18 de Abril – Dia Nacional do Espiritismo
Esta data foi escolhida para homenagear o Espiritismo, devido ter sido em 18/04/1857 (155 anos atrás) que o pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, sob o pseudônimo de Allan Kardec, trouxe a público o “Livro dos Espíritos”, oficializando assim o Espiritismo.
O Brasil é considerado a maior nação espírita da atualidade. A difusão do Espiritismo em nosso país se deu pelo trabalho exemplar de pessoas de grande índole ligadas ao movimento espírita, tais como o médico Bezerra de Menezes e o médium Francisco Cândido Xavier – o “Chico Xavier” tão conhecido por seus mais de 400 livros publicados e seus trabalhos de assistência social, consolando e esclarecendo a tantas pessoas.
O Espiritismo, mais que estudo de fenômenos mediúnicos, tem como objetivo principal convidar o indivíduo para uma transformação pessoal - a “Reforma Íntima”. É também a expressão da fé raciocinada, com coerência e bom senso. É ainda o incentivo à pratica da caridade, entendida não como a esmola que humilha, mas sim como o Amor em sua expressão maior, o amor pelo ser humano, o amor que dignifica e enobrece, o amor que humaniza, que ajuda a todos sem olhar a quem, o amor que nos faz dar de graça aquilo que de graça recebemos do Pai – nossos dons colocados a serviço de quem precisa em nosso dia-a-dia; pois não se é espírita apenas dentro de um Centro Espírita, mas sim, se pratica os ensinamentos e orientações espíritas em nossa vida de maneira integral, para com todos e em todos os lugares.
Por este e muitos outros motivos, é o Espiritismo um movimento que colabora ativamente para o resgate de valores éticos e a construção de uma sociedade mais justa e fraterna para todos.
Particularmente, pelo grande agradecimento que tenho pela presença da Doutrina Espírita em minha vida, tendo sido meu consolo em um momento de fragilidade, e tendo também fortalecido minha fé em Deus e em Jesus – nosso mestre e exemplo maior – deixo aqui minha singela homenagem.