Evangélho de Maria Madalena.
Sua origem
Supostamente desaparecidos, foram encontrados em uma jarra de barro no deserto de Nag Hammadi, no Egito, em 1945.
São dois fragmentos de papiros antigos que falam sobre Maria, provavelmente Madalena e sua relação com Jesus. São preservados até hoje na seção de egiptologia do Museu Nacional de Berlim.
Maria Madalena chamava-se originalmente Maria de Magdala, tendo nascido na referida cidade, situada na costa do ocidente da Galiléia. É descrita pelos evangelhos canônicos como seguidora fiel de Cristo, tendo recebido de um anjo a notícia de sua ressurreição.
O Evangelho de Maria Madalena foi descoberto no Cairo em 1896. É um texto gnóstico que relata a vida dela ao lado de seu mestre, Jesus. O texto original é grego e data entre os séculos II e III d.C., enquanto sua versão em copta data do século V. Na cópia faltam quatro páginas, sendo estas 1, 6, 11 e 14. Embora o evangelho esteja assinado apenas como Maria, seu segundo nome também é citado no texto, dando indicação, portanto, de que se trata de um suposto testemunho de Maria Madalena.
Neste evangelho ela é citada como a mais importante apóstola de Jesus, tendo sido exclusivamente contadas a ela certas coisas da parte dele.
Maria descreve um diálogo com Jesus, enquanto o evangelho em si ilustra um diálogo com os demais apóstolos, no qual ela narra suas conversas com o Mestre.
Maria tentava animar os apóstolos, entristecidos com a idéia de ter de enfrentar dificuldades diversas para espalhar a mensagem de Jesus.
Ela teria sido felicitada por ele por ter tido uma visão com o próprio. Jesus conta-lhe uma história ilustrativa, onde a alma superaria “as sete potencias da ira”, ocorrendo-lhe ascensão ao reino celestial após a superação completa e sua consequente libertação deste mundo.
Pedro então se levanta entre os apóstolos e indaga sobre o fato de Jesus ter contado tais coisas exclusivamente a Maria.
Levi o adverte a não tentar conflitar com Maria, pois, segundo ele, o fato de Jesus ter amado a ela sobre todos os outros indica que eles precisam melhorar espiritualmente.
O diálogo se encerra e os apóstolos se dispersam em busca de divulgar os ensinos de Jesus.
Maria Madalena é citada, portanto, como aquela a quem Jesus mais amou, tendo sido a ela revelados segredos exclusivos por parte do Mestre
O Evangelho Segundo Maria Madalena [O Evangelho de Maria]
Capítulo 4
(Páginas 1 a 6 do manuscrito, contendo capítulos 1-3, são perdidos O texto existente começa na página 7 ...).
. . . Importa, então, ser destruídos ou não?
22) O Salvador disse: Toda a natureza, todas as formações, todas as criaturas existem em e com o outro, e eles vão ser resolvido novamente em suas próprias raízes.
23) Para a natureza da matéria é resolvido nas raízes de sua própria natureza sozinho.
24) Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
25) Pedro disse-lhe: Desde que você tenha explicado tudo para nós, diga-nos isso também: o que é o pecado do mundo?
26) O Salvador disse que não há pecado, mas é você que faz pecado quando você faz as coisas que são como a natureza do adultério, que é chamado de pecado.
27) É por isso que o Bom entrou em seu meio, para a essência de toda natureza, a fim de restaurar a sua raiz.
28) Então Ele continuou e disse: É por isso que você ficar doente e morrer, por que você está privado de o único que pode te curar.
29) Aquele que tem uma mente para entender, que entenda.
30 Matéria) deu à luz a uma paixão que não tem igual, que passou de algo contrário à natureza. Então surge uma perturbação no seu corpo todo.
31) É por isso que eu disse a você, Esforça-te, e se você está desanimado ser incentivado na presença das diferentes formas da natureza.
32) Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
33) Quando o Abençoado havia dito isto, ele saudou a todos, dizendo: A paz esteja com você. Recebei minha paz a vós mesmos.
34) Cuidado que ninguém vos engane dizendo Lo aqui ou Ei-lo ali! Porque o Filho do Homem está dentro de você.
35) Siga-Lo!
36) Aqueles que buscam acharão.
37) Vá então e pregar o evangelho do Reino.
38) Não prevê regras para além do que te dei, e não dão uma lei como o legislador para que não ser constrangido por ele.
39) Quando Ele disse isso Ele partiu.
Capítulo 5
1) Mas eles foram ofendido. Eles choraram muito, dizendo: Como devemos ir aos gentios e pregar o evangelho do Reino do Filho do Homem? Se eles não poupá-lo, como eles vão nos poupar?
2) Em seguida, Maria se levantou, cumprimentou a todos e disse a seus irmãos, não chorar e não sofra nem ser irresoluto, por Sua graça estará inteiramente com você e vai te proteger.
3) Mas, sim, louvemos sua grandeza, pois Ele nos preparou e nos fez homens.
4) Quando Maria disse isto, ela virou seus corações para o bem, e eles começaram a discutir as palavras do Salvador.
5) Pedro disse a Maria, Irmã, sabemos que o Salvador te amava mais do que o resto da mulher.
6) Conte-nos as palavras do Salvador, que se lembra de que você sabe, mas nós não, nem ouvimos eles.
7) Maria respondeu, e disse que está escondida de vocês eu vos anuncio.
8) E ela começou a falar-lhes estas palavras: Eu, ela disse, eu vi o Senhor em uma visão e eu disse-lhe: Senhor, eu te vi hoje em uma visão. Ele respondeu, e disse-me:
9) Bem-aventurados os que você não vacilou ao ver-me. Para onde a mente está lá é o tesouro.
10) Eu disse-lhe: Senhor, como é ele quem tem a visão vê-lo, através da alma ou pelo espírito?
11) O Salvador respondeu e disse: Ele não vê através da alma nem com o espírito, mas a mente que está entre os dois, que é o que vê a visão e é [...]
(Páginas 11-14 estão faltando no manuscrito)
Capítulo 8:
. . . lo.
10) E o desejo disse, eu não te vi descer, mas agora eu te vejo ascendente. Por que você mente desde que você pertence a mim?
11) A alma respondeu e disse: Eu o vi. Você não me viu, nem me reconhecer. Eu servi-lo como uma peça de roupa e você não me conhece.
12) Quando ele disse isso, ela (a alma) foi embora regozijando-se muito.
13) Mais uma vez ele veio para o terceiro poder, o que é chamado de ignorância.
14) O poder questionou a alma, dizendo: Onde você vai? Na maldade que está vinculado. Mas você é obrigado, não julgar!
15) E a alma disse: Por que você me julgar, embora eu não tenha julgado?
16) Eu estava amarrado, apesar de eu não ter ligado.
17) Eu não foi reconhecido. Mas eu já reconheceu que o Tudo está sendo dissolvido, tanto as coisas terrenas e celestes.
18) Quando a alma havia superado a terceira potência, ele foi para cima e viu a quarta potência, que assumiu sete formas.
19) A primeira forma é a escuridão, o segundo desejo, a ignorância terceira, a quarta é a excitação da morte, a quinta é o reino da carne, o sexto é a tola sabedoria da carne, a sétima é a sabedoria irada. Estas são as sete potências da ira.
20) Eles pediram a alma, De onde você vem matador de homens, ou onde vais, conquistadora do espaço?
21) A alma respondeu e disse: Que me liga foi morto, e que gira me foi superada,
22) e meu desejo foi encerrado, ea ignorância morreu.
23) Em um aeon I foi lançado a partir de um mundo, e em um tipo de um tipo, e do grilhão do esquecimento, que é transitório.
24) A partir deste momento vou para atingir o resto do tempo, da estação, da eternidade, em silêncio.
Capítulo 9
1) Quando Maria tinha dito isso, ela ficou em silêncio, já que era a este ponto que o Salvador tinha falado com ela.
2) Mas André respondeu e disse aos irmãos, Diga o que você gostaria de dizer sobre o que ela disse. Eu pelo menos não acredito que o Salvador tenha dito isso. Para certamente esses ensinamentos são idéias estranhas.
3) Pedro respondeu e falou sobre as mesmas coisas.
4) Ele os questionou sobre o Salvador: Ele realmente falar em particular com uma mulher e não abertamente para nós? Será que estamos a voltar e todos ouvi-la? Será que Ele preferia ela a nós?
5) Em seguida, Maria chorou e disse a Pedro: Meu irmão Pedro, o que você acha? Você acha que eu achava que isso de mim mesmo no meu coração, ou que estou mentindo sobre o Salvador?
6) Levi respondeu e disse a Pedro, você sempre foi quente temperado.
7) Agora eu vejo você lutando contra a mulher como os adversários.
8) Mas, se o Salvador a fez merecedora, quem és tu para rejeitá-la? Certamente o Salvador a conhece muito bem.
9) É por isso que Ele a amava mais do que nós. Em vez disso, vamos ter vergonha e colocar o homem perfeito, e separado como Ele nos mandou pregar o evangelho, não estabelece qualquer outra regra ou outra lei para além do que disse o Salvador.
10) E quando eles ouviram isto, começou a sair para anunciar e pregar.
Estas são ainda hoje as mesmas reações de Pedro e de André, após ter escutado Míriam de Mágdala:
André então tomou a palavra e dirigiu-se a seus irmãos:
O que pensais vós do que ela acaba de contar ?
De minha parte, eu não acredito que o Mestre tenha falado assim; estes pensamentos diferem daqueles que nós conhecemos.
Pedro ajuntou: Será possível que o Mestre tenha conversado assim, com uma mulher, sobre segredos que nós mesmos ignoramos?
Devemos mudar nossos hábitos; escutar todos esta mulher?
Será que Ele verdadeiramente escolheu-a e preferiu-a a nós ? (Ev. Maria, 17, 9-20)
Segundo o evangelho (gnósticos) de Filipe, Maria Madalena era a companheira de Jesus, ele a beijava com frequência e a amava mais do que a todos os apóstolos. Segundo alguns historiadores a palavra companheira, na época significa exactamente esposa.
É claro que nem todos concordam a respeito disso. Há quem defenda que pode significar apenas parceira, mas o que quer que seja, revela que Jesus e Maria tinham um relacionamento próximo. “
Ele a beijava com frequência”. Bem, se o que está escrito é verdade, devemos considerar essa atitude um tanto quanto estranha, é que na época as mulheres (judias) nem sequer tocavam um homem que não fosse o seu marido. Mas existe um problema nesta afirmação.
Os documentos são extremamente velhos e estão extremamente danificados. Historiadores afirmam que há um buraco onde estaria escrito “boca”. Há espaço para algumas palavras como “pé”, “bochecha”, “testa”, enfim, não se pode saber ao certo onde Jesus a beijava. Mas que beijava, beijava...
"E a companheira do Salvador é Maria Madalena. Cristo amava-a mais do que a todos os discípulos e costumava beijá-la com frequência na boca.
O resto dos discípulos ofendia-se com isso e expressava sua desaprovação. Diziam a ele: Porque tu amas mais do que a nós todos? "
Quem foi Maria Madalena?
Maria Madalena, segundo o nosso imaginário, e segundo nos fizeram crer...foi uma prostituta arrependida que passou a seguir Jesus.
Estudiosos afirmam que Maria Madalena pertencia a uma linhagem real da dinastia de Benjamim e que tinha um “caso”, ou melhor, era casada com Jesus.. apoiando a teoria na pintura de Vinci “A Última Ceia”, em lendas, livros sobre o tema e nos recentes “Dossiês Secretos” e sobretudo nos evangelhos gnósticos. Gnósticos porque Jesus está dentro de cada um de nós, não há igrejas... há um profundo saber do Homem e do Mundo, "os livres pensadores"!
Segundo Tomé: "O reino está dentro de vós e também em vosso exterior. Quando conseguirdes conhecer a vós mesmos, sereis conhecidos e compreendereis que sóis os filhos do Pai vivo. Mas se não vos conhecerdes, vivereis na pobreza e sereis a pobreza."
(A Igreja Católica mandou destruir os Evangelhos que poderiam "baralhar" as pessoas em relação á vida de Cristo... mas uma cópia desses evangelhos foi encontrada no Egipto, na aldeia de Nag Hammadi em 1945. A Igreja tem feito um grande esforço para reunir e destruir esses documentos... porquê não se sabe.. mas começamos a desconfiar porquê.)
Agora gostaria de tocar num ponto muito importante. De onde surgiu a ideia de que Madalena era prostituta? Da Bíblia? Não.
Em momento algum a Bíblia diz que Madalena era isso. De resto reparem bem... Maria Madalena é a mais fiel seguidora de Cristo, não o renegou, ela acompanhou-o ao longo do calvário da cruxificação (enquanto os restantes apostolos se escondiam assustados) ela foi a primeira pessoa a quem apareceu após ressucitar. Tudo isto sim é dito na Bíblia.
Analisando esses poucos dados, podemos avaliar de forma mais sensata o seu papel diante de Jesus.
Segundo a Bíblia, Jesus expulsou dela sete demónios. O que isso significa? Na época, devido ao pouco conhecimento científico, não se sabia muito a respeito de doenças.
O facto de ele ter expulsado dela 7 demónios, pode significar que a curou de doenças, pois eram consideradas demoníacas.
Como sempre, tudo o que não se conhece, se teme. Essa é uma suposição, não estou dizendo que é a verdade, mas faz sentido.
Mas, o que quer que isso signifique, não foi por isso que Maria ganhou a fama de prostituta...
Fácil, o Vaticano disse um dia que Maria Madalena era uma prostituta. Acredito que não foi com de a rotular desta maneira... mas para todos entenderem... que até os mais pecadores podem ascender ao reino do Senhor!
Madalena foi a primeira a ver Jesus ressuscitado e a quem ele ordenou que espalhasse a notícia aos outros.
Ora, isso faz dela uma mulher importante! Ou será que ser a primeira a receber a mensagem de Jesus é pouco?
Madalena é pouco citada na Bíblia, mas o seu papel nos evangelhos gnósticos é muito mais relevante. Ela mesma possui um evangelho.
A verdade é que foi o Vaticano que "escolheu" os evangelhos escritos pelos apostolos, que fariam a Bíblia...
Alguns deles ficaram de fora. (os gnósticos ) Parece-me a mim que isto dá que pensar!
O Documento É Legitimo.
E agora onde esta a verdade?
Fonte Internet:
Por Valentim Eccel
Fotos neste site ai em baixo:
http://valentimeccel.no.comunidades.net/index.php?pagina=1109488842_47