Agentes Comunitários de Saúde da Reserva Extrativista Mapuá, Ilha de Marajó, Pará
1.INTRODUÇÃO:
A RESEX Mapuá é uma Unidade de Conservação federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), situada no município de Breves, na porção oeste do arquipélago do Marajó, Estado do Pará. Ela possui área de 94.961 hectares, com população de cerca de 4.500 habitantes, distribuídos em 14 comunidades, que tem suas vidas baseadas em atividades agroextrativistas, sendo que as principais são o cultivo da mandioca e as extrações de açaí, palmito e madeira.
O acesso às comunidades só é possível por vias fluviais. O tempo de viagem depende da localização da comunidade, que pode ser de cerca de 7 horas para as mais próximas e de 20 a 30 horas para as mais distantes. Esse isolamento geográfico dificulta o acesso aos serviços de saúde, deixando tais comunidades atendidas quase que exclusivamente pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e pelas parteiras tradicionais.
2.OBJETIVO:
Essa pesquisa busca avaliar a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na Reserva Extrativista (RESEX) Mapuá, município de Breves – Pará, para conhecer melhor essa atividade dentro do contexto da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
3.METODOLOGIA:
Essa é uma pesquisa de caráter qualitativo. A coleta de dados procedeu-se em 4 visitas, realizadas entre novembro/2011 e março/2013. As informações foram obtidas por meio de aplicação de questionários, entrevistas abertas e anotações em diário de campo procurando identificar as condições de trabalho e as características do ofício.
Os trabalhos de levantamento das informações contaram com apoio da coordenação do Programa de Agente Comunitário de Saúde (EACS) da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e da Associação de Moradores da RESEX Mapuá (AMOREMA). Posteriormente, os dados foram comparados e discutidos com a literatura relacionada.
4.RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com dados da Coordenação do Programa de Agente Comunitário de Saúde (PACS) da Secretaria Municipal de Saúde, no ano de 2012, existiam um total de 251 ACS ativos em todo município, que se dividiam em 127 com ações na área urbana e 124 na área rural. Desse total, 13 ACS são atuantes na área da RESEX Mapuá.
A maioria dos ACS do município, em geral, e todos os 13 ACS da RESEX Mapuá são homens. Em outras localidades, especialmente no interior do Nordeste, as mulheres são maioria nessa função.
Verificou-se que na RESEX Mapuá o ofício do ACS tem papel extremamente relevante, mas ao mesmo tempo envolve grandes dificuldades. Sua atuação abrange uma grande diversidade de doenças e males, com destaque para: doenças de veiculação hídrica, anemia, malária, picadas de cobra, acidentes com cortes e fraturas, doenças de pele, problemas respiratórios e cardíacos.
As principais queixas registradas pelos ACS nas entrevistas e nos questionários foram: condições de trabalho difíceis (alguns não têm barco motorizado), falta de medicamentos e kit de trabalho (uniforme, botas, capa de chuva), falta de capacitação, falta de oportunidade para estudar, pois eles têm desejo de se alfabetizar plenamente.
As condições precárias das moradias e a falta de saneamento básico são aspectos recorrentes em diversas comunidades dos municípios do arquipélago do Marajó e estão em grande parte associadas às doenças registradas pelos serviços públicos de saúde.
Observou-se que a prática do ACS vai além se seu papel dentro do contexto do setor de saúde, pois ela é compreendida como de extrema relevância para as comunidades. Eles têm presença constante nas reuniões do Conselho Deliberativo da Unidade de Conservação e todos participam de pelo menos uma entidade representativa da sociedade civil local (associação de moradores, sindicato rural, igreja e sindicato de saúde).
O ACS exerce o papel de porta-voz da comunidade. Na sua prática diária o ACS vivencia os problemas e coleta as demandas e anseios das comunidades, requerendo em diferentes esferas do setor público as melhorias das condições de vida das famílias sob sua responsabilidade.
Há necessidade de capacitação específica visando com isso melhorar a qualidade de seus trabalhos, como também para os demais moradores com vistas a ampliar sua capacidade como proponentes das políticas públicas, o que certamente irá fortalecer a gestão da RESEX Mapuá.
5.BIBLIOGRAFIA:
ALVES, Fábio (organizador). 2016. A função socioambiental do patrimônio da União na Amazônia. Brasília: Ipea, 359p. Disponível em: file:///C:/Users/gabinete/Downloads/A%20fun%C3%A7%C3%A3o%20socioambiental%20do%20patrim%C3%B4nio%20da%20Uni%C3%A3o%20na%20Amaz%C3%B4nia.pdf
ALVES, Odair José Aragão; SILVA, Christian Nunes da; CASTRO, Carlos Jorge Nogueira de. 2014. Uso dos Recursos Naturais por Populações Tradicionais na RESEX Mapuá (Breves – Pará). Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), Belém, n. 1, v. 01, p. 135-154,
jan./jun. 2014. Disponível em: file:///C:/Users/gabinete/Downloads/9-42-1-PB.pdf
BRAGA, Teodoro. 1919. Monografia – O município de Breves. Belém (PA).
BRASIL. 2003. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nºs 1/92 a 39/2002 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão n.º 1 a 6/94. Brasília (DF): Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas. 382p.
BRASIL. 2006. Lei Federal nº. 11.350 de 5 de outubro de 2006, que rege as atividades do Agente Comunitário de Saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília (DF).
BRASIL. 2008. Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Arquipélago do Marajó. Grupo Executivo do Estado do Pará para o Plano Marajó - Decreto de 30 de julho de 2007. Brasília. 296p. Disponível em: http://www.integracao.gov.br/download/download.asp?endereco=/pdf/desenvolvimentoregional/plano_marajo.pdf&nome_arquivo=plano_marajo.pdf
CARMO, Joelma Lima do, OLIVEIRA-FILHO, Aldemir Branco; OLIVERIA, Gláucia Caroline Silva. 2013. Diagnóstico do saber ambiental de usuários da orla do rio Parauaú em Breves, Arquipélago do Marajó-PA, Amazônia, Brasil. Revista Educação Ambiental em Ação, número 45. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1572&class=02
CARVALHO, Elildo. 2012. Avaliação de conflito entre onças e moradores da Reserva Extrativista Mapuá, Município de Breves (PA). Relatório Técnico. CENAP – ICMBIO. 10p.
COSTA, João Batista Ferreira da. 2002. Terra dos Breves. 1ª edição. Smith Produções Gráficas Ltda: Belém (PA). 144p.
COSTA, Francisco de Assis T. Costa; PESSOA, Márcia Silva. 2009. Índios Mapuás. p.53-57. In: NUNES, Francivaldo Alves (Org.). 2009. Inventariando o Marajó: aspectos da formação social, econômica e política de Breves. Breves: UFPA. 115p.
COSTA, Eliane Miranda. 2015. Os “povos ribeirinhos” e a Reserva Extrativista no Rio Mapuá no Arquipélago do Marajó. (Pesquisa de Doutorado em Antropologia na UFPA). 20p. Disponível em: http://eventos.livera.com.br/trabalho/98-1020109_20_06_2015_18-53-26_6159.PDF
COSTA, Eliane Miranda; COSTA, Diogo Menezes; PACHECO, Agenor Sarraf. 2015. PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO E MEMÓRIA: Reflexões sobre a Construção da Identidade no Rio Mapuá, Marajó, PA/Brasil. Anais do 28º Simpósio Nacional de História. Florianópolis (SC). 18p. Disponível em: http://www.snh2015.anpuh.org/resources/anais/39/1434377587_ARQUIVO_TEXTOCOMPLETO-versaofinal.pdf
ESPÍNOLA, F.D.S.; COSTA, I.C.C. 2006. Agentes comunitários de saúde do PACS e PSF: uma análise de sua vivência profissional. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo; 18 (1): 43-51.
FAMEP - FEDERAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ. 2009. Informações Municipais: História de Breves - Pará. Site Oficial: http://www.famep.com.br/
FORTES, P.A.C.; SPINETTI, S.R. 2004. O agente comunitário de saúde e a privacidade das informações dos usuários Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20 (5): 1328-1333.
FUJIWARA, L.M.; ALESSIO, N.L.N.; FARAH, M.F.S. (orgs.). 1998. 20 Experiências de Gestão Pública e Cidadania. São Paulo: Programa Gestão Pública e Cidadania. 176p.
GARCIA, José Maria. 1996. Crônica do Lugar dos Breves. Belém.
GPTDA - Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Desenvolvimento na Amazônia. 2012. Relatório Analítico do Território do Marajó. Belém (PA). 79p. Disponível em: http://sit.mda.gov.br/download/ra/ra129.pdf
HADDAD, Marcelo Hector Sabbagh. 2013. Análise dos mecanismos REDD+ e seus benefícios no Brasil: um estudo de caso na Ilha do Marajó – PA, Brasil. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. 138p. Disponível em: http://carbonosustentavelbrasil.files.wordpress.com/2013/09/dissertac3a7c3a3o-marcelo-h-s-haddad.pdf
HERRERA, José Antônio. 2003. Dinâmica e desenvolvimento da agricultura familiar: o caso de Vila Amélia – Breves/Pará. Dissertação de Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável. Belém: UFPA. 120p. Disponível em: http://www.agriculturasamazonicas.ufpa.br/PDF'S/AA_Agriculturas_Amazonicas/AA_JOSE_ANTONIO_HERRERA.pdf
ICMBIO - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. 2009. Plano de Manejo Participativo da Reserva Extrativista Mapuá – Fase I. Breves (PA). 115p.
KERN, D.C. 2008. Viagem ao rio Mapuá, Ilha de Marajó, Município de Breves-PA. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi.
LEÃO, Dione. 2009. Estudo sobre os Bairros de Breves – Marajó (Pará). Breves: Poligráfica Serviços Ltda. 115p.
MAGALHÃES, Ana Priscila Farias. 2014. Metodologia aplicada ao turismo de base comunitária em reservas extrativistas: valorização da atratividade turística do Resex - o exemplo de Mapuá, Arquipélago do Marajó, Breves/PA, Pará. 124 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Núcleo do Meio Ambiente, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6493
NASCIMENTO, Paulo Eder Matos; SILVA, Edienifer Rocha da. 2009. Marajó: uma aventura na História do município de Breves. Breves (PA). 30p.
NUNES, M.O. et al. 2002. O agente comunitário de saúde: construção da identidade desse personagem híbrido e polifônico. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 18 (6): 1639-1646.
NUNES, Francivaldo Alves (Org.). 2009. Inventariando o Marajó: aspectos da formação social, econômica e política de Breves. Breves: UFPA. 115p.
OLIVEIRA, Maria de Nazaré Barbosa. 1986. Breves em breves passos. Breves (PA).
PEREIRA, José Varella. 2005. Em entrevista a Lílian Leitão - O acordo que sela a conquista lusitana. In: Amazônia em Outras Palavras. IPAR – Instituto de Pastoral Regional, nº 13, Belém, pp. 35-37.
PEREIRA, José Varella. 2007. Atualidade de Antônio Vieira na Amazônia: uma controvérsia do século XVI para reanimar o século XXI. In: Antônio Vieira - Asas da Palavra. Revista do Curso de Letras do CCHE. Belém: UNAMA, v.10, nº 23, Semestral, pp. 193-207.
PINTO, J. da S. 2008. Diagnóstico socioeconômico e ambiental da Reserva Extrativista Mapuá. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio. Breves (PA). 172p.
PREFEITURA MUNICIPAL DE BREVES. 1998. Inventário da oferta turística do município de Breves, Marajó – Pará (versão preliminar). Breves (PA).
RAMOS, Elenise Pinheiro. 2011. A cultura de Breves-Marajó em transformação: o processo histórico. Anais da 5ª Jornada Internacional de Políticas Públicas. Universidade Federal do Maranhão. São Luiz (MA). 9p.
RENÓ, F.A.G.; RENÓ, J.S.D.; SANTOS, M.M.D. 2010. Reserva Extrativista Mapuá e Sustentabilidade em Breves – Pará. Monografia (Curso de Pós-Graduação em Gestão e Educação Ambiental – Universidade Salgado de Oliveira – Rio de Janeiro, UAS/Breves, Pará). Breves (PA). 55p.
ROSÁRIO, Ubiratan. 2004. Breves: Capital das Ilhas. Um estudo de cultural local do Marajó. Monografia Histórica Etnográfica na Linha da Cultura e Identidade (Curso de Licenciatura em História). Orientador prof. Carlos Élvio das Neves Paes. Breves: UFPA.
SALERA JÚNIOR, G. 2009a. Breves: capital das ilhas. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1896227
SALERA JÚNIOR, G. 2009b. Curso de Formação de Agentes Comunitários de Saúde. Ilha do Marajó (PA). 13p. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3533032
SALERA JÚNIOR, G. 2009c. IBAMA em Breves: um breve histórico. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1897912
SALERA JÚNIOR, G. 2009d. Reserva Extrativista Mapuá. Publicado no Jornal Pararijós, edição n. 04, p. 03, de 23/11/2009. Breves – Estado do Pará. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/1888150
SALERA JÚNIOR, G. 2010. ICMBIO em Breves: um breve histórico. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2596340
SALERA JÚNIOR, G. 2011a. Escalpelamento nos rios da Amazônia. Ilha de Marajó (PA). 7p. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3305103
SALERA JÚNIOR, Giovanni. 2011b. Levantamento da fauna de quelônios e jacarés na Reserva Extrativista Mapuá, Ilha de Marajó, Estado do Pará. In: IX Congresso Latinoamericano de Herpetologia, Curitiba - PR. IX Congresso Latinoamericano de Herpetologia, 2011. v. CD.
SALERA JÚNIOR, G. 2011c. Manejo do açaí (Euterpe oleracea) na RESEX Mapuá, Ilha de Marajó - Pará. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2997255
SALERA JÚNIOR, G. 2011d. Projeto de Estágio do Curso de Enfermagem. Ilha de Marajó (PA). 13p. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3010050
SALERA JÚNIOR, G. 2011e. Projeto Pedagogia Hospitalar. Ilha do Marajó (PA). 24p. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/2847849
SALERA JÚNIOR, G. 2011f. Projeto Saúde na Escola. Ilha do Marajó (PA). 24p. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/2926341
SALERA JÚNIOR, G. 2011g. Relatório de Estágio Supervisionado de Enfermagem. UEMA: Ilha de Marajó (PA). 32p. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3018061
SALERA JÚNIOR, G. 2011h. Relatório de Estágio Supervisionado de Medicina. UEMA: Ilha de Marajó (PA). 31p. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3113962
SALERA JÚNIOR, Giovanni; MONTELO, K. M.; SEGUNDO, J.P.B.S.; ATAÍDES, Adson Gomes de; Portelinha, T.C.G.; MALVASIO, Adriana. Atividade de caça de quelônios e jacarés na Reserva Extrativista Mapuá, Ilha de Marajó, Estado do Pará. In: IX Congresso Latinoamericano de Herpetologia, 2011, Curitiba - PR. IX Congresso Latinoamericano de Herpetologia, 2011. v. CD.
SALERA JÚNIOR, G. 2012a. Índios Mapuá: guerreiros da Ilha de Marajó. Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 489, p. 15, de 04/01/2013. Gurupi - Estado do Tocantins. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/4038551
SALERA JÚNIOR, G. 2012b. Parteiras Tradicionais da RESEX Mapuá, Ilha de Marajó - Pará. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3512412
SALERA JÚNIOR, G. 2012c. RESEX Mapuá: história e cultura. Breves - Estado do Pará. 42p. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/4042538
SALERA JÚNIOR, Giovanni; MAGALHAES, R.C.; SALERA, R.S.C. Cultivo da mandioca (Jatropha manihot) na Reserva Extrativista Mapuá, Ilha de Marajó, Pará. In: Anais do IV Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, 2012a, Iperó - SP. Da Pesquisa à Política Pública. Brasília - DF: ICMBio, 2012. v. 1. p. 45. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/images/Anais_IV_SPIC_-2012.pdf
SALERA JÚNIOR, Giovanni; MAGALHAES, R.C.; SALERA, R.S.C. Manejo da cultura do açaí (Euterpe oleracea) na Reserva Extrativista Mapuá,. In: Anais do IV Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, 2012b, Iperó - SP. Da Pesquisa à Política Pública. Brasília - DF: ICMBio, 2012. v. 1. p. 76. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/images/Anais_IV_SPIC_-2012.pdf
SALERA JÚNIOR, Giovanni; MAGALHAES, R.C.; SALERA, R.S.C. Parteiras tradicionais da Reserva Extrativista Mapuá, Ilha de Marajó, estado do Pará. In: Anais do IV Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do Instituto Chico, 2012, Iperó - SP. Da Pesquisa à Política Pública. Brasília - DF: ICMBio, 2012c. v. 1. p. 88. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/images/Anais_IV_SPIC_-2012.pdf
SALERA JÚNIOR, Giovanni. 2013. Potencial Turístico de Breves. Ilha de Marajó (PA). 40 páginas. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/4110556
SALERA JÚNIOR, Giovanni. 2014. Biografia do CACIQUE PIYÉ MAPUÁ:
Guerreiro da Ilha de Marajó. Breves (Pará). Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/4847424
SCHAAN, Denise Pahl; MARTINS, Cristiane Pires (org.). 2010. Muito além dos campos: arqueologia e história na Amazônia Marajoara. 1ª ed. Belém: GKNORONHA. 200p. Disponível em: http://www.iphan.gov.br/portal/baixaFcdAnexo.do?id=3826
SOUZA, L.C.; SILVA, J.L.S.; SOUZA, L.C.; ARAÚJO, F.C.B.; OLIVEIRA JÚNIOR, F.; LIMA, L.G.S.; MELO, N.C. 2012. Levantamento da ocorrência de patauá na Reserva Extrativista Mapuá em Breves no Pará. Anais do 10º Seminário Anual de Iniciação Científica da UFRA. Belém (PA). Disponível em: http://www.pibic.ufra.edu.br/2012/attachments/article/116/561.pdf
UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Caracterização da vegetação e uso do solo das terras pertencentes a empresa Ecomapuá Conservação Ltda. no município de Breves, Pará. Convênio FADESP/UFPA/NOVA AMAFRUTAS. Belém: UFPA, 2002a. 24 p.
UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Diagnóstico socioeconômico e ambiental das comunidades do rio Mapuá/Breves-PA. Belém: UFPA, 2002b. 155 p.
UFRA – Universidade Federal Rural da Amazônia. 2007. Projeto piloto de geração de renda e alimento através de produção agrícola familiar e manejo florestal sustentável em comunidades ribeirinhas carentes no rio Mapuá. Belém: UFRA, 2007. 127 p.
VIANNA, Maria Sylvia Ripper. 2003. Legislação de apoio ao controle de zoonoses. Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro (RJ). 12p. Disponível em: http://www2.rio.rj.gov.br/governo/vigilanciasanitaria/artigos/controlezoonoses.pdf
VIANA, Núbia Leão. A História da Breves Industrial S.A. (1945-1969). Belém – Pará.
WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2013. Agente Comunitário de Saúde. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Agentes_comunit%C3%A1rios_de_sa%C3%BAde
WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2013. Atenção primária à saúde. Disponível em: HTTP://pt.wikipedia.org/wiki/Atenção_primária_à_saúde
WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2013. Breves. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Breves
WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2013. Reserva Extrativista Mapuá. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reserva_Extrativista_Mapu%C3%A1
6. AGRADECIMENTOS:
A realização deste trabalho só foi possível com o apoio recebido de diversos amigos e colegas, a quem sou profundamente grato.
Aproveito esse momento para dedicar a alguns profissionais que inspiraram a realização de mais esse trabalho, especialmente: (1) Sr. Antônio Ferreira Gonçalves “Galo”, presidente da Associação de Moradores da Reserva Extrativista Mapuá (AMOREMA); (2) Sr. Fortunato Brito Gonçalves, presidente da Associação Agrícola Boa Esperança (AABE); (3) Sr. Jorge da Silva Miranda, representante da comunidade Nossa Senhora de Nazaré; (4) Srª Izonete Silva de Mesquita, parteira tradicional da comunidade Santa Maria; (5) Enfermeira Gerciane Suely Souza Pantoja, coordenadora da Estratégia de Saúde da Família (ESF); (6) Técnico Semaías Miranda Melo, da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS); (7) Técnico Marlon Sandro S. Costa, da Divisão de Atenção Básica; e (8) Dona Maria Moreira Corrêa, conhecida como “Dona Maria Velha”, que atuou na “arte de partejar” por quase 50 anos na cidade de Portel (Pará).
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Publicado nos Anais do 5º Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade: gestão do conhecimento. Brasília: ICMBio, 2013, 96p. Disponível em: www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/o-que-fazemos/7outANAISVSPIC2013.pdf
Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187
Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior