II Sarau Literário de Charqueadas

Como estou envolvido na organização do II Sarau Literário de Charqueadas, não tenho podido me dedicar ao prazer de publicar textos e também percorrer as páginas dos colegas que escrevevem aqui no Recanto.
Assim, deixo o artigo abaixo, para informar "por onde ando" e dizer que voltarei em breve ao convívio cotidiano "on line" neste importante e prazeroso site literário.
Saudações literárias e abraços a todos vocês.

----- * -----

Sarau Literário de Charqueadas: uma idéia consolidada

Os processos culturais tem semelhança com os processos históricos: são o desaguar de um somatório de vontades, desejos, atitudes e ações que acontecem em tempos diferenciados e que convergem sempre para momentos catalisadores, a se sucederem indefinidamente. O II Sarau Literário de Charqueadas é um desses momentos.
Tivemos o I Sarau Literário, ocorrido em outubro de 2005, por iniciativa da vereadora Patrícia Ferreira da Silva através da Comissão de Educação e Cultura do Legislativo, com aval da Câmara de Vereadores e apoio do Solar Shopping e da Secretaria de Cultura. O I Sarau fincou a idéia de um evento literário voltado para o estímulo dos produtores literários locais, fazendo a mediação entre estes e a comunidade onde vivem e produzem. Para ressaltar essa diretriz, foi escolhida como patronesse a poetiza Valda Tissot Junqueira, literata com trabalho amplamente conhecido e reconhecido pela sociedade charqueadadense.
Em um tempo diferenciado do mesmo processo cultural, os literatos se organizavam coletivamente, mesmo que de forma tênue, durante a reestruturação do Conselho Municipal de Cultura, articulada pela Prefeitura de Charqueadas em junho de 2005 através da Secretaria de Cultura. Eleito o novo Conselho, o Segmento de Literatura estava presente.
O Conselho passou a discutir o seu papel na gestão cultural do município e, junto com a Secretaria, realizou, no início de setembro de 2005, a Conferência Municipal de Cultura.
Os literatos charqueadenses se fizeram presentes, elaborando a Carta da Literatura, onde propunham, dentre outras coisas, idéias como o “jornal literário” e o “sarau literário”, além de reafirmarem a idéia da “mostra literária”, esta última calcada na boa experiência realizada em 1999 pela Prefeitura de Charqueadas.
Ao final da Conferência, surgiu o primeiro coletivo envolvendo produtores literários locais, o G5 - Literatos de Charqueadas, embrião da atual Associação de Literatura de Charqueadas - ASLIC, criada em 29 de julho de 2006.
Também é impossível deixar de citar uma grande conquista dos produtores culturais de Charqueadas concretizada em setembro passado: a Câmara de Vereadores aprovou a Agenda Cultural do Município, um projeto elaborado pelo Conselho Municipal de Cultura e avalizado pela Secretaria de Cultura, que cria um calendário permanente de atividades culturais para Charqueadas.
Na Agenda, dentre outros eventos específicos aos diferentes segmentos culturais presentes no Conselho, constam o Sarau Literário e a Mostra Literária, programados para acontecerem sempre no mês de outubro.
Assim chegamos ao II Sarau Literário de Charqueadas, obra de um processo cultural coletivo a parir momentos catalizadores.
Ele acontece novamente no espaço físico do Solar Shopping, apresentando uma organização análoga ao do I Sarau, com atividades distribuídas em três turnos (manhã, tarde e noite), abrangendo debates com literatos locais e exposição de textos.
Em uma nova escolha emblemática, o jornalista e historiador Saldino Antônio Pires foi definido como patrono. Uma vida dedicada a cultura, como bem atesta a biografia do mesmo.
As novidades desse II Sarau ficam por conta de novas atividades e momentos: o “Sarauzinho”, a palestra com o escritor Moacir Scliar, show musicais com artistas da região e a publicação do Jornal do II Sarau, com textos de literatos de Charqueadas e região.
Logo, a idéia se consolidou, evoluindo. Novos momentos, com certeza, virão.


II SARAU LITERÁRIO DE CHARQUEADAS
"Porque a literatura é luz para a alma"
De 16 a 20 de outubro
No Solar Shopping

Patrono - Saldino Antônio Pires

PROGRAMAÇÃO:

Segunda - 16/10/06
Manhã
10h - João Adolfo Guerreiro
11h - Rodrigo Ramazzini
Tarde
15h - Leda dos Santos Lima
16h - Patrícia Ferreira da Silva
Noite
20h - Abertura Oficial
21h - Apresentação do cantor e compositor Juliano Javoski

Terça - 17/10/06
Manhã
10h - Maria Edilaine Carvalho
11h - Manoel Henrique Paulo
Tarde
15h - Delso Ferreira (Mossoró)
16h - Dainor Lindner
Noite
19h - Palestra com o escritor Moacir Scliar (membro da ABL)

Quarta - 18/10/06
Manhã
10h - Alceu Guterres de Ávila
11h - Ana Lombardi
Tarde
14h - "Sarauzinho" - apresentação da textos infantis das escolas de Charqueadas
Noite
20h - Show CD "Bem Simples" - Alberto André & João Guerreiro

Quinta - 19/10/06
Manhã
10h - Giovani Abreu Souza
11h - Saldino Antônio Pires
Tarde
15h - Soní Araújo
16h - Valda Tisot Junqueira
Noite
20h - Sarau Literário (participação de literatos locais)

Sexta - 20/10/06
Manhã
10h - Rejane Barczak
11h - Míria Pereira
Tarde
15h - Alda Silva Silveira
16h - Rosilane Goulart Rocha

A EXPOSIÇÃO DE TEXTOS ocorrerá de 16 a 20 de outubro, das 09 às 22 horas, no Solar Shoping

ORGANIZAÇÃO:
Associação de Literatura de Charqueadas - ASLIC
Secretaria Municipal de Cultura
Comissão de Educação e Cultura do Legislativo

PATROCÍNIO:
Prefeitura Municipal de Charqueadas - Administração Popular

APOIO:
Câmara de Vereadores de Charqueadas
Solar Shopping
Secretaria Municipal de Educação
Jornal Portal de Noticias
Jornal A Região
Conselho Municipal de Cultura

Maiores Informações e textos:
www.charqueadas.rs.gov.br
www.regiol.com.br
www.solarshopping.com.br