Os de Temperamento CoLérico
Os de Temperamento Colérico
Em “Personalidade, Temperamento e Caráter”, tivemos a pretensão de fazer as diferenças conceituais entre esses termos.
Vimos que a Personalidade constitui-se em dois grandes grupos de elementos: um grupo herdado ao qual designamos de “Herança Biológica”; e um grupo regido sob as influências do meio ambiente, ao qual batizamos de “Aquisição Ambiental”.
O temperamento é o principal elemento do grupo “Herança Biológica”.
Temperamento é um aspecto inato, biológico da personalidade. É a tendência do humor do indivíduo, que caracteriza sua reação e sensibilidade em relação aos fatos da vida.
A teoria do Dr. Hipócrates (400 ac) de que somos temperados por quatro humores continua válida, só que agora, ampliada para o humor ou secreção de nossas glândulas endócrinas, que é descarregada para nossa corrente sangüínea, influenciando diretamente nossa têmpera (índole, feitio, temperamento).
Vamos exemplificar com a adrenalina, secreção da Supra-renal, cujos efeitos de alteração de humor são bastante conhecidos: o coração pára e seu ritmo é imediatamente dobrado; ficamos pálidos; alguns músculos se contraem; os cabelos eriçam, as pernas bambeiam...
Cabe aqui a especulação: se são sete as glândulas endócrinas, porque os quatro temperamentos de Hipócrates, que se baseava nos quatro humores, não foram alterados para sete, correspondentes às glândulas?
Não encontramos resposta, entretanto, acreditamos, que esteja relacionado à evolução do homem. Com o decorrer do tempo, outros humores mais sutis manifestar-se-ão. É como restassem Três Humores da natureza superior do homem, para serem revelados.
Dos diversos sistemas voltados para o temperamento os que se destacam são: o humoral que liga o estado do organismo com os humores que nele circulam; e o constitucional que relaciona as diferentes características físicas às psicológicas. Então, vamos caracterizar os quatro grupos de temperamentos, incluindo o que os caracteriza fisicamente.
O Colérico é um tipo baixo, costa larga, peito de pombo e cabeça enterrada nos ombros. Punhos fechados, mãos quentes, dedos fortes musculosos e unhas planas e quadradas. A palma da mão também é quadrada. Olhos vivos, olhar firme e sisudo. Seu andar é enérgico, militar, parece querer afundar o chão.
O temperamento Colérico é peculiar de pessoas cujo humor se caracteriza por um desejo forte e sentimentos impulsivos.
Pessoa com muita energia e muita excitação. O Colérico é puro fogo, pura adrenalina, pura ação. Fica agitado e alterado com muita facilidade. Porém se acalma rápido. Reage com rapidez para quase todas as coisas.
O colérico é nervoso, grosso e caracterizado como: “cabeça quente”; “bateu, levou”; “estopim curto”; e “curto e grosso”.
É regido pelo Fogo e com predominância da bile. Portanto seu ponto fraco é o coração, tanto no sentido emocional, quanto físico.
Entusiasta, dinâmico, está sempre em ação, ocupado e sem tempo. É autoritário, mandão e dar ordens é o seu forte. Cumprir ordens já é grande problema na vida do colérico.
Devido a essa característica consegue atrair opositores.
Perseverante, determinado e avarento. Gosta de pompa, formalidade, elogios e ser reconhecido por aquilo que faz.
É muito preocupado com futuro, intenso nos amores, empregos, planos de carreira e estudos.
O Colérico não tem medo de assumir riscos, enfrenta desafios e normalmente assume cargos de responsabilidade, pois são lideres.
O Colérico precisa aprender doutrinar seu lado agitado e impulsivo, tendendo ao egoísmo e arrogância. Precisa aprender a contar até dez, a esperar um pouco e a refletir antes de agir. Deve descobrir a virtude da paciência.
A criança com predominância desse temperamento deve ser educada a ação socialmente aceita, através do esporte, do trabalho no seio da família, na igreja, escola ou comunidade.
Precisa ser educada, para saber se controlar e aprender a se aquietar, quando necessário.
Em resumo as características dos indivíduos de temperamento Colérico são: agitado; agressivo; astucioso; ativo; audacioso; auto- suficiente; autoritário; avarento; cruel; dinâmico; enérgico; eficiente; impaciente; independente; insensível; intolerante; iracundo; grosso; líder; nervoso; otimista; perseverante; prático; prepotente; resoluto; sarcástico; vaidoso; e vigoroso.
“Colérico” canto de celebração para aqueles, nos quais predomina esse temperamento.
Fontes:
Quatro Gigantes da Alma Emilio Mra y López;
juarezfurtado.com; clássico.sinte.com.br; blig.ig.com.br; centroreichiano.com.br; e psiquiatriageral.com.br .
Colérico
Baixo, de costa larga;
com unhas e palma da mão
plana e quadrada;
e olhos vivos como tição.
Do tipo “cabeça quente”,
“pavio curto” e autoritário.
Nervoso, impaciente,
não é de mandar recado.
Líder, auto-suficiente;
ativo e sempre sem tempo;
vaidoso; e prepotente.
Colérico é seu temperamento.
Na trilha do aprendizado:
reflexão antes da ação;
cru come o afobado;
e pressa afasta a perfeição;
cru come o afobado;
e pressa afasta a perfeição.