CHICO XAVIER E MAIAKOVSKI
Ao ler a notícia “Corte no pagamento das pensões atinge mais quem ganha até R$ 760,00”, pensei em dois textos, após vencidas a indignação e a revolta inicial.
“A omissão de quem pode e não auxilia o povo é comparável a um crime que se pratica contra a comunidade inteira. Tenho visto muitos espíritos dos que foram homens públicos na Terra em lastimável situação na vida Espiritual...” :Chico Xavier.
“Na primeira noite, eles se aproximam e colhem uma flor de nosso jardim. E não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem, pisam as flores, matam nosso cão. E não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles, entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada.”: Maiakovski.
Já não bastasse vermos magistrados com altos rendimentos sendo “punidos” com polpudas aposentadorias que lhes permitirão, caso queiram, passar os tristes fins de seus dias , quiçá em Paris, continuando a viver às custas do sofrido pagamento de impostos sem fim que nos oprimi a cada dia.
Já não bastasse a perda dos aposentados que , depois de cinco, seis anos, já não recebem o valor equivalente , em salários mínimos, ao que recebiam no início da aposentadoria.
Já não bastassem políticos que recebem rendimentos integrais, tendo trabalhado, muitos deles, menos de dez anos.
Já não bastassem filhos(as) de algumas elites que continuam recebendo aposentadorias de seus pais após a morte destes : um absurdo que privilegia minorias.
Já não bastasse termos que sobreviver pagando imposto de renda sobre o que nunca foi renda, mas, sim, salário: salário suado, conquistado após décadas de , no mínimo, oito horas de trabalho diário.
Já não bastasse pagarmos impostos de suiços e termos educação, saúde, moradia e segurança de africanos, temos, agora, que resistir ao fantasma da ameaça feita pelo Ministro da Previdência : decreto legal de morte à míngua das viúvas que terão que sobreviver com um mísero salário mínimo, tendo seus companheiros falecidos efetuado, por anos e anos a fio, o pagamento ,às vezes de dez ou mais salários.
Para essas infelizes, não diminuirão as doenças e preços dos remédios, não será menor o aluguel, não será abatido nenhum porcentual do plano de saúde: não deixa de ser uma forma de diminuir a quantidade de idosos e de aposentados.
Enquanto isso, uma elite de viúvas, com direito adquirido, continuará a receber o mesmo salário que recebia na ativa.
Espero que a sociedade organizada ouça Maiakovski, entenda a mensagem, e não aceite esse tipo de injustiça. Espero que Chico Xavier tenha razão: que estejam todos esses insensíveis e maus políticos com seus lugares garantidos no Inferno.
ANTÔNIO CARLOS TÓRTORO