Vender hoje é mais cérebro do que músculos
Vender hoje é mais cérebro do que músculos
Por Oracio Kuradomi
O mundo muda a todo momento, tudo avança, e o avanço está cada vez mais rápido e temos que buscar entendimento nessas épocas.
Vender hoje é muito mais complexo que há 10 anos atrás, onde se tivéssemos o produto a pronta entrega e preço bom, a venda estaria concretizada, atualmente o tipo de venda tende a ser consultiva, ou seja, temos que ser consultor. Observe alguns exemplos para melhor compreensão:
O médico é um profissional que trabalha com atendimento consultivo, você chega a consulta e ele começa a conversar, fazer questionamentos para se obter o máximo de entendimento para lhe dar a solução, a receita para sua cura.
O mecânico de automóveis é um profissional que estudou o motor, coração do automóvel, todas as partes e peças que o compõe, além de ter conhecimento geral do automóvel por completo, porém ele necessita saber manusear corretamente os instrumentos de testes, as ferramentas, os fluídos, óleos e tudo, para conseguir, diagnosticar e consertar o automóvel com problema.
O vendedor consultivo também necessita de conhecimentos dos produtos e serviços que possui, além de conhecimentos gerais para poder, quebrar o gelo, ganhar a empatia do cliente, porém o principal de tudo, precisa conhecer as necessidades, sentimentos, sonhos, atrações que o cliente sente e possui.
Fazer perguntas corretas nas horas certas, demonstra inteligência, saber ouvir e falar de assuntos que o cliente gosta, demonstra interesse, utilizar emoções e sentimentos, sentir a dor do cliente, quando o mesmo estiver se queixando ou até mesmo comentando de uma experiência ruim, demonstra caráter e sinceridade, quando houver 5 ou 6 produtos que irão deixar o cliente satisfeito ajude-o a escolher, deixe somente 2 produtos e elimine os outros, isso demonstra seu perfil colaborativo, decidindo pela compra, pergunte se precisa de mais algo, fale rapidamente de umas promoções ou novidades do estabelecimento, isso demonstra visão e atividade prestativa, terminado o atendimento ou a venda, acompanhe o cliente até o caixa, peça para o responsável pelo pacote caprichar no embrulho e se possível acompanhe o cliente até a saída da loja, vá conversando e agradecendo o cliente pela sua compra à loja, e que você ficará feliz com seu retorno, isso demonstra gratidão e companherismo.
Vender hoje é mais cérebro do que músculos.
“Não há problema que não possuam soluções...”
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