REALENGO DIFERENÇA INTOLERÂNCIA


Na tragédia de Realengo todos temos o direito de fazer ilações, mas nunca saberemos a verdade. Possivelmente o que nos resta é tirar algumas conclusões. A principal  é a enorme exposição pela mídia, que apenas deseja vender revistas e jornais, prendendo o telespectador à notícia, em geral as mesmas notícias  repetidas inúmeras vezes havendo uma massificação do problema.


A mais importante pista pode estar na carta deixada pelo assassino. Ali o mundo está dividido em “puros” e “impuros”, sendo que estes nem podem ao menos tocar em seu corpo. Wellington se refere à incompatibilidade entre ele e os outros, sendo que ele deixa bem claro, que tem um mundo próprio, o que é próprio dos doentes  mentais.

Poderia, no entanto estar se vingando do que outras crianças fizeram a ele no passado, nas mesmas salas de aula em que perseguiu suas vítimas. Alguns relatos dizem que Wellington teria sido alvo de builyng quando estudou naquela escola e os relatos são bastante sólidos. Nunca participou de grupo de trabalho porque os colegas o rejeitavam, era conhecido por apelidos pejorativos tais como: Chairman (referência ao Nerd de American Pie) ou Suingue (por mancar de uma perna).

Diz  ele  em uma  das cartas :"Muitas vezes aconteceu  comigo de ser agredido por um grupo  e todos se divertiam com as humilhações que sofria". Ao que parece não existe registro  disso na Escola Tasso da Silveira. Um colega relatou aos repórteres Mariana Belmont e Vinicuis Lisboa, dois episódios capazes de deixar sequelas em  uma  personalidade  equilibrada ,quanto mais na de uma transtornada. No primeiro,  três garotos enfiaram a cabeça dele no vaso sanitário. No segundo puseram-no de cabeça para baixo na lata de lixo e tamparam. Na hora do recreio tinha um único amigo gordinho enquanto todos jogavam bola, eles eram denominados de casal gayzinho.


Evidente é que a tragédia da Escola de Realengo está cheia de sintomas de intolerâncias, uma incapacidade de suportar as diferenças, um horror que os impede de viver em comunidade. Na minha cabeça algumas indagações. Pergunta-se onde age o ESTADO representado pela ESCOLA . Existe um Projeto de Lei, que  obriga  as escolas públicas a possuirem um corpo de psicólogas e que dorme   nas gavetas  da Assembléia. As Escolas particulares  são obrigadas a ter psicólogas, assim como as PÚBLICAS.


Na mesma semana em que Wellington invadiu a Escola de Realengo atirando em crianças, ceifando vidas inocentes , uma menina chamada Adriele de 16 anos foi assassinada em Mato Grosso do Sul, por dois irmãos que não aceitavam o romance dela com a irmã deles. O jogador Michael da equipe do Vôlei Futuro foi objeto de uma brutal manifestação de homofobia, em um ginásio da Grande Belo Horizonte, tudo porque se declarou homossexual. Há 10 anos o jogador Lilico já tinha sido excluído da seleção de vôlei pelo mesmo motivo.


O deputado Jair Bolsonaro falou que não permitiria que seu filho se relacionasse com uma mulher negra como Preta Gil, pois isto seria promiscuidade. Um pastor evangélico afirmou em sua pregação religiosa, que os africanos eram fatalmente herdeiros de uma maldição de Noé, em nome de Deus, logo depois do dilúvio.


Na Flórida outro religioso queimou em público um exemplar do Alcorão, o livro sagrado dos Islamitas, o que provocou em represália a morte de dezenas de pessoas no Afeganistão, vítimas de homens-bombas.

Se o culpado for sempre o outro, se o mundo está dividido em puros e impuros, nunca conseguiremos evitar que um novo Wellington surja, nem se movimentarmos todo o efetivo policial deste país para que ficassem nas portas de nossas Escolas.


De quando em quando, a diferença e a intolerância  aparecem disfarçadas de forma altamente sofisticadas em uma ideologia cheia de argumentos e novas teorias. Foi assim com Hitler, Mussolini, Pinochet, Stalin e outros. Em geral todas essas formas de autoritarismo encharcaram o século XX de sangue e partiram da ideia de rejeição das diferenças. No cinema clássico vemos a incompatibilidade entre o branco civilizador e salvador e o indígena selvagem do Velho Oeste.


Não adianta usarmos a fechadura mais rigorosa contra o racismo e a homofobia enquanto prevalecer entre nós o horror da diferença. A intolerância vai sempre acabar entrando em nossa vida social como entrou na Escola de Realengo e novos Wellingtons vão surgir do nada e sem controle.


                        



No dia 15 apagou-se uma vela na minha vida . Com seus  quase 90 anos minha  MÃE subiu a ESCADA DE JACÓ. 

Vana Fraga
Vá Ter Com Deus Bela Adorada,
Vá Adornar A Nova Morada!!!
Fica Aqui O Filho Teu,
Com Os Bons Exemplos Que A Ele Tu Deu!!!
Deixou Um Lugar Vago Para Sempre No Coração!!! MasNão Ha De Ser Nada Pois Foste Em Comunhão
E Um Dia Se Encontrarão!!!
Ruy Silva Barbosa
Enviado por Ruy Silva Barbosa em 18/04/2011
Reeditado em 19/04/2011
Código do texto: T2915641
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.