DESAFIOS DA VIDA

DESAFIOS DA VIDA

Por Aderson Machado.

A vida não é um mar de rosas. Nunca foi. E nunca será. Com certeza.

Pois bem, em sendo assim, devemos estar devidamente “vacinados” para enfrentar as vicissitudes da vida. Mas o problema é que a maioria das pessoas não está preparada para isso. Assim, muitos desistem da caminhada ante o primeiro desafio. Convenhamos que a vida é como se fora uma corrida de obstáculos. Muitas pedras encontraremos em nossa árdua caminhada. O importante, porém, é a gente ir juntando cada uma dessas pedras para construirmos a escada do nosso sucesso. É a tal coisa: se lhe derem um limão, não esquente; faça dele uma limonada, e tudo bem. Vá em frente.

Outra coisa: não faça das coisas pequenas um grande obstáculo que vai de encontro às suas pretensões. É verdade!

Com efeito, muitas e muitas vezes a gente transforma um pingo d’água numa verdadeira tempestade. Tempestade de grandes proporções, até. E isso não é nada agradável.

Está escrito nas Sagradas Escrituras: “O sofrimento precede a glória”. Baseado nesse princípio, devemos encarar o sofrimento com resignação, e nunca se lamentar dele, porquanto isso faz parte do nosso processo de evolução espiritual. A respeito disso, é dito que não se faz omelete sem quebrar os ovos.

É bem verdade que a nossa vida não é só sofrimento. Apenas quero externar que este prevalece sobre os nossos prazeres e alegrias.

Aliás, o sofrimento, a princípio, não era para fazer parte do nosso cardápio existencial. Mas foi o pecado o responsável por todo esse estado de coisas. O fato é que a humanidade está pagando um preço muito alto por isso.

Se não fora o pecado, portanto, não haveria sofrimento. Gozaríamos uma vida de paz e tranquilidade eternas. Porém, eu tenho lá as minhas dúvidas em acreditar se uma vida assim seria realmente boa. Pra mim essa seria uma vida assaz monótona, e assim ficaria um pouco sem “sal’.

Por incrível que pareça, o bom mesmo é essa vida que levamos. Cheia de altos e baixos, de momentos tristes e alegres, e por aí segue.

Com efeito, alguém já disse que por mais que uma noite seja escura e tenebrosa, ela é seguida de um dia cheio de luz e tranquilidade. Por outra, atrás de uma nuvem escura sempre há um céu límpido e majestoso.

Por fim, para suportarmos o lado doloroso de nossas vidas é preciso muita fé, otimismo e muita calma. Não adianta ficarmos a vida inteira a se lamentar, reclamar, ficar de cara feia, pois nada disso vai resolver os nossos problemas. Em absoluto. O importante, acima de tudo, é termos fé e confiança em Deus, pois Ele nos proporcionou a vida para vivermos em abundância. É assim que deve ser. Para sermos felizes.

A propósito da vida, devemos valorizar cada minuto de nossa existência terrena, e nos prepararmos, continuamente, para a vida espiritual, praticando boas ações. Não vislumbro outra maneira para sermos felizes na outra dimensão, onde só os valores morais são levados em consideração.

É isso aí.

Aderson Machado
Enviado por Aderson Machado em 10/09/2011
Código do texto: T3210785