PREFEITO, PADRE, POETA E VIOLEIRO

O prefeito de Itaguari, Agnaldo Divino Gonzaga (PDT), é um homem de muitos talentos e vocações. A política é a mais recente delas. Pelo menos a política partidária. Até 2012 nunca havia concorrido a nenhum cargo eletivo.

Padre, pertence à Diocese de Goiás desde 2006. Foi pároco de diversas cidades como Heitoraí, Sanclerlândia e Itaguari, onde seu trabalho deixou marcas tão profundas que em 2011 um grupo de lideranças políticas o convocou, em Heitoraí, para voltar, mas desta vez na condição de candidato a prefeito.

Eleito com 42% dos votos numa disputa contra dois concorrentes, Padre Agnaldo assumiu o desafio de ser prefeito de Itaguari e contribuir para amenizar os problemas do município, especialmente nas áreas da saúde, moradia e infraestrutura urbana.

“Fizemos uma campanha com base na ética e no amor. Não gastamos dinheiro, não compramos ninguém e nem negociamos secretarias”, garante o prefeito.

Sacerdócio

As atividades sacerdotais estão oficialmente interrompidas até o final do mandato, por decisão da Diocese. “Mas conduzo celebrações em velórios que sou convidado e oro com as famílias”, conta Padre Agnaldo.

“Sempre que posso participo de encontros e retiros com outros padres, de eventos da Igreja”, relata. “E vou à missa quase todos os domingos. Só não vou mais porque também vou às igrejas evangélicas orar com os pastores e com os irmãos evangélicos, que também é meu povo”.

Poesia e viola caipira

Além da política e do sacerdócio, Padre Agnaldo tem outras duas vocações e dons: é poeta e violeiro. “Antes de tudo, sou poeta. Desde criança eu já fazia versos”, afirma.

Autor de 11 livros publicados, Padre Agnaldo em breve lançará o que garante ser “o maior poema de cordel do mundo”, com 2.300 estrofes de 7 versos sobre a romaria de Trindade, da qual participa todos os anos.

Todo dia após o almoço, o prefeito também desfruta de outro prazer. “Enquanto faço o ‘quilo’ toco minha viola caipira. Todo dia. Se faltar um ou dois dias os vizinhos percebem que a gente está bambeando, não pode”, brinca.

Já são três CDs lançados com suas canções. O primeiro deles foi em parceria com a dupla de humoristas Nilton Pinto e Tom Carvalho. Padre Agnaldo adianta que ainda em 2014 será lançado o quarto álbum.

Trajetória

Nascido em Anicuns em 1968, Agnaldo foi criado em Americano do Brasil, onde trabalhou como ajudante em oficina de bicicleta, vendedor de doces e picolés, engraxate, servente de pedreiro, cortador de cana e outras lides rurais.

Mudou-se para Goiânia, onde fez curso de torneiro mecânico no Senai e de soldador. Em 1988 foi para o seminário, estudando em São Luís de Montes Belos, Goiânia e São Paulo. É um homem de muitos estudos. Cursou Filosofia, Teologia, fez especialização em docência superior, mestrado em Ciências da Religião e é doutorando em História pela UFG.

“Eu não suportaria viver se não conseguisse conciliar todos os dons que Deus me deu. Sinto-me no dever humano de exercer todas essas atividades, sem uma atropelar a outra, fazendo de cada uma uma partilha para o bem”, finaliza.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 26/07/2014
Código do texto: T4897650
Classificação de conteúdo: seguro