SABEDORIA DOS PROVÉRBIOS
SABEDORIA DOS PROVÉRBIOS
Iran Di Valença (87ª)
Artigo –Parte I
Sempre apreciei os provérbios porque eles emanam sapiência pela experiência e sabedoria pela erudição do autor. Acredito que os da sabedoria popular são de inspiração divina. Porventura eu fora Ministro da Educação determinaria que em todas as salas de aulas fosse estampado um quadro com os mais sábios e primordiais provérbios. Todo o dia daria uma lição para um dos alunos, escolhidos por ordem alfabética, chamando-o ao Quadro de Provérbios e ditasse em voz alta, os dez a sua escolha. Tenho absoluta convicção que por menor que fosse sua consideração, os resquícios os ensinamentos penetrariam no ego de cada um dos alunos. Seria uma aula teórica do exercício do bem.
Conquanto me considere praticamente um autodidata porque só alisei as bancas escolares por pouco menos de três anos, estou certo de haver tirado deles ótimas lições. Os provérbios e parábolas me fizeram evoluir moral e eticamente. Compreendi o valor da pessoa humana, lendo provérbios como este: “Ao término do jogo, rei e peão voltam para a mesma caixa”. Ao final, seja nababo ou miserável, seu corpo voltará ao pó da terra. “O professor abre a porta. Cabe você saber entrar e os ensinamentos aplicar”. “A vida lhe é dada por Deus sem você se sentir obrigado a retribuir o presente.” “Respeite-a e não inveje a vida dada ao seu próximo. Ambos foram gerados pelos mesmos meios.” “Como para um bom entendedor, meia palavra basta”, subentendi pela sabedoria dos provérbios acima que não devo me sobrepor sobre os demais, ser humilde sem ser humilhado; o professor dita aulas do saber e cabe ao aluno usá-las para evoluir e crescer.” Respeitar a vida do próximo como exige que se respeite a sua. Ela foi um presente de Deus enviada através dos pais, para a sua redenção e evolução (aprendizagem do amor das leis divinas pela redenção).
Permitam-me citar alguns da maior importância e ditados por alguém de sabedoria e sapiência incontestável: “Não coloqueis a candeia debaixo do alqueire”, “A fé transporta montanhas”, “Honrai vosso pai e vossa mãe”. “Ser pedra é fácil, difícil é ser vidraça”. E este de origem indígena: “Dentro de cada um de nós há dois cachorros: Um é feroz e cruel, o outro é humilde e fiel. Ambos vivem sempre brigando. Ganha aquele que eu melhor alimento.” “Não creia porque a água é mansa nela não vive jacaré.”
Obs. Darei continuidade a este artigo. O dividi para não cansar o leitor.