NOSSA CULTURA Ó!

A TV por assinatura nos lares brasileiros seja ela oficial ou “gatos” está em expansão. Em 2012, esse ramo cresceu 12%. Quase todos os canais da TV aberta estão disponibilizados na TV por assinatura. Uma espécie de cortesia. Com isso no interior do Brasil, o que realmente se busca é uma qualidade de imagem melhor.

E tudo estava indo muito bem. Até que nossos governantes resolveram estragar. Na verdade eles sempre estragam. Nós é que deveríamos nos acostumar. De repente, nossos senadores e deputados se proclamaram guardiões da cultura brasileira.

O resultado dessa decisão fica evidente quando zapeamos os canais. E isso pode ser a qualquer hora do dia ou da noite. O que deveria ser cultura, não passa de programas e filmes de péssima qualidade. Verdadeiros lixos. A maioria nociva para crianças.

Com um agravante. Creio ser baixíssimo o número de pais que censuram com senha, quando o filme é impróprio para uma determinada idade. E nem falo das cenas de sexo. Essas, as novelas da Rede Globo, mostram diariamente entre seis e dez horas da noite. Cenas de sexo são perfeitamente aceitáveis. Elas não atentam contra a saúde.

Mas há outras coisas. No Brasil a publicidade de cigarros foi abolida. A de bebida também. O que nossos senadores e deputados não perceberam é que “nossa cultura”, esta cheia de maus exemplos de personagens que bebem e que fumam. Nesse fumar estão o cigarro e a maconha. Isso sem contar aqueles que dão uma cheirada básica na cocaína. Os viciados.

Vi dois exemplos recentemente. No primeiro o personagem principal é o ator Caio Blat. Assisti da metade para o fim, e nem me lembro do nome. O enredo narra um triângulo amoroso. Ele, a esposa e (a) amante da esposa. Uau! Um tema atualíssimo nos dias de hoje. O que me deixou estarrecido, foi à quantidade de cigarros que o ator fumou, nesse tempo que assisti do filme. Ator e cigarro. Igual publicidade. Onde está a cultura?

O outro exemplo foi um sucesso nacional de bilheteria nos cinemas. Que agora está no Telecine. Tem o sugestivo nome de “E Aí... Comeu?”. Quem quiser conferir marque o tempo. Em mais de 70% da duração do filme, os três personagens estão sentados ao redor de uma mesa de bar tomando cerveja. Cerveja não é bebida alcoólica? Onde está a Cultura? Uau! E tem uma que é patrocinadora oficial da Copa do Mundo de 2014.

Acredito que não é desse tipo de cultura que as famílias brasileiras precisam. Nesses casos, o discurso cultural é vazio. Foi apenas uma forma de pressionar os canais a mostrarem entulhos brasileiros. O mesmo bordão que Chico Anísio usava para o salário serve para esse tipo de cultura, que se tenta empurrar goela abaixo dos brasileiros. Mais uma, entre tantas outras.