Estação Verão

Estação Verão

No artigo “Estações Climáticas”, no qual tivemos a intenção de esclarecer o porquê das estações do ano e como foi convencionado identificar o início de cada uma delas, mostramos que qualquer de nós concluiria, ao se dispor a observar o pôr-do-sol, durante um ano:

- o Sol só ocorre de pôr-se precisamente no Oeste duas únicas vezes (os dois Equinócios);

- o Sol, num movimento de vai e vem movimenta-se do Oeste (Equinócio de Setembro) até um ponto limite no Sul (Solstício de Dezembro) e volta para o Oeste (Equinócio de Março);

- depois continua e vai até um ponto limite na direção Norte (Solstício de Junho).

Ilustrações nesta mesma página, na entrada E-Livro e com o mesmo título: Estação Verão

Os solstícios definem os inícios do Verão e do Inverno, enquanto os equinócios definem os inícios da Primavera e do Outono.

Poderíamos então conceituar Verão como sendo a estação do ano que sucede à Primavera e antecede o Outono.

No hemisfério Sul principia, quando o Sol alcança o Solstício de Dezembro (dia 21) e termina, quando ele atinge o Equinócio de Março (dia 20).

No hemisfério Norte o Verão principia , quando o Sol alcança o Solstício de Junho (dia 21) e finda, quando ele atinge o Equinócio de Setembro (dia 21).

Devido sua grande extensão territorial, a região Norte de o Brasil ser influenciada pela linha do Equador, enquanto a região Sul pelo Trópico de Capricórnio, as características climáticas e o período de ocorrência da mesma estação nessas regiões são diferentes.

Por exemplo, os verões na Amazônia são caracterizados por chuvas abundantes, umidade elevadíssima e temperaturas acima de 25ºC e ocorrem quando é Inverno no Sul do país.

Enquanto nos verões do Sul a umidade é muito menor, as chuvas, apesar de abundantes, têm volume pluviométrico menores e as temperaturas acima dos 20ºC têm variações maiores. Sua ocorrência acontece no período conhecido como Inverno na Amazônia.

Cada estação tem as frutas, verduras e legumes da época. No verão, os encontramos nas feiras e supermercados com bons preços. Além disso, em maior quantidade e melhor qualidade: abacaxi; banana maçã e nanica; coco verde; figo; goiaba; limão; maracujá, manga, melancia, pêssego; melão amarelo; uva; batata; cebola; quiabo; alface; moyashi e repolho roxo.

No Verão temos de redobrar os cuidados tanto com a gente, quanto com as plantas.

Sol, praia, mar, rios, cachoeiras e aquele “abranda a fome” de origem desconhecida, são riscos aos que se entregam aos prazeres do verão.

Além dos danos causados pela exposição indisciplinada ao sol, existem as doenças típicas de verão: micoses, verminoses, inflamações nos olhos e ouvidos, intoxicações alimentares e desidratação.

Para as plantas muita rega, adubação e remoção de folhas e flores murchas e secas.

Logo ao nascer da manhã e ao final da tarde, as flores ficam mais resplandecentes e belas. As roseiras estão no auge de sua floração.

A natureza dando uma dica nessa época faz florescer, também, o beijo-de-moça, o amor-agarradinho, onze-horas e o círio-de-Nossa Senhora.

Devido ao maior aquecimento dos oceanos, pela maior incidência de energia solar e de um fenômeno conhecido como La Nina, o nosso verão tem a ocorrência de tempestade e raio, este último responsável por um número maior de mortes do que as provocadas pelos ciclones.

Se observarmos o comportamento dos homens e dos pássaros poderíamos concluir que o Verão é uma das estações preferidas. Acreditamos que a preferência é devido ao Sol, responsável pela vida do planeta, não se fazer de rogado nessa estação do ano.

O Verão é responsável pelo misterioso movimento migratório de bando de pássaros da Eurásia e da América do Norte, que cruzam a linha do Equador em busca de verão na África ou na América do Sul. Seguem esse mesmo caminho, os homens.

Turistas, maçarico “branco” e “vira-pedra”, migrando em busca de verão, podem ser encontrados de Julho a Setembro no litoral norte e nordeste do nosso país.

Muita energia e excitação dessa estação resultam em sonoplastia específica. São corais de cigarras anunciando o Verão. Algazarra de maritacas, de crianças e burburinho em botecos e bares. Risadas e entonações de sedução no falar feminino, tal como pássaras cantando nos verões para acasalar.

Verão é a estação onde a nudez não agride a moral e os costumes, a pele adquire um tom de bronze, a brisa e a sombra são bem vindas.

É a estação que invoca o elemento água seja a salgada do mar, a doce dos rios, ou a cristalina, doce e fria das cachoeiras, bem como a de beber, ou a quase gelada do coco verde.

É a estação em que os movimentos, as danças de Verão, sejam de trabalho, lúdicas, de prazer e até as amorosas são temperadas com o sal do suor.

Enfim, os que viverem verão, verão...

Num plágio do cantar das cigarras, “Verão” é canto para celebrar a alegria, a luz, o calor, as sombras e as águas da estação verão.

Verão

Longo é o dia,

que abrasa a dor.

Marolas de alegria

sob sol abrasador.

Cantos de cigarra;

vozes com tons de sedução;

e, das crianças, a algazarra

fazem coros de verão.

Mil cores da rosa

no auge da floração

e o bronze da moça prosa

pintam telas de verão.

Doce de rio e cachoeira;

salgado de mar e transpiração;

e lábios com gosto de saideira

são sabores de verão.

Marolas de cores, sons e sabores

da estação Verão.

Enfim, os que viverem

verão, Verão,

verão, Verão,

verão, Verão.

Sites pesquisados: recantodasletras@uol.com.br; brasilescola.com; cdcc.usp.br ; zenite.nu; suapesquisa.com; saude.sapo.pt; g1.globo.com; feminina.wordpress.com; parana-online.com.br; epp.etc.br; jornalentreposto.com.br; bemdesaude.com.

Outros links relacionados a Estações Climáticas:

Estações Climáticas

http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/2261074

Primavera http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/2275160

Verão http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/2301986

Outono http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/2394028

Inverno http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/2410501

Para Acessar: marque o endereço escolhido. Clique com a tecla direita do "mouse". Tecle com a esquerda na opção "pesquisar http:..."

J Coelho
Enviado por J Coelho em 05/06/2010
Reeditado em 29/08/2011
Código do texto: T2302025
Classificação de conteúdo: seguro