CADEIRA VAZIA
Mensagem de Natal aos RECANTISTAS
Antes mesmo de partires desde mundo, eu já olhava para o que seu lugar e via uma cadeira, que breve estaria eternamente vazia. Isto se devia a sua autoridade e senso crítico altamente aguçado e eu sabia que me faria muita falta.
Conhecemos-nos há 68 anos, desde o dia que nasci e com o tempo a vida nos levou a uma espécie de admiração e respeito .
Já amadurecido passamos a ficar mais próximos e então descobrimos nossas afinidades. Enquanto ela acertadamente desconfiava de todos e repetia sempre “CONFIE DESCONFIANDO”, eu sempre confiava em todos sem exceção. Hoje eu sou a desconfiança ambulante e vejo como minha mãe tinha razão em sua afirmação. Os anos foram correndo um após o outro e nossa convivência se tornando cada dia mais íntima, aumentando sempre a confiança mútua entre mãe e filho.
Lembro bem dos dias em que aborrecido desabafava usando palavras chulas e bem pesadas e ela dizia: esta não foi a educação que lhe dei, mas agora adulto e maior do que eu, o que posso fazer? Todos os domingos ia a sua casa e lá estava o café fresco, acompanhado por iguarias diversas que sempre me faziam abandonar a minha dieta de diabético.
Sempre me orgulhei de ser seu filho e de meu pai que partira mais cedo, mas ficou a representá-lo a neta que ele escolheu o nome, embora não a tenha conhecido, pois se foi antes de seu nascimento.
A verdade é que nesse mundo perverso e mau nunca foste fachada, sempre foi à verdade em pessoa e isso era o que importava e nunca escondia o que tinha em seu íntimo.
Se viva farias 90 anos no dia 22 do mês corrente, tenho certeza que a separação é apenas física, pois sempre estarás junto de todos que sempre amou. Gosto de rir e chorar em conjunto com todos, mas quando eles se vão, fica a sensação de vazio. Tenho certeza que sua CADEIRA nunca estará vazia e que no Natal estarás lá junto de filhos, noras, genros e netos, porque estarás sentada em sua cadeira, iluminando a todos com sua presença.
QUALQUER DIA ESTAREMOS NOVAMENTE JUNTOS.
A frase abaixo de George Washington resume o que sinto:
Minha mãe foi a mulher mais bela que jamais conheci. Tudo o que sou, devo a minha mãe. Atribuo todos meus sucessos nesta vida ao ensino moral, intelectual e físico que recebi dela.
*************************************************************
FELIZ NATAL RECANTISTAS
São as cestinhas forradas de seda, as caixas transparentes, os estojos, os papéis de embrulho com desenhos inesperados, os barbantes, atilhos, fitas, o que na verdade oferecemos aos parentes e amigos. Pagamos por essa graça delicada da ilusão. E logo tudo se esvai, por entre sorrisos e alegrias. Durável — apenas o Meninozinho nas suas palhas, a olhar para este mundo.
Cecília Meireles
Feliz Natal a todos os Recantistas são os meus votos e de minha familia.