De Tomás Moro, cancelário da Inglaterra
Estando este generoso e pio varão ausente de sua casa, se lhe queimaram os celeiros por infortúnio, alcançando o dano à vizinhança. Escreveu-lhe sua filha este funesto caso, à qual respondeu, entre outras coisas, o seguinte capítulo: porventura foi para nós esta perda maior benefício de Deus do que seria o lucro, porque ele sabe o que nos convém melhor do que nós mesmos. Portanto, ide logo à igreja com toda a família e daí ao Senhor graças, pelo que nos deu, pelo que nos levou e pelo que nos deixou. E informai-vos do que importou o dano dos vizinhos, porque não consentirei que por minha causa padeçam, mas que venda até a última colher da mesa.
GLOSA
Esta resposta se me figura ser uma joia de diamantes, porque mais virtudes mostra engastadas do que períodos tecidos.
Em dizer que a perda da fazenda seria mais proveitosa que os lucros esperados, resplandeceu o desprezo dos bens terrenos e a estimação dos celestiais. Advirtam nisto os Esaús, que preferem à benção do Céu ou um prato de lentilhas, e que não descansam a sua alma senão quando têm os celeiros cheios: Anima mea... requiesce; habes mult bona posita in annos plurimos.
Em dizer que Deus sabe melhor do que nós mesmos o que mais nos convém, resplandece a confiança no mesmo Deus e resignação no seu beneplácito. E aqui são repreendidos os que fiam muito do seu desvelo, indústria e prevenção, esquecidos do que diz a Divina Escritura: Que todas nossas providências são incertas. E que, se o Senhor não edificar a cidade e guardar a casa, em vão trabalham e por demais vigiam os que as edificam e guardam.
Em mandar a sua filha que fosse à igreja, e fosse logo e com toda a família a dar graças, mostra humildade, paciência, agradecimento, devoção, piedade e um cuidado muito pontual e miúdo de acudir às obrigações de católico e de pai de famílias.........
Em dizer que estas graças se deviam tanto pelo que Deus lhe dera com pelo que lhe levara e pelo que lhe deixara, se descobre a fé que tinha na sua providência e que da sua mão recebia imediatamente todos os sucessos, ou prósperos ou adversos, conforme aquilo do santo Job: Dominus abstulit; sicut Domino placuit, ita factum est; sit nomen Domini benedictum. E aqui são encinados os que só consideram a Deus como pai enquanto lhes dá pão e os recebe ao ósculo e lhes guarda a herança; e não enquanto lhes dá a repreensão e castigo, e querem, como outro Josef a Jacob, destrocar-lhe as mãos, para que sempre lhe caia a direita da temporal felicidade.
Nova Floresta
Volume III
Padre Manuel Bernardes
Folhas 4, 5 e 6. Considerado os textos assinalados pelo selecionador Pedro Prudêncio de Morais