ANIMAIS EM DESTAQUE
ANIMAIS EM DESTAQUE
“O sofrimento, nos animais, é um trabalho de evolução para o princípio de vida que existe neles; adquirirem por esse modo os primeiros rudimentos de consciência”. (Leon Dennis).
Será que os animais considerados pela ciência como irracionais, têm alma? Existe possibilidade de alguma espécie animal superar o ser humano e conseguir dominar o orbe planetário? A evolução dos animais acontece nas mesmas proporções que a dos homens? São indagações feitas com certa constância por pessoas céticas e que não procuram estudar mais amiúde a espiritualidade. Cairbar Schutel fala que a escala animal num dos reinos da natureza não pode deixar de obedecer às irrevogáveis Leis de Deus, que acontecem em toda criação, desde o grão de areia levado pelos ventos dos grandes desertos ao mais belo e fulgurante sol que se agita e caminha com tremenda velocidade nos desertos espaciais, a procura das grandes constelações. Existem animais que estão num patamar mais alto do que outros, mas como o homem já está num estado mais evoluído, o animal necessitaria de milhares de reencarnações, e os mais primários teriam que adentrar a fase dos mamíferos e estagiar nas mais diversas espécies para um dia adentrar a nossa fase. A evolução é proporcional a cada ser.
Exemplos de animais em patamar relativamente elevado: Os macacos, os elefantes, os bovinos, eqüinos, caninos. Os peixes estão numa faixa mais primária ou primitiva e levarão muito tempo para sair do patamar que se encontram. As aves são superiores aos peixes, enquanto os mamíferos são mais evoluídos que outros animais, inclusive insetos, bactérias, vírus entre outros. O homem nasce simples e “ignorantes e sua evolução depende do tempo e do meio em que vive”. Determinados animais que servem de alimentação para o humano tem sua reencarnação quase que imediata e não necessitam de experiências espirituais, pois evoluem mais no mundo material. Racional significa conhecer a razão, ação pensada e estudada, o animal não pensa age instintivamente, por impulsos, mata pela sobrevivência ou quando se sente acuado. A realidade é que todo ser vivo é dotado de alma, e por isso passa por evoluções. A realidade é que a alma não poderia deixar de ter seu começo e seu nascimento no reino animal conforme nos informa o grande Cairbar Schutel. Se quiserem aprender mais sobre o assunto consulte o livro A Espiritualidade dos Animais de Marcel Benedeti. Recomendamos a sua leitura.
O Espírito da Verdade adianta: “A alma nos animais segue uma lei progressiva, como a alma humana; e que o Princípio Inteligente de são dotados (...) finalmente estes passarão um dia do reino animal para o reino hominal”. “Todas as almas têm a mesma origem e são destinadas ao mesmo fim. O Supremo Senhor proporciona, os mesmos meios de progresso, a mesma luz, o mesmo Amor a todos.” (A Gênese). Conforme afirma Kardec os serem evoluem do “átomo ao arcanjo”. Os reinos conhecidos da Terra: Mineral, Monera (bactérias), Protista (protozoários), Fungi (fungos), Vegetal e animal. Conforme informa a espiritualidade passamos por todos eles e não somente esses, mas por outros em mundos desconhecidos de nós. Jesus Cristo já afirmava: “Na casa de meu Pai existem muitas moradas.”. “A molécula dos minerais tem sua quantidade desta vida (princípio Vital), do mesmo que a semente e o embrião, e se agrupam, como no organismo, em figuras simétricas, que constituem o indivíduo”. (A Gênese). Os elementais são seres que se encontram entre os animais e seres humanos. Uma citação muito importante: “o cão é sempre cão e o asno é sempre asno, mas o Espírito que anima aqueles corpos vem de longe e destina-se às esferas elevadas onde reina a felicidade”. (Cairbar Schutel).
Os animais convivem com o homem a mais de dez mil anos, possuem instintos, os animais domésticos possuem seus instintos diminuídos, os selvagens não! “A privação dos prazeres inúteis liberta o Homem da matéria e eleva sua alma”. (Espírito da Verdade). A morte dos animais abatidos para consumo humano o sofrimento deles fica impregnado no produto final, são energias densas, são perigosas a nossa saúde. Esse detalhe já foi confirmado pela Ciência humana.
A eutanásia no animal só é permitida se o animal não tiver mais chance de viver e se for feita por um profissional especializado, no caso um veterinário. Com essas conotações não queremos influenciar na vida das pessoas, mas na realidade todo ser vivo é um Princípio Inteligente, possui alma. O que definimos por alma? É o espírito encarnado. Esse negócio de determinadas pessoas dizer que tem medo de alma, e se tornar um ser neófito, pois toda pessoa é alma. É ter medo de si mesmo e de seus familiares e amigos. É ter medo de todo ser humano.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ACADÊMICO DA ALOMERCE