ANTÔNIA LACERDA: A GUERREIRA DO VERDE

** Matéria publicada na edição de novembro de 2011 da Revista Realidade News.

Como ambientalista, paisagista, vereadora, empresária, mãe, ela trava várias batalhas em nome do que acredita

Antônia Lacerda Mota é uma mulher que se divide em muitas para dar conta de tantas missões: esposa, mãe, empresária, vereadora, militante da Igreja Católica, ambientalista e torcedora fanática do Flamengo. Esta última paixão, aliás, confronta com o marido, Sinval, corintiano. Mas paixões futebolísticas à parte, formam um casal unido há 30 anos. Diogo, engenheiro civil e Diana, nutricionista, são os frutos desse amor.

Nascida em 20 de novembro de 1965, em uma fazenda no município de Pirenópolis, Antônia mudou-se com a família para Goianésia em 1974. Mais velha dos quatro filhos de Fortunato Martins Lacerda e Conceição Martins Lacerda, já falecida, ela teve que se desdobrar para vencer na vida. Trabalhou na loja Móveis Goiás, para ajudar a colocar comida em casa. Casou-se aos 16 anos. Por dez anos viveu apenas para mimar o marido e cuidar da prole. Foi dona-de-casa exemplar, aprendendo a fazer tapete, crochê e belos pratos na cozinha.

Com os filhos já crescidinhos, Antônia mergulhou nos estudos. Formada em Administração Pública pela UEG, fez especializações em Administração Pública, pela FGV; Paisagismo e Plantas Ornamentais, em Lavras (MG); técnico em Paisagismo, em São Paulo, além de devorar livros e revistas.

Apaixonada por meio ambiente, Antônia teve uma passagem de destaque pela Prefeitura, onde atuou por muitos anos como paisagista, diretora de Urbanismo e diretora de Meio Ambiente. Muita gente não sabe mas recebe a assinatura de Antônia Lacerda todo o paisagismo no Parque da Lagoa Princesa do Vale. Além disso, ela trabalhou duro na organização do Plano Diretor, na criação do Aterro Sanitário e na reorganização do Viveiro Municipal.

VIDA PÚBLICA

Seu envolvimento com causas ambientais chamou a atenção da cúpula do Partido Verde (PV) no Estado, que a convidaram para fundar a legenda na cidade. Desafio aceito, formou um grupo forte e comprometido com políticas públicas ambientais. O momento da verdade chegara para o PV em 2008, com a eleição municipal. A presidência da sigla passou às mãos da farmacêutica Rosa Steckelberg. Antônia foi à luta, disputar com dezenas de colegas uma cadeira na Câmara Municipal. Primeira eleição e o PV já conquista uma vaga, com Antônia Lacerda. Não faz figuração na Câmara. Uma das campeãs de requerimentos e projetos de Lei, foi secretária da Casa de 2009 a 2010 e é vice-presidente no biênio 2011-2012. Some-se a isso a presidência da Comissão de Educação.

VIDA SOCIAL

O sucesso na vida profissional dentro do ambiente público motivou Antônia a investir em uma carreira empreendedora. Em 20 de novembro de 2003 nascia a Natureza Viva Paisagismo, referência na cidade quando o assunto é criar ambientes naturais. Com clientes do naipe da Anglo American, a empresa conta com 21 funcionários e é destaque na cidade.

Quem vê Antônia Lacerda defendendo suas bandeiras com unhas e dentes, sempre séria e destemida, não conhece o lado mais família, mais mulher à paisana. Católica fervorosa, Antônia participa da Pastoral do Dízimo e já coordenou encontro de casais na Igreja. Fã de MPB e música sertaneja, Antônia também cultiva o hobby de ver filmes. Muitos filmes. “E adoro cantar e dançar”, revela, para surpresa geral da nação. “A política para mim é a oportunidade de transformar a vida das pessoas para melhor”, define.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 04/11/2011
Código do texto: T3316907