Projeto Concurso de Produção Literária
1. INTRODUÇÃO
Nosso município possui inúmeras riquezas naturais e culturais. Nossas terras são ricas em minerais, as matas são exuberantes, temos água em abundância, o clima e o solo são propícios para a agricultura – fatores que estimularam a vinda de colonizadores e migrantes. Desde sua fundação, nossa terra foi agraciada com uma imensidão de pessoas talentosas que se inspiraram nessa região abençoada e deixaram como fruto de sua sensibilidade belíssimas obras artísticas em diferentes áreas, música, literatura, pintura, desenho, escultura, grafite etc.
Mesmo com tantas riquezas e talentos, existe uma queixa constante pela maioria da classe artística e por outros setores de nossa sociedade sobre a falta de oportunidades por parte do poder público no que se refere aos incentivos para o desenvolvimento da produção cultural de nosso município e região. É fato que muitos artistas que se tornaram consagrados e reconhecidos nos últimos anos conquistaram isso quase sempre sem nenhuma ajuda de nossos governantes.
Na tentativa de mudar esse cenário de falta de apoio à cultura local, propomos que a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realize o “Projeto Concurso de Produção Literária” com objetivo difundir obras inéditas, em língua portuguesa, de autores naturais e/ou domiciliados em nosso município.
O “Concurso de Produção Literária” visa publicar anualmente, com recursos da SEMED, até 10 (dez) obras literárias, distribuídas em seis (06) gêneros literários: a) literatura infantil ou infantojuvenil; b) literatura religiosa; c) contos ou crônicas; d) romance ou dramaturgia; e) poesia; f) ensaios.
Destacamos que essa proposta se espelha em inúmeras outros concursos realizados por Prefeituras, governos estaduais e empresas privadas em diversas partes do Brasil, e se trata de um concurso de caráter cultural, sem finalidade político-partidária, com fins estritamente ligados à promoção da arte da literatura entre todos os moradores de nosso município e região.
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
- Promover o “Concurso de Produção Literária” como uma política pública municipal para divulgar, incentivar e promover projetos literários e premiar novos talentos.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Valorizar o desenvolvimento da cultura local por meio da leitura, escrita e da produção literária;
- Incentivar a produção dos escritores, pesquisadores, poetas e poetisas existentes no município, dando oportunidade de serem vistos e reconhecidos por seus talentos;
- Promover o intercâmbio entre artistas e a renovação dos movimentos culturais de nosso município e região;
- Proporcionar o descobrimento de novos talentos na arte literária de nosso município;
- Tornar tradicional a execução deste “Concurso de Produção Literária”, como parte do calendário artístico-cultural local, tornando nosso município mais conhecido em âmbito regional e estadual.
3. PARCEIROS
O “Projeto Concurso de Produção Literária” será executado anualmente pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e contará com a parceria de diversas instituições.
- Secretaria Municipal de Cultura;
- Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM);
- Conselho Municipal de Cultura e Arte;
- Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEDUC);
- Fundação Cultural do Estado;
- Serviço Social da Cultura (SESC);
- Associação Municipal de Artistas e Escritores;
- Universidades Federais, Estaduais e Particulares;
- Igrejas Católicas e Evangélicas;
- Rádios e Programas de Televisão Locais;
- ONG’s estabelecidas no município.
No próximo capítulo serão apresentadas as ações propostas pelo presente Projeto, quando serão detalhados quando e onde cada um dos citados parceiros estará atuando e colaborando.
4. METODOLOGIA
O “Concurso de Produção Literária” tem como foco a ampla participação popular como forma de reconhecimento e valorização das artes literárias em nossa cidade e região.
O “Concurso de Produção Literária” se efetiva como uma política pública de valorização da cultura local, aonde crianças, jovens, estudantes, escritores, pesquisadores, jornalistas, poetas, poetisas e demais pessoas de nossa cidade e região possam mostrar seus talentos.
Esse Projeto será organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que lançará o “Concurso de Produção Literária”, através da publicação de Edital contendo informações sobre a data de abertura e encerramento das inscrições, regras de participação, entre outras coisas.
Destaca-se que esse Concurso será executado anualmente, tendo seus recursos financeiros contemplados no planejamento orçamentário da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
Logo a seguir serão apresentadas com detalhes as informações e regras norteadoras do “Concurso de Produção Literária”, que deverão constar no Edital, a ser publicado pela Secretaria Municipal de Educação.
A - ADMINISTRAÇÃO DO CONCURSO:
Para a administração do “Concurso de Produção Literária” serão constituídas duas comissões: (I) Comissão Organizadora; e (II) Comissão Julgadora.
A Comissão Organizadora será composta por servidores da Secretaria Municipal de Educação. Compete à Comissão Organizadora promover a publicidade do Concurso, convidar a Comissão Julgadora para proceder à seleção dos inscritos, realizar o julgamento dos trabalhos concorrentes e resolver os casos omissos do Regulamento do Concurso.
Como estímulo a participação de todos os munícipes nessa grande comemoração, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Comissão Organizadora, ficará responsável pela ampla divulgação que ocorrerá no site da Prefeitura, nas escolas, igrejas, rádios, jornais escritos e demais veículos de comunicação.
A Comissão Julgadora será composta por dois (02) servidores da Secretaria Municipal de Educação, e de cinco (05) membros, dentre os jornalistas, artistas ou pessoas de alto saber artístico ligadas ao meio cultural. Compete à Comissão Julgadora proceder ao julgamento das obras literárias inscritas.
B - INSCRIÇÕES E DIVULGAÇÃO DO CONCURSO
O “Concurso de Produção Literária” visa publicar, com recursos da SEMED, até 10 (dez) obras literárias, distribuídas em seis (06) gêneros literários:
a) literatura infantil ou infanto-juvenil;
b) literatura religiosa;
c) contos ou crônicas;
d) romance ou dramaturgia;
e) poesia;
f) ensaios.
Os livros selecionados serão contemplados com a publicação, conforme especificações contidas no item D (FORMATAÇÃO E PUBLICAÇÃO DOS LIVROS).
O Concurso de publicações de obras artístico-literárias da SEMED é aberto a todos os literatos e pesquisadores da área de cultura e arte, naturais e/ou domiciliados.
As inscrições serão realizadas na Diretoria de Ensino da SEMED no período de 01 de junho a 01 de agosto de 2014, sendo o prazo limite até às 18:00h (dezoito horas) do último dia.
Não serão aceitas inscrições Via Correios.
Cada candidato só poderá inscrever um único trabalho, independentemente do gênero literário, e que deverá ser inédito.
No ato da inscrição, o candidato deverá entregar cópia do comprovante de residência, e apresentar o trabalho da seguinte forma:
a) formatação: uma cópia encadernada em espiral, páginas tamanho A5, margens superior e inferior: 2,0 cm, esquerda: 2,5 cm e direita: 2,0 cm, fonte: Calibri, tamanho 12, entrelinhas: 1, com todas as páginas numeradas, com título, pseudônimo (não deve aparecer o nome verdadeiro do autor para facilitar a isenção por parte dos avaliadores), sem apresentação, prefácio e orelhas;
b) número de páginas: mínimo 80 (oitenta) e máximo 120 (cento e vinte);
c) uma cópia gravada em CD-ROM.
A cópia impressa e em CD-ROM deverão ser encaminhadas em um envelope em tamanho grande, identificado, no seu exterior, somente com o título do trabalho e o pseudônimo do autor.
Além das cópias do trabalho, o envelope em tamanho grande deverá conter um envelope em tamanho pequeno lacrado, contendo FOLHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ESCRITOR (Anexo 1) com nome, endereço, e-mail, pseudônimo e título do trabalho.
C - SELEÇÃO E RESULTADO DO CONCURSO
Os trabalhos serão submetidos à Comissão Julgadora composta por dois (02) servidores da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e de cinco (05) membros, dentre os jornalistas, artistas ou pessoas de alto saber artístico ligadas ao meio cultural. Os nomes dos profissionais da Comissão Julgadora serão mantidos sob sigilo, buscando assim contribuir para a idoneidade do Concurso.
Para a avaliação das obras inscritas, os membros das Comissões Julgadoras preencherão a FICHA DE AVALIAÇÃO (Anexo 2), com comentários e sugestões sobre cada obra inscrita.
O resultado do Concurso será divulgado na imprensa local e comunicado aos autores pela SEMED através do e-mail informado na FOLHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ESCRITOR (Anexo 1).
A Comissão terá total autonomia na apreciação dos trabalhos. Poderão ser apresentados recursos no prazo de 10 (dez) dias após a publicação dos resultados pela SEMED, caso haja comprovação do descumprimento de quaisquer das cláusulas do Concurso.
A Comissão Julgadora poderá desclassificar, em qualquer um dos gêneros literários, caso entenda que os trabalhos inscritos não tenham uma qualidade literária que justifique a publicação.
D - FORMATAÇÃO E PUBLICAÇÃO DOS LIVROS
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) é o órgão responsável pelos encaminhamentos práticos destinados à arte-finalização e impressão das obras selecionadas.
Para a publicação dos livros selecionados serão observadas as seguintes normas:
a) o formato dos livros obedecerá ao padrão estabelecido: impressão em preto em papel branco, capa plastificada ou com laminação fosca;
b) na capa, na folha de rosto e na contracapa do livro deverá constar a Logomarca da SEMED e/ou Brasão Municipal;
c) no material de divulgação deverão constar as logomarcas da SEMED, o Brasão Municipal ou de outra instituição parceira, se houver.
d) cada obra terá uma tiragem de 500 exemplares.
e) eventuais ilustrações em preto, até o limite de 10% (dez por cento) do número de páginas do texto final, poderão ser inseridas no livro, ficando os custos de criação, arte-finalização e direitos autorais do ilustrador por conta exclusiva do autor do livro.
E - DIREITOS E OBRIGAÇÕES
Aos Autores são assegurados:
a) participar em 20% (vinte por cento) da tiragem da obra;
b) presença no lançamento oficial da obra, promovido pela SEMED;
c) ser detentores dos direitos autorais das obras que forem premiadas.
Os Autores obrigam-se a:
a) acompanhar e aprovar a produção gráfica do trabalho;
b) fazer referência expressa dos créditos ao Governo Municipal e a SEMED quando da divulgação do material e nas entrevistas à imprensa;
c) participar no lançamento da obra promovido pela SEMED;
d) complementar, caso seja necessário, com recursos próprios ou oriundos de patrocínio, as despesas que extrapolem o padrão gráfico das Edições SEMED.
À Secretaria Municipal de Educação (SEMED) são assegurados os seguintes direitos:
a) ter seus créditos assegurados na publicação e divulgação das obras;
b) dispor da quota de 80% (oitenta por cento) da tiragem da 1ª edição da obra para distribuição nas escolas municipais e em eventos realizados pela SEMED.
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) obriga-se a:
a) promover a divulgação do “Concurso de Produção Literária” nos veículos de comunicação locais;
b) receber, catalogar e encaminhar os textos inscritos à Comissão Julgadora para seleção;
c) fazer publicar as obras selecionadas pela Comissão Julgadora;
d) promover o lançamento oficial das obras;
e) assegurar a distribuição das obras para o sistema municipal de ensino, para as bibliotecas do município e para intuições de ensino técnico e superior do município.
F - DISPOSIÇÕES FINAIS
O ato de inscrição gera a presunção absoluta de que o candidato conhece e que adere às normas do “Concurso de Produção Literária”.
As cópias das obras não selecionadas que não forem retiradas pelos autores num prazo de 30 (trinta) dias, após a publicação do resultado, serão picotadas e destinadas à reciclagem.
Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora e Comissão Julgadora.
5. RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se que o “Concurso de Produção Literária" envolva todos os seguimentos da comunidade local, com a participação de escritores, poetas, poetisas, pesquisadores, promotores culturais, estudantes e moradores de todos os bairros da cidade, sem distinção de idade, gênero, credo, raça e nível econômico.
Acreditamos que a participação da classe artística em todos os seus níveis e segmentos num Projeto como esse pode servir como meio de estimulo a promoção da cultura local, além de estimular a aprendizagem prazerosa, para o desenvolvimento da consciência cidadã e para a promoção da arte literária em nossa comunidade e região.
Espera-se que esse Projeto funcione como um celeiro de oportunidades, permitindo que novos talentos surjam para abrilhantar nossa comunidade.
6. AVALIAÇÃO
A avaliação do “Projeto Concurso de Produção Literária” ocorrerá em todas as suas fases, desde seu início com os contatos e sensibilização dos parceiros, até a execução propriamente dita.
Na fase de implantação será verificada a aceitação do Projeto pelo público. Quanto às demais metas, serão observadas de forma contínua e após a execução, verificando-se assim o cumprimento dos objetivos propostos.
Após o evento, a equipe organizadora fará um “Relatório de Avaliação” dos resultados, quando serão apontadas as metas alcançadas, especialmente no que se refere ao número de inscrições, os gastos financeiros, e o grau de aceitação da opinião pública.
Esse trabalho de avaliação será importante para se ter uma opinião clara e tecnicamente embasada dos resultados obtidos durante as ações, o que certamente possibilitará um melhor desempenho na realização de outros trabalhos e eventos posteriormente.
7. ANEXOS
7.1 ANEXO I – FOLHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ESCRITOR
“CONCURSO DE PRODUÇÃO LITERÁRIA”
Título da Obra: ________________________
Gênero Literário: _______________________
Nome do Escritor: _______________________
Pseudônimo: ___________________________
Data de Nascimento: _____/____/_____
RG:___________-______ CPF: _______________________
Endereço: ________________________________________
Número: _________ Complemento: ___________
Bairro: ______________ CEP: _______________
Cidade: _______________ Estado: ___________
E-mail: _________________________________
Telefone: (___) ____-_____ Celular: (___) _______-_______
Profissão: ___________________________
DECLARO ESTAR CIENTE E DE ACORDO COM AS NORMAS E CONDIÇÕES DO REGULAMENTO OFICIAL.
Local:______________________ Data:_____/_____/ 2014
_____________________________
Assinatura
7.2 ANEXO II – FICHA DE AVALIAÇÃO DA COMISSÃO JULGADORA
“CONCURSO DE PRODUÇÃO LITERÁRIA”
Título da Obra: ________________________________________________
Pseudônimo: _________________________________________________
Gênero literário: _________________________________________________
Comentários/sugestões: __________________________________________________
__________________________________________________
__________________________________________________
__________________________________________________
8. BIBLIOGRAFIA
SALERA JÚNIOR, G. 2010. Projeto Concurso de Miss. Ilha de Marajó (PA). 16p. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2232813
SALERA JÚNIOR, G. 2010. Projeto Fotografando Nossa Cidade. Ilha de Marajó (PA). 12p. Disponível em: http://recantodasletras.com.br/e-livros/2186443
SALERA JÚNIOR, G. 2010. Projeto Pintando a Natureza. Ilha de Marajó (PA). 15p. Disponível em: http://recantodasletras.com.br/e-livros/2212803
SALERA JÚNIOR, G. 2011. Projeto Cooperar: um exemplo de responsabilidade socioambiental. Ilha de Marajó (PA). Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/3230820
SALERA JÚNIOR, G. 2011. Projeto Festival de Música Gospel. Ilha de Marajó (PA). Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2718947
WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2014. Gênero Literário. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%AAneros_liter%C3%A1rios
WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2014. Literatura. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura
9. AGRADECIMENTOS
Sou profundamente grato a todos os amigos e colegas que apoiaram a formatação desse “Projeto Concurso de Produção Literária”.
Esse Projeto se inspira no trabalho de diversos ativistas culturais, como por exemplo: do escritor e produtor cultural Eliosmar Veloso e do jornalista e poeta Zacarias Martins, de Gurupi – Estado do Tocantins.
Aproveito esse momento para dedicar esse Projeto a alguns escritores, poetas e poetisas brevenses, entre os quais: Dione Leão, Dama Negra, Waldemar Dias, João Marcelino, Vicente de Paula, Paulo Carvalho, Cleide Galvão, Denison Farias e Jetro Fagundes.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Ilha de Marajó - PA, Março de 2014.
Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187
Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior