Ciência X Religião

Ao longo da história o homem vem tentando entender e explicar sua natureza com pesquisas e ideologias, mitos e fatos, ciência e religião. Trata-se de duas faces muito importantes para preencher o vazio em cada um de nós, seres formados por razão e emoção. Mas muitas vezes nós mesmos acabamos por recusar a ideia de sermos preenchidos por uma dessas polaridades em específico, dividindo-nos entre cientistas e religiosos.

A palavra Religião vem de um termo em latim que significa "Religar", ou seja, conectar todos os seres humanos à divindade existente, buscando sempre alcançar a verdade de todas as coisas. O motivo da existência da religião vem justamente dessa necessidade dos homens de buscarem a verdade para entender e viver melhor no ambiente em que existe; Como exemplo, podemos voltar milênios atrás, o início da humanidade, quando o homem dependia de suas crenças para sobreviver, sendo elas metáforas elaboradas de maneira filosófica e ao mesmo tempo bem simples para explicar fenômenos naturais. Era estabelecido então relações entre natureza e divino, sendo as deidades a ponte entre esses. Deuses representavam a vida, a morte, as emoções, o tempo, as estações do ano, as migrações de animais, o tempo de plantio e colheita, etc. Religião bastava para a sobrevivência e convivência, os deuses permitiam o homem desenvolver sua visão sobre a natureza e tudo o que existe.

Com o decorrer dos anos os homens evoluíram e junto com eles suas curiosidades, estes passaram a questionar coisas mais complexas relacionadas ao aprofundamento no tempo, quantidade e os porquês da física, seguindo o mesmo objetivo do pensamento religioso que é buscar e entender a verdade. Mesmo que aquele antigo "paganismo" pudesse representar com perfeição os fenômenos naturais e permitir a sobrevivência da raça humana em seus contextos históricos e sociais, nós sempre buscamos por mais, e nos aprofundamos, analisando mais de perto todos aqueles frutos místicos da religião (entre eles a própria matemática, química, biologia; todos relacionados à práticas antigas como arquitetura, alquimia, mitos celtas, etc.) e transformando-os em sistemas exatos. Isso explica a definição etimológica da palavra "ciência", traduzido do latim como conhecimento e prática, sistemas.

Sabendo-se isso, fica mais fácil analisar essa aparentemente complexa relação que a ciência tem tido com a religião ao longo da história; Por vezes, doutrinas religiosas acabam influenciando no desenvolvimento científico enquanto a ciência tem surtido efeito sobre a crença e a fé do homem religioso. A visão do homem sobre os mitos e os deuses modelam sua visão sobre a natureza e vice-versa. Pense nisso tudo, metaforicamente, como etapas para alcançar a verdade essencial existente: A natureza exige questionamentos, o homem filósofo questiona, a religião responde e a ciência explica. Então analisemos também que historicamente a religião e a ciência são complementos um do outro, e não rivais entre si.

Um interessante ponto de vista descrito pelo biólogo e paleontólogo Stephen Jay Gould é que "a ciência e a religião lidam com aspectos fundamentalmente distintos da experiência humana, e desta forma, quando cada uma delas permanece em seu próprio domínio, elas coexistem de maneira pacífica". Portanto é dever de cada um de nós aceitarmos nosso conhecimento, estudarmos nossa própria história e buscar entender o que causou e porque temos tantos conflitos com nossas próprias necessidades, e por fim preencher no lugar dos preconceitos a certeza sobre o fato de sermos todos um pouco dependentes de tudo o que existe em nós, nossos conceitos e concepções, nossa maneira de enxergar o mundo e principalmente nossa forte relação com os mitos religiosos e os fatos da ciência sistemática.

Desta forma fica explícito o forte vínculo, relação e complemento entre ciência e religião, e que apesar de tanta polêmica quase desnecessária entre essas duas faces do conhecimento que acompanham a humanidade desde seus primórdios, ambos buscam de mãos dadas essencialmente pelo mesmo objetivo: Descobrir e entender a verdade sobre todas as coisas.

Lucas Häkkan
Enviado por Lucas Häkkan em 13/04/2015
Reeditado em 16/01/2016
Código do texto: T5205516
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.