QUANTO PESA A SUA MALA ?
O presente artigo é uma adaptação que fiz de um texto, sob o título acima, de autoria desconhecida, que recebi no meu e-mail. Achei a mensagem muito bonita e digna de ser compartilhada. Ela começa assim :
Estou de passagem, e num canto qualquer, fico a observar aquela imensidão de pessoas que passam, cada qual carregando suas malas. Umas pequenas, outras grandes; umas leves, outras pesadas; e então fiquei a pensar : assim também ocorre no dia-a-dia das pessoas, pois, na viagem que aqui empreendemos , ao sair de casa ou do trabalho, carregamos em nossos corações uma mala. Afinal, temos uma jornada e um propósito nesta vida, e cada um, a seu modo, vai cumprindo os seus desígnios.
A estrada é longa e o caminho muitas vezes nos esgota, pois o peso da carga é grande e tudo isso mina a nossa resistência, se manifestando em forma de diversas doenças que danificam o nosso organismo.
Mas, quando a doença se instala, certamente estamos carregando pesos desnecessários e inúteis, e, então, é hora de repensar o estilo de vida vivido e procurar diminuir o ritmo dessa vida atribulada e cheia de ansiedades e desejos descomedidos. À cada dia, como seria bom se você ao menos parasse por meia hora a fim de colocar a sua mente e o seu corpo no estado de serenidade e de paz profunda.
Você pode não se dar conta, mas o peso e o cansaço nos tornam insensíveis à beleza da vida, nos deixando duros e impiedosos, desalentados, abatidos e tristes. Aquele mau humor e ânimo irritado, somado à sua impaciência, intolerância e agressividade pode ser resultante de tudo isso, e sem o perceber você pode estar se transformando numa pessoa azeda, quando o mais certo é que se torne uma pessoa meiga, cheia de ternura e de amor por todas as criaturas.
Quanto pesa a sua mala?
Quanto sofrimento carregamos inutilmente; quanta mágoa, preocupação, aborrecimentos, dúvidas, ansiedade, excesso de zelos, e tudo o mais que exaure a nossa energia vital .
E o medo? Ah! O medo faz com que a gente perca muitas coisas. Quantas coisas ele cria que muitas vezes só existe dentro da nossa cabeça ?
O momento é agora, vamos olhar a bagagem que carregamos na nossa mente, no nosso coração, fazendo uma grande limpeza para jogar fora o lixo que não interessa e caminhar mais livre, leve e solto.
A quem me enviou o texto original agradeço por permitir estas reflexões.
Hoje, também, vou abrir o meu coração e refazer a minha bagagem, jogando fora aquelas coisas que só me faz mal.
No decorrer da nossa vida é sempre assim. Ao longo do tempo, sem o perceber, vamos guardando muitas coisas que não vale a pena guardar. É preciso se livrar das coisas que nos incomodam, nos perturbam. Se você observar, há dentro de você muitos entulhos, porcarias e bobagens, e essas coisas atrapalham o seu caminho. Elas precisam ser jogadas fora, uma vez que só servem para aumentar o peso da nossa mala.
A sua mala tá pesada? Você já sabe. Se não diminuir o peso você vai, com certeza, pagar um preço alto por excesso de peso.
***
eldes@terra.com.br