Nossa Cultura Televisiva

Nossos meios de comunicação melhoraram mil por cento, imagens, sons, enviados via satélite, de modo instantâneo. Mas, o que é oferecido pelos órgãos televisivos?

Desastres,litígios,crimes, pornografia, etc. na área esportiva, jogos depois das novelas, nos dias úteis, e nos domingos nos intervalos dos programas de auditório, que distribuem notas de reais ao auditório feminino ou quedas e escorregões do Faustão.

A disputa pelo IBOPE, permite tudo, pois mais alto seu índice, mais propaganda e mais faturamento.

Li hoje na Folha, que a Rede Globo correu para pagar 100 milhões aos principais times de São Paulo, no prazo de 4 anos, com medo de perder tal privilegio para a Record.

Se a Rede Globo perder os principais campeonatos de futebol, perderá audiencia em suas novelas, pois a Record no caso, irá passar os jogos no horário das novelas...

Nas tvs, estatais, documentários antigos, debates culturais ou políticos, ou esportivos, não tem IBOPE, nosso dinheiro garante a subsistência.

No entanto canais religiosos proliferam, angariando adesões até dos canais abertos nos horários nobres, seus pastores, arregimentam prosélitos, e os elegem deputados estaduais e federais.

Quando da época das eleições, o horário livre destinado aos políticos são ignorados pelos teles espectadores.

A Copa do Mundo na África, atiça o comercio e a mídia, vestuários verde e amarelos, como se uma bola fosse patriotismo.

O resultado colhido é uma juventude sem ideais superiores, tendo por ídolos, atletas sem nenhuma cultura.

Quando tivermos a expansão da cultura através da mídia, da literatura ou da vivencia escolar, veremos tal panorama modificar, mas quando?

ANEZIO
Enviado por ANEZIO em 18/05/2010
Reeditado em 28/05/2010
Código do texto: T2264714