidade. Nada que é humano pode deter o invejoso e seus pensamentos.
Um amplo exemplo disto é a vida de José e seus irmãos. José era o penúltimo dos filhos de Jacó, e por conta disto, o seu predileto. Por inveja, numa atitude torpe e vil, os invejosos irmãos, planejaram e venderam José como escravo e, disseram ao pai que não lhe foi possível escapar das garras da fera que o havia atacado. - A inveja é criativa, assim como a mentira.
Quantas famílias são destroçadas e atingidas pela inveja entre os seus? - Irmãs que tem inveja uma das outras por causa dos filhos venturosos que uma tem e a outra não; porque uma tem um marido triunfante e amoroso e a outra não é tão amada nem protegida; irmãos que odeiam outros irmãos por causa do sucesso e da credibilidade diferenciada.
Histórias como esta se repetem e acontecem diariamente em todos os lugares, portanto estão longe de serem novidades. Os invejosos estão por toda os lugares.
Os invejosos são uns infelizes que sofrem por causa da felicidade alheia. Tem ódio à superioridade, engendra o despeito, e o despeito produz a mentira. São dignos de lástimas !!.