A Gota D'água
A gota D’água
Hoje, li um questionamento bem interessante. O que faz um copo transbordar, a primeira ou a última gota?
Pense antes de responder.
Por mais que a última gota seja determinante no processo, se tirarmos qualquer uma das anteriores, o copo não transbordará. Você me entende?
Onde quero chegar com essa reflexão? No que já disse anteriormente: Pequenas ações somadas geram grandes, enormes resultados.
Pensemos no resultado negativo que essas ações somadas podem gerar e às quais comumente a metáfora da gota d’água é aplicada. Principalmente em relacionamentos, sejam de ordem amorosa, familiar, profissional, qualquer uma. Sempre ouvimos falar de uma explosão, um grande desentendimento que pode ter consequências drásticas - um rompimento, uma demissão, uma agressão - e que muitas vezes é justificada como sendo a tal GOTA D’ÁGUA. Muita coisa aconteceu antes desse copo transbordar, muitos desentendimentos não resolvidos, conversas foram adiadas, ações para mudar o curso da história e retirar algumas gotas do copo deixaram de ser feitas. Enfim, pequenas ações e omissões tiveram um grande resultado, infelizmente negativo.
Mas eu não gosto de pensar no lado negativo das coisas. Vamos olhar essa metáfora por outra perspectiva. Pensemos no tal COPO como um grande sonho, objetivo, desejo. Encontre o seu, seja do tamanho que for. Quando olhamos esse copo - sonho, ele nos parece gigantesco, como se toda a água do mundo não fosse capaz de enchê-lo. Então, logo pensamos: Ah, eu nunca vou conseguir isso, é difícil, impossível. Pronto, desistimos. Criamos a crença de não somos capazes de encher aquele copo, de que é muito espaço pra pouca água que eu tenho.
Poxa vida, reflita: Quantos copos com água suja já enchemos, gota a gota, na vida? Quantos resultados negativos já geramos, sem perceber, sem intenção consciente?
Fazendo essa conta, pensemos se, conscientemente, propositalmente, intencionalmente, nos comprometermos a encher um copo com água boa e limpa, cristalina, repleta de ações positivas e construtivas. Se a cada dia, tivermos um ato efetivo que contribuirá para encher esse copo e realizar essa meta. Você consegue ver esse copo agora? Parece tão impossível assim encher esse copo, alcançar esse sonho? Você acha que está colocando as gotas certas no copo da sua vida, pra quando ela transbordar, o que sair do copo seja apenas alegrias, realizações, amor, satisfação?
Que tal começar a olhar o seu copo, ou os seus copos, cada sonho esquecido, guardado, aquele relacionamento bacana, aquela moça linda, a promoção no emprego, aquele trabalho novo, a viagem dos sonhos, o carro perfeito, o corpo ideal, a família unida, a reconciliação com um amigo e tantos outros e pensar: que gota eu posso colocar hoje para alcançá-lo o quanto antes e fazer esse copo transbordar de alegrias?
O que falta para você voltar a sonhar e colocar as mãos na massa? Como diz a expressão: “There’s no free lunch”, “Não tem almoço de graça”, ou seja, se você quer algo, tem que trabalhar para ter.
Até quando você vai delegar e permitir que os outros retirem ou coloquem as gotas no seu copo. Quando é que você vai parar de colocar qualquer tipo de gota, aleatoriamente nesse copo, sem saber do que ele vai transbordar?
Então, o que falta para você assumir a responsabilidade pela sua felicidade e se comprometer com ela?
O copo é seu e quem vai se banhar nessa água quando ela transbordar é você.
Eu te pergunto, você quer um banho de quê?