Por que Temos Medo Ainda Que Não Queiramos Ter ?????

Eu me lembro que há uns 4 , 5 anos , eu clamava para o mundo que Eu não tinha medo . Achava-me o máximo ... a"Mulher Maravilha" . Medo ??? Nem pensar !!! Ledo engano ....

Passados 4 , 5 anos , vejo-me com medo , sempre. Há horas que ele fica mais intenso , e tem horas que enfraquece tanto que eu penso que ele, o medo, foi embora pra sempre .

Eis uma situação humilhante a que nem sempre é possível fugir. Nossa vontade, infelizmente , não domina nossas emoções. Este é o fenômeno mais importante da natureza humana . Para nada serve portanto, desejar , ou não, estar , triste alegre ou assustado, porque não podemos dispor dos nossos sentimentos. Mas são coisas diferentes experimentar uma emoção, revelá-la ou atuar obedecendo cegamente aos seus implusos . Nossa inteligência sabe perfeitamente o que a vontade pode fazer e aquilo em que ela não pode intervir.

Como a pergunta diz, e muito bem, esta não pode evitar que experimentemos certas emoções nem pode fazer-nos sentir outras por muito que o desejemos ; pode, porém evitar qualquer manifes -

tação exterior das referidas emoções até o ponto de um homem ser capaz de se mostrar tranquilo e falar com voz firme , embora sinta muito medo e, o que ainda é melhor , nossa vontade pode impedir que procedamos segundo os impulsos das emoções ;de sorte que , embora não ´ pssamos evitar o medo, possamos ficar de pé firme sem fugir. VÊ-se , então que há duas espécies de valor : o do homem que não sente medo e o do que sente um grande receio e, apesar disso, permanece no seu posto. E talvez tenha mérito maior a conduta do que não foge por consciência do dever , que a do que fica tranquilo porque não conhece a cor do medo.

Sentir medo é ser frágil ? Não !!! Sentir medo é perceber que o seu GPS é , ás vezes ,a sua única salvaçã ho planeta.

OBS: toda vez que usamos muito a palavra homem , estamos referindo-nos ao SER HUMAMO.

<<<>>>***<<>>***<<<>>>

kalena
Enviado por kalena em 15/03/2011
Código do texto: T2848707
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.