SABER TRATAR UMA MULHER (atendendo ao pedido do colega Yves Mansur)
Penso em uma frase que diz: “Mulher não é pra ser entendida, é pra ser obedecida”. Sei que a maior parte dos homens não gosta de ler algo assim porque estão acostumados a mandar, ou a imaginar que mandam. Historicamente! Entretanto, deve-se lembrá-los de que começam as suas vidas nesse aprendizado, obedecendo às mães. E só se dão bem, em geral, quando as obedecem.
Às vezes, principalmente quando leio textos bem humorados sobre a convivência homem/mulher, fico desconfiada, pois noto quanto alguns homens reclamam. Observe o leitor que eu disse ALGUNS. Quase chego à conclusão de que algo funciona de forma estranha e que esses reclamantes talvez devessem casar-se com pessoas do mesmo sexo. Quem sabe, assim ficassem mais satisfeitos.
Por outro lado, também dá para frisar e fazer justiça lembrando que muitos homens ainda existem verdadeiramente admiradores da mulher. Amam suas mães, avós, tias, irmãs, namoradas, esposas e todas as mulheres do mundo.
As mulheres se viram em inúmeras estratégias querendo agradar aos homens. Fazem plástica de corpo inteiro, transformam-se em sombras de si mesmas, compram produtos de beleza, investem em roupas e outros acessórios, lêem tudo o que se refere a como conquistar o seu par e mantê-lo apaixonado. Vivemos pensando nas preferências masculinas e esquecidas das nossas.
Por sua vez, o homem que deseja agradar a mulher fica também preocupado em acertar. Aí é onde mora o perigo, pois a mulher tem mesmo esses critérios, mas devido a sua própria condição feminina, uma ora quer e outra hora surpreende. Ela exige e quando tem desiste, cisma, se enfada e abandona tudo. Só mesmo filhos freiam mulheres.
É uma incógnita o convívio homem/mulher, tendo em vista a insubordinação das emoções. Há sempre o fator imprevisibilidade, tanto de um quanto do outro. De repente, o homem que realmente ama e jura estar apaixonado por alguém se vê em uma nova situação, entregando-se a inesperado e avassalador bem. A diferença pior é que alterações climáticas assim acontecem à mulher e ele não se dá conta e jamais aceita. Acredita que dispomos de um comando eletrônico no qual apertamos o botão ENTER para acionar o amor enquanto a ele interessar. Quando quer partir, diz adeus e pronto, está resolvida a questão. Não há barreiras. Cada caso é um caso. Um exemplo interessante seria o de Maria Bonita, sem entrar no mérito da questão, que abandonou o marido para ser a inseparável companheira de Lampião. Morreu tragicamente o nosso sertanejo par de Romeu e Julieta.
Mas, e o que seria possível fazer para um homem agradar uma mulher, pergunta o escritor Yves Mansur. Se ele pergunta é porque em algo lhe interessa. E acertou de perguntar logo a mim!
Diria que muitas coisas fazem uma mulher apreciar um homem, inclusive o corpo. Não é preciso esconder isto e propor lições de moral e humanidade. O corpo do homem exerce a mesma atração que o da mulher. E de que gostamos? Cada uma tem seus gostos. O tipo que me chama atenção é alto , pele morena, rosto bonito e másculo, mãos delicadas e fortes que saibam acariciar e também apertar suavemente. Quem não gosta? Olhos que dizem, boca que convide, braços que abracem. Volto a dizer, nada é garantido, de repente a gente enlouquece justo por quem nada disto tem! Assim é a mulher!
É preciso que o homem tenha cuidado com as palavras, sempre, especialmente quando a mulher reconhece o peso e o valor de cada uma delas. Uma palavra fora do lugar não só derruba o príncipe do cavalo, quanto espanta o corcel e bem para longe. Espantei uma legião deles. Cumpre dizer que alguma palavra mal pensada ouvi e li, mas perdoei. Se Jesus perdoa, por que eu não perdoaria? Ainda é necessário dizer uma frase popular que se lê em caminhões: “perdoar é fácil, o difícil é esquecer”. Mulher tem boa memória!
Claro que um homem gentil é esperado, mas precisa que seja sincero e tenha cuidados para que não percebamos nele uma falha. NÓS NÃO TEMOS FALHAS, aprendam. Seria fatal apontar falhas em mulheres.
Presentes, sim. No meu caso se ele manda flores, acabou o encanto. Por quê? Respondo. Sou assim e nem saberia explicar, mas sinto-me um enterro completo quando me mandam flores. E, já sabendo que os homens entendem que enviar flores é garantia de sucesso, penso que estariam arquitetando e não saberia se são sinceros, mas apenas repetitivos.
Um homem tem que saber dançar. Não precisa ser um profissional da dança, mas alguém de muita sensibilidade e que não misture a dança com um momento de pegação. Detesto quando vejo casais dançando muito lentamente e se apertando e colados na boca enquanto dure a música. Fico com uma sensação terrível de que deveria o casal ir para algum lugar onde existisse uma cama. Será que alguém dança sobre o colchão? Coloquemos cada ponto nos is.
Não vale elogio demais, tem que saber a medida certa. Isto de dizer você é a mulher mais linda do mundo, ai ai, que cansativo e irreal! Ser um pouco intempestivo é bom, mas é recomendável ter bom sistema de frenagem. Antes que tudo entorne.
Beijar é recomendável, mas detestaria perceber que a língua se assemelha a um jacaré. Um beijo pode ser formidável sem atingir a garganta e adjacências.
Alisar é o ceu com as portas abertas e os anjos cantando em festa. Alisar é uma coisa, amolegar é outra. Estou usando palavras muito conhecidas no nordeste do Brasil.
Outra coisa: esteja ou não politicamente correto, o homem paga a conta. Especialmente quando a amizade começa. Depois, se casarem e se se derem muito bem, o dinheiro é dos dois. Eu nem me incomodo de pagar, nesse caso. Que coisa incoveniente num restaurante uma mulher ter que abrir a bolsa, passar cartão, assinar cheque, manusear dinheiro, fazer a conta pra dividir. E a platéia olhando.
Colocar a cadeira para que ela sente é especialmente gentil. Tem cadeiras muito pesadas e fica terrível a mulher puxando aquele móvel. Fosse eu um homem sentiria desgosto caso a mulher tomasse a iniciativa e fizesse tal gesto. Tem homem que se senta primeiro, ai Deus!
Se tem carro, abra a porta, por favor. Se for uma bicicleta, carregue a sua mulher carinhosamente e morra se preciso for e um carro vier na sua direção. Isto mesmo, morra! Choraremos na sentinela. Se for uma carroça, converse no ouvido do animal e diga a ele quem é que manda. E assim por diante. Andando a pé, comporte-se como se estivesse em Paris e ache tudo lindo. A natureza ajudará. Se você é um cadeirante, não tem problema, mantenha porte de rei. Alguém pode dar um trocado a você, como o fizeram com um ex-aluno meu.
Você, homem, deve ser lindo, elegante e valente como um toureiro, mas ajoelhar-se como o faz o touro vencido. Ela o perdoará vendo-o aos seus pés, mesmo que tudo seja uma ilusão. Mulheres adoram isto. Minta também, gostamos de mentiras, mas cuidado! Temos um sensor que reconhece o tamanho da mentira! Pare enquanto há tempo!
O pior homem é o gabola. Não pode ser gabola e nem tímido demais. Geralmente tímidos demais são sonsos.
Ainda me vem à mente outra frase que recomenda cuidar-se o homem para não fazer chorar uma mulher, pois Deus conta suas lágrimas. Sim, Ele as conta e faz a exata matemática. Diria até que, por coincidência, conheço um senhor que maltratou e fez chorar todos os dias a mãe de seus seis filhos. Ela já foi embora e ele está pelos oitenta, acamado e sofrendo. Estará pagando seus pecados? Não é um julgamento, apenas um pensamento. Evite fazer, então, verter lágrimas uma mulher, pois Deus está atento.
Interessante que as perguntas sobre relacionamento entre casais existentes em várias publicações só dão conta de situações burguesas. E os pobres? Aqueles que não têm carro, não frequentam ambientes luxuosos, não têm como oferecer flores e jóias? E os que vivem carregados de filhos sob as pontes? Esses não amam? Deixo as perguntas aí, ao leu.
Yves Mansur, meu amigo, este texto iria longe, muito longe, mas como sou mulher, deixo tudo para lá e o homem que adivinhe. Isto aí, tem mais que virar adivinho! Mulher complica, mas é indispensável, da mesma sorte que os homens. Eu sempre preferi os homens e em tal preferência persisto. Persistirei. Suponhamos que haja a oportunidade de retornar em outra vida, então quero ser homem e amar as mulheres, obedecê-las. Entender mulheres? Jamais!