O BRASIL CICLOTÍMICO


" O melhor governo é aquele em que há o menor número de homens inúteis".
                                          Voltaire



Se olharmos ao nosso redor veremos o Síndico, o Presidente do Clube e outros semelhantes, que assumem os cargos e partem para as gastanças. As administrações procuram fazer tudo que é necessário e o que não é, em geral obras de fachada que poderiam ser postergadas, não se importando com o caixa. Em geral gastam a economia que a Instituição tinha e ainda deixam uma enorme dívida para seu sucessor.

Isto fica bem delineado na administração dos clubes de futebol. Uma administração  excessivamente gastadora  forma um grande time, que nem sempre corresponde ao investimento realizado. Um exemplo claro é o do Coríntians, que com vários jogadores de primeira linha, Ronaldo, Roberto Carlos e outros, fez uma campanha discreta e a torcida se revoltou fazendo uma enorme arruaça em São Paulo.


 Uma administração gastadora, forma o time dos sonhos e deixa um enorme buraco financeiro, para a administração posterior e responsável, trabalhar para  equilibrar as contas. Em virtude disto sacrifica-se o futebol pela economia.


A comparação dos fatos acima com o Brasil de Dilma e Lula é perfeita, assim como a torcida de futebol, também o povo se interessa por resultados, não se importando se as contas estão ajustadas ou não. O governo Lula foi de resultados, as contas ficaram com Dilma, conforme já tínhamos adiantado, ficava para o novo governo restos a pagar, em torno de 50 bilhões, que foi a quantia cortada no orçamento de 2010, enquanto o governo Lula recebeu restos a pagar no valor de cerca de três bilhões.


O governo Lula teve resultados evidentes e saltam aos olhos de qualquer um, aumento do poder de compra de quem antes nada conseguia consumir, houve uma mobilidade social vertical nunca visto na história deste País e o desemprego atingiu números baixíssimos. Mas as contas ficaram na nebulosidade do longo prazo e na estabilidade econômica interna e principalmente na internacional .


Os resultados explicam a popularidade do Presidente Lula,  no entanto a austeridade adotada pelo Governo Dilma, ainda não foi avaliada pela opinião nacional, haja visto o valor do salário mínimo muito aquém do que se esperava.


A analogia só não é perfeita, porque os ciclos de altos e baixos de um clube de futebol ou de um condomínio, só afetam humores passageiros e o governo ao gastar mais ou menos, mexe com a vida de toda a Nação. A escolha de economizar ou cortar e investir, é uma escolha  de Estado, diferente de evitar a falência de um clube ou a taxa extra para cobrir a dívida do condomínio.


Um governo cuja prioridade declarada é eliminar a miséria do País, não pode fazer isto usando uma contabilidade de ocasião, ou quem sabe a audácia da Presidente Dilma seja fechar o cofre e comprar Ronaldinho Gaucho .


Ou será ainda, que houve um entendimento entre Lula e Dilma. Ela pisa no freio, sai do governo em desgraça e ele volta em 2014 nos braços do povo  com a caixa cheia e volta à gastança desenfreada.
 
Devido a crise  no Oriente Médio o Barril de Petróleo abriu  hoje ao preço de 120  dolares. ( DIA 24/02)

A frase abaixo diz  muito do que é um governo:

"O governo é como um bebê: um canal alimenta com um enorme apetite numa ponta, e nenhum senso de responsabilidade na outra." (Ronald Reagan)

                    


Nota : Ciclotímia                           Distúrbio caracterizado por estágios de alterações de humores leves; com etapas de depressão leve e excitação, (hipomania ) 















 
          
 

 
Ruy Silva Barbosa
Enviado por Ruy Silva Barbosa em 24/02/2011
Reeditado em 24/02/2011
Código do texto: T2811514
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.