A EXPANSAÕ DAS FERROVIAS NO BRASIL
Por: David Kooperfield
A partir da segunda metade do século XIX e inicio do XX o crescimento da monocultura do café ira financiar o desenvolvimento do setor ferroviário no Brasil. Para tanto houve o emprenho do governo central em parceria com a iniciativa privada, geralmente a inglesa.
Visava favorecer o escoamento da produção agrícola e de matérias primas até os portos fluminenses e paulistas no primeiro momento.
A primeira ferrovia fora inaugurada em 1854 ligando Mauá ao vale do Paraíba passando por Petrópolis. Já em 1864 foi construída a estrada de ferro Pedro II ou Central do Brasil, também com capitais ingleses, solicitação dos cafeicultores de Vassouras.
Em 1867 foi construída a ferrovia Santos-Jundiaí, a primeira ferrovia paulista que minimizou os custos com transporte do café. Na seqüência em 1870 foram construídas a da Paulista, Mogiana e a Sorocabana, beneficiando as zonas cafeicultoras do interior paulista.
As ferrovias eram sempre construídas em direção ao porto de Santos que se tornou no 2° maior do pais precedido do porto do Rio de Janeiro em meados do século XIX.
e hoje como estão as nossas ferrovias?