Existem políticos inteligentes? Talvez, em pequeno número.
Existem políticos que usam o dom da oratória para canalizar de forma convincente seus apelos desesperados de merecimento de voto? Poucos deles.
Existem políticos que, através de atitudes vivem o período completo que antecede as proximais eleições alavancando a sua provável candidatura através de atos que mereçam crédito? Pouquíssimos.
Existe político que, ao receber pelo correio uma carta de um eleitor seu, a abra, leia, responda e assine do seu próprio punho?
Dificilmente.
Mas existem políticos insanos, e muitos!
Hoje fui fazer compras de supermercado e, ao chegar, encontrei no piso da varanda dezenas de panfletos de todas as formas, cores e tipos. Alguns sem retoques e papel inferior, outros impressos com o melhor papel, e com a figura do Tal lá, todo maquiado, lábios vermelhos, olhos brilhantes, pele lisinha..
Muitos enormes, outros mais tímidos, do tamanho de um Título Eleitoral.
Pensei: começou... E fui até a caixa de Correios. Sem nenhuma surpresa, constatei que haviam lá dois envelopes. Eram cartas!! Cartas? Ninguém mais escreve cartas... Mas os que são políticos e os que querem ser candidatos, sim, eles escrevem, aliás, fazem o rascunho, do qual saem as cópias e cuja assinatura é com carimbo! Estavam lá: meu nome completo, endereço e CEP corretíssimos. E o teor da carta? De uma gentileza só. Pedidos e promessas. Nunca os vi, alguns nem os conheço, nem sei onde nasceram, o que fazem, o que fizeram, onde moram, de onde vieram, para onde vão.
Até aqui tudo bem.
Mas chegará o dia em que acordarei e os portões, muros da casa e postes da rua estarão todos decorados. Não faltará um lugarzinho para uma foto três por quatro. A turma que eles contratam já colou os retratos que possuem um adesivo tão difícil de retirar que até hoje ainda se encontram restos da eleição passada nos portões.
São insanos, ah, podem crer que são. Será que acrediram que vamos votar neles pela sujeira que fizeram em nossas casas? Euzinha NÃO. Mesmo que tenha um candidato preferido, e já tenha como certo meu voto para ele, caso haja, até o dia da eleição um, apenas um retrato dele, colado no portão daqui de casa, perdeu meu voto, com certeza.
E os carros de som? Altíssimos, em qualquer horário e dia lá estão eles desfilando pelas ruas e nossos pobres ouvidos captando a mesma lengalenga, a semana toda! E pensar que ainda faltam tantos dias, Deus meu!
É tudo tão simples, tão claro, tão evidente! Será que eles perdem o juízo nesta época? ou seus neurônios só entendem de um assunto: ganhar nas urnas e depois, continuar ganhando?
Pois é: Colou fotos no muro e nos portões da casa onde resido, perdeu o voto!
E esta é só UMA razão que me faz desistir de um candidato, existem muitas outras.