DIA DOS PAIS

“Os pais somente podem dar bons conselhos e indicar bons caminhos, mas a formação final do caráter de uma pessoa está em suas próprias mãos”.         
                                            
Anne Frank

Segundo se sabe o primeiro a comemorar o Dia dos Pais foi um jovem chamado Elmseu, na Babilônia, há mais de 4000 anos. Ele teria esculpido em argila algo parecido com um cartão para seu pai. No entanto a instituição de uma data para comemorar esse dia todos os anos é muito recente.

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães e em ambas as datas, a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

Em 1909, a norte-americana Sonora Louise Smart Dodd, queria um dia especial para homenagear o pai, William Smart, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e que criou os seis filhos sozinho em uma fazenda no Estado de Washington.

Depois de adulta, Dodd olhou para trás e viu a força e o trabalho e a generosidade de seu pai. Ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de criar um dia para celebrar o dia dos Pais, na verdade queria homenagear o próprio pai.

Em 1910 enviou uma petição à Associação Ministerial de Slogans, cidade dos E.U.A. e também pediu auxílio à uma entidade de jovens Cristãos da cidade. O primeiro dia dos pais foi comemorado no dia 19 de junho de 1910, em Spokane,Washigton. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos seriam homenageados com rosas vermelhas e os mortos com rosas brancas.

Houve uma difusão da idéia e a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington. Em 1924, o presidente Calvin Coolidge apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação, declarando o terceiro domingo de junho como sendo o Dia dos Pais (alguns dizem ter sido assinada por Richard Nixon em 1972).

No Brasil, a idéia de comemorar o Dia dos Pais partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953 dia de S.Joaquim, patriarca da família. No Rio de Janeiro partiu do Jornal O Globo que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. A data foi então transferida para o segundo domingo de agosto, pois o dia de domingo é mais propício para as reuniões em família.

Em S.Paulo, a data foi comemorada pela primeira vez em 1955, pelo grupo Emissoras Unidas, que reunia Folha de S.Paulo, TV Record, Rádio Pan – americana e a extinta Rádio S.Paulo. O grupo realizou um show no antigo auditório da TV Record para marcar a data.

O dia dos pais contagiou todo o território brasileiro e até hoje é comemorado no segundo domingo de agosto.


Vamos terminar este texto dedicado ao Dia dos Pais com um conselho aos filhos na frase abaixo de autoria de Jandrey :

"Não obedeça teus pais e um dia teus filhos te farão lembrar deles;
Não preste atenção nos ensinamentos de teus professores e o emprego te fará sentir falta deles;
Não te esqueças de Deus para um dia não se perguntar, se Ele esqueceu de ti!"

 

Quero deixar aqui os sinceros votos de felicidades e um Feliz dia dos PAIS a todos os PAIS Recantistas. São os votos sinceros, deste modesto escrivinhador.

 
                         
         

              
Ruy Silva Barbosa
Enviado por Ruy Silva Barbosa em 02/08/2010
Reeditado em 04/08/2010
Código do texto: T2413251
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.