O TESOURO DE BRESA (SABER)
“Para ter mais amanhã, você precisa ser mais do que é hoje “
Jim Rohn
Alguns colégios, anualmente , realizam atividades culturais, esportivas e beneficentes cujos temas são sempre os fatos mais importantes que serão veiculados pela imprensa no decorrer do ano letivo.
Essa é uma forma lúdica de reunir alunos de turmas diferentes para, num trabalho conjunto, propiciar a confraternização entre pais, alunos, professores, funcionários, ex-membros de uma comunidade, todos em busca de novos conhecimentos, de um maior bem-estar das instituições beneficentes, e , principalmente, dar o exemplo da importância da gratuidade do trabalho em favor de um determinado objetivo.
Mas não fosse a participação ativa de umas poucas dezenas de alunos e pais, verdadeiros cidadãos, que entendem a fundamental importância desse tipo de atividade na escola, para a formação futura de seus filhos , o trabalho exigido na criação e coordenação do evento, por certo , não valeria a pena.
Alguns pais e alunos têm como primeira pergunta, às vésperas dessa atividade, a seguinte : Vai valer conceito ? Vale alguma nota ? Vai interferir na média final ? É obrigatória a participação ?
É muito triste essa realidade que toma conta da nossa sociedade, e, por exemplo seguido, dos nossos jovens.
Esses pais e seus filhos não sabem que a viagem é mais importante do que o destino, não sabem que o que acabamos sendo é muito mais importante do que o que teremos, não percebem que tudo o que uma pessoa tem , é fruto direto do que a pessoa é.
A pergunta importante não é “Quanto vou ter ? ,mas, sim, “Em que vou me transformar ?”, não “Quanto vou ganhar ?” mas, sim, “Quanto vou aprender?” .
Esses pais e alunos ainda não enxergaram que os rendimentos de uma pessoa raramente excedem seu desenvolvimento pessoal e profissional, ou seja , seu desenvolvimento como cidadão.
Esse deveria ser o foco da atenção deles.
Existe uma história babilônica muito interessante chamada “O Tesouro de Bresa”, onde Enedim, um alfaiate, homem inteligente e trabalhador, mas pobre, compra um livro que contém o segredo de como descobrir um valioso tesouro. Para descobrir o segredo, ele teve que decifrar textos em todos os idiomas que estavam escritos no livro. Depois , precisou decifrar os cálculos matemáticos contidos no livro, ou seja, teve que estudar muito e se desenvolver em conhecimento das coisas da vida, tais como leis e princípios religiosos de seu país.
Com conhecimento tão amplo , conseguiu importantes trabalhos junto ao rei, ganhou muito dinheiro, viveu em palácios suntuosos,
No final da história , não existia tesouro nenhum : na busca do segredo, Enedim se desenvolveu tanto que ele mesmo passou a ser o tesouro.
Nessas atividades culturais, esportivas e beneficentes, estão tesouros guardados que, se descobertos, farão de cada jovem um futuro cidadão, participante, ativo, disponível, solidário, flexível, ético, co-participativo, voluntário e, sendo assim, vital para sua cidade e seu país.
Basta de mercenários.