¨¨ ESSE TAL DE TÉDIO!!
TÉDIO, palavra originada do Latim taedium, “cansaço, desprazer”, do verbo taedere, “cansar”..
Esse sentimento humano, símbolo da nobreza, da burguesia, ou apenas nas mentes desesperadas por um pouco de alegria, dos que necessitam sair do marasmo, sair da rotina, fugir da repetição!!
O tédio pode ocorrer em diversas situações, e por diversas razões.. Esse sentimento desperta uma sensação de vazio, desinteresse por qualquer coisa, uma falta de vontade de fazer qualquer atividade cotidiana, e é comum sentir-se inerte, incapaz, infeliz, frustrado, aborrecido, chateado, podendo ainda ser um dos sintomas da Depressão.
Ao se experimentar o Tédio, não temos auto-controle, podemos nos sentir tristes e é muito comum que as pessoas confundam "Tédio" com "Preguiça", (podemos dizer que o tédio é mais "Down", ou, ao comparar a preguiça como uma sensação de relaxamento, imaginaríamos o tédio como uma sensação de aborrecimento, definhamento..).
Podemos dizer que essa é a Era propícia ao Tédio. Esse sentimento que antes era experimentado pela nobreza, pela burguesia, hoje é um grande mal para todas as classes.
Vivemos rotinas, estamos presos aos horários do trabalho, da escola, da faculdade, as repetições diárias, a falta de criatividade, o pouco laser..
Para piorar a situação, veio a internet. Uma rede de infinitas possibilidades e repleta de informações, das quais as pessoas se prendem, na maioria, apenas em sites de relacionamentos e conteúdo xulo (conteúdo de baixo calão cultural).
O Facebook (também o Twitter, Orkut, MSN, blá blá blá,,,) é a prova viva desse tédio Universal!
As pessoas se acostumam a utilizar o pouco tempo que lhes resta da correia do dia-a-dia pra suprir sua carência emocional e esmagar seu intelecto através do "contato social" eletrônico. Daí a necessidade de frases como: "Estou indo dormir", "Estou jantando", "Estou indo tomar banho", e coisas do tipo.
O engraçado é que isso vicia, não acrescenta nada e apenas proporciona mais tédio ainda.
Daí o dia passa, o tempo passa, a vida passa, e o Nada passa a ser a confusão entre o hoje, o ontem e o amanhã..
__________________________
www.planetavil.blogspot.com
Artigo original: http://planetavil.blogspot.com.br/2012/05/o-sentimento-da-era-facebook-tedio.html