SEMPRE CHEIREI COCAINA (Lobão diz a Marília Gabriela)

“Usei bastante cocaína, mas a deixei quando não me excitava mais. Preferi continuar vivendo e ficar lúcido”.
                                          Salvador Dali

Sempre polêmico em suas declarações o rockeiro Lobão foi entrevistado pela apresentadora Marília Gabriela e aproveitou para falar de sua fase de drogas. Ele nunca negou que usava drogas e falou desta fase afirmando:

 "Sempre cheirei cocaína da melhor qualidade. Fiquei de saco cheio e parei”. Declarou ele.

Falou ainda de sua mãe e de sua infância, afirmando que sua mãe era desequilibrada , tendo deixado de tomar  a medicação  do coração  deixou uma carta acusando-o pela sua morte. Afirmando ainda ter sido o melhor amigo de Cazuza , tendo os dois cheirado até no velório de  um amigo, e que a droga deveria ser liberada.

Mas esta a afirmação sobre a Cocaina é meio complexa porque é uma droga que causa sérios problemas inclusive dependência como vamos tentar explicar, no entanto acho que uma declaração deste tipo na TV faz apologia da droga e jamais deveria ser feita por uma figura pública.

A cocaina foi sintetizada em 1859 tendo como origem a planta Erythroxylon Coca um arbusto nativo da Bolívia e do Peru, também é cultivado no Java e no Sri-Lanka. No Brasil encontramos o Epadu cultivado a principio na Amazônia pelos índios. De qualidade inferior é mais resistente e plantada mesclada com a macaxeira, o que dificulta a localização pelo satélite.

As propriedades primárias da droga bloqueiam a condução de impulsos nas fibras nervosas. A droga é um vaso constritor inibindo hemorragias, além de funcionar como anestésico local, sendo este seu emprego na medicina.

Ao ser ingerida ou inspirada age no sistema nervoso central com efeito semelhante as anfetaminas, podendo ainda levar a um aumento da excitabilidade, ansiedade, elevação da pressão sanguínea, náusea e alucinações. Um relatório de um hospital norte-americano afirma que uma característica peculiar do abuso de cocaína é uma alucinação na qual formigas, insetos e cobras imaginárias parecem caminhar sobre a pele do viciado.

Lesão cerebral por  cocaína
 A cocaína tem enormes malefícios, é a droga que mais rapidamente devasta o usuário. Bastam alguns meses ou mesmo semanas, para que ela cause um emagrecimento enorme, insônia, sangramento do nariz e corisa persistente, lesão da mucosa nasal e tecidos nasais, podendo inclusive causar perfuração do septo. Doses elevadas consumidas regularmente causam palidez, suor frio, desmaios convulsões e parada respiratória. No cérebro, a cocaína afeta especialmente as áreas motoras produzindo intensa agitação. A ação da cocaína no corpo é poderosa porém breve, durando cerca de meia hora, já que a droga é rapidamente metabolizada pelo organismo.

As grávidas que usam cocaína podem afetar seus fetos, levando-os ao nascimento do bebê com baixo peso ou risco de rompimento da placenta e até lesões irreversíveis do cérebro, causando deficiências físicas. Em muitos países, os bebês da cocaína são um sério problema de saúde pública, que hoje esta agravado pela disponibilidade do crack.

O tratamento visa a liberação física, ao deixar de usar a droga, normalmente aparece a síndrome da abstinência e os principais sintomas são: ansiedade, insônia, alucinações, delírios dor de cabeça, sudorese intensa, câimbras, dores musculares, fadiga, taquicardia, diarréia e falta de apetite dentre outros.

Não existe na farmacologia uma medicação que possa auxiliar no tratamento da dependência, está em estudo nos EUA um hormônio inibidor da fome que tem tido algum sucesso em experiências na cura do toxicômano.

A recuperação que tem tido sucesso é o dos princípios espirituais, através da Religião contidos nos doze passos dos grupos de mútua ajuda (AA- Alcoólicos Anônimos, NA – Narcóticos Anônimos) em toda área da vida. O dependente além de frequentar os grupos de autoajuda devera fazer terapia com psicólogos, porque a terapia visa melhorar o combate ao hábito obsessivo e compulsivo da doença.

Abaixo uma frase antológica do grande Tim Maia

"Eu não fumo, não bebo e não cheiro. Meu único defeito é que eu minto um pouco”
                                                      Tim Maia
 
                
                  

O bom disso tudo é primeiro saber que Lobão, segundo seu relato, deixou as drogas em 1991, fazendo análise ate os dias de hoje. Muitas outras pessoas públicas estão buscando ajuda neste sentido, pois encontrar a droga é como estabelecer parceria com a morte.

NOTA :O autor  não faz  apologia  a qualquer tipo de droga , e não fuma e não bebe bebida alcoolica. Tem  também uma  experiência de 15  anos  de palestras  a respeito  de drogas para adolescentes da 8ª série do ensino  fundamental e visa  tão sómente chamar atenção para um problema  que hoje assola a família brasileira. Participou de diversas campanhas anti-drogas e não concorda  com sua liberação.Mas acha que o problema deve ser debatido abertamente entre pais e filhos. Cabe aos meios de comunicação e as escolas um forte apoio nesta luta.





Ruy Silva Barbosa
Enviado por Ruy Silva Barbosa em 31/01/2011
Reeditado em 01/02/2011
Código do texto: T2762721
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.