Notívagos Sofredores

" ATITUDES OMISSAS ,

NÃO VALEM PARA NADA !" ( kalena )

Eu já escrevi ,aqui , um artigo e falei sobre a Navalha de

Ockham . É um antigo preceito filosófico que diz que, diante de duas ou mais explicações possíveis para um mesmo evento, a mais simples é a correta . Quem leu deve se lembrar . Na época , recente , era sobre do presidente deposto de Honduras , Manuel Zelaya . Agora , tentaremos usar esse preceito para os notívagos .

Uma vez , uma pessoa me disse : "puxa , tive que procurar no dicionário o que era notívago . você falou que era notívaga e não explicou o que era ". rsrs. Uma outra pessoa ficou com dó de mim e perguntou se fazia tempo que eu sofria de insônia.

Notívago é o contrário de diurno . É aquilo que se faz á noite . Não necesáriamente sofre de insônia ... mas dá preferência à noite .

Eu , adoro a noite . A madrugada. E não sofro de nada .. rs. Assim como o horario de verão não me interfere em nada ... Nem tomo conhecimento...

Mas , nem todo mundo é assim . Existem os sofredores... aqueles que precisam trabalhar à noite e, sofrem com isso .

Em contrapartida , realmente ,o melhor horário para se pensar

sobre questões polêmicas , é na madrugada . Na turbulência , ou não , de uma insônia . Pelo menos , para mim , é o mmento mais feliz do meu dia ( o de 24 horas) , pois é aí que eu encontro o silêncio , a calmaria ( relativa ) e o momento de escrever , de ler ( estudar) , etc... Nem sempre , agora , eu posso fazer isso ... porém quando dá , dou uma escapadinha e venho escrever , ler ou pensar. Há um provérbio judaico , surradíssimo , NADA È POR ACASO , eu há alguns dias fiquei a pensar naqueles que sofrem con a noite . Pensei naqueles que por algum motivo muito forte , como a procura de um médico , por exemplo , estariam na madrugada a perambular de hospital a hospital ou de PS a Ps . Nada encontrando de imediato , passam a noite , nos corredores dos hospitais públicos à espera de serem atendidos . Sim , essas pessoas são as sofredoras noturnas , os notívagos da madrugada. .

Desse pensamento , passei para outro . A injustiça . se bem que , é verdade que as as grandes injustiças da humanidade sempre foram sustentadas com uma legitimidade fajuta . veja no nazismo , no fascismo , nas Cruzadas , nos regimes de exceção e em outros tantos casos , quando identificavam um inimigo comum , tudo ficava mas fácil . Chancelado por um falso bem comum , tudo , inclusive a insensibilidade era justificada . O que , ainda espanta é notar que no Brasil , ainda existem alguns que não se importam em anestesiar a generosidade, a solidariedade , o amor ao próximo . Eu disse alguns.

Todos nós sabemos que o Brasil é uma país pobre. Uma grande parte da sociedade não possui sequer um plano de saúde privado . A grande maioria das crianças pobres, idosos pobres, aposentados , vivem do sistema público de saúde . Será que a tal CSS - Contribuição Social para a Saúde vai bneficiar a saúde ? Ou será que inventaraõ outras justificativas e a saúde ficará a ver navios ? Sob a alegação de que o governo tem dinheiro sobrando e se voltar A antiga CPMF , com um nome novo CSS , esse tributo será aplicado onde ?

Bem , vamos ver ... no momento nao tenho informações precisas dessa tal CSS. Portanto , apenas penso , faço ilações . E chego á conclusão que a madrugada , é sim , uma boa amiga dos bons pensamentos . Os pobres , os da periferia , necessitam , sim , merecem , sim uma boa medicna dígna , humanizada . Os sofrimentos esxistem , mas vamos amenizá-los . Sabe o que precisa, também ? ??? Um maior número de médicos , nos PSs e ... médicos dedicados , com vocação para esse tipo de trabalho .

Escrever à noite é muito bom . Pensamos mais alo , mais forte e parece que nos tornamos melhores. É um ótimo exercício para desenvolver a solidariedade , mesmo que às 6 e 6 da manhã , o nosso corpo já comece a pedir cama . E a nossa sensibilidade, também !!!

Fico por aqui... Até e viva a madrugada.

Kalena, com sono... Mar.2010

****** ::::::::::^^^^^^^^^^::::::::::

kalena
Enviado por kalena em 11/03/2010
Código do texto: T2131982
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.