Liberdades
O que é a liberdade?
Muitos hão-de dizer que a liberdade é fazer tudo sem sofrer qualquer tipo de preconceito ou opressão. Eu digo que não. A liberdade é agir com o coração e com responsabilidade.
Conversando com um dos meus alunos no outro dia, ela me disse que todos temos a liberdade de fazer o que bem entendermos. Eu discordei. As pessoas não podem simplesmente sair pelas ruas e fazer o que lhes der vontade. Nosso mundo seria uma tremenda bagunça, mais do que já é. Outro ponto importante na nossa conversa, foi a liberdade que os paises menos desenvolvidos têm, ou melhor, não têm. Eles dependem do resto do mundo para tudo. Dependem das organizações mundiais para ajudá-los a sobreviver.
Aí surgiu uma dúvida. Será que nós, nos paises mais desenvolvidos somos mais livres do que eles?
Nós temos leis para tudo, seguimos algumas, outras ignoramos, muitos as ingnoram todas. Nós somos barrados quando exibimos uma nova ideía, recebemos criticas sobre nossos produtos, onde está nossa liberdade de expressão, liberdade de criação, liberdade de compartilhar? Tudo isso também pode ser tirado de nós. Aos poucos, nós perdemos tudo. Mas será que não há pelos menos uma liberdade que é só nossa, que ninguém possa oprimir, criticar ou até mesmo nos proibir de usar? Existe sim. A liberdade do pensamento.
Um grande homem foi acusado, julgado e preso por ter matado outro homem. Suas liberdades foram arrancadas dele, como se arranca os fios de cabelo. Jogado numa cela escura e fétida, tudo que lhe restava eram os pensamentos. Por mais que ele não pudesse viver aquilo que ele desejava viver, ele podia pensar e saborear cada momento. Os guardas o chamavam de louco, pois ele ria bastante. Como é que um preso, condenado a passar a vida toda numa cela de porão podia se sentir contente?
Por que o pensamento é o alimento da mente. Tudo que vivemos, é pensado, foi pensando ou está sendo pensado por alguém. A liberdade do pensamento é a primeira de todas as liberdades.