GREGÓRIO de MATOS : duas belas sátiras do Boca do Inferno .
" De que pode servir
calar quem cala ?" ( gregório de Matos)
Bom , a viada de Gregório foi sempre de altos e baixos. Ele "pintou e bordou" em qquase todas as áreas... Mas nasceu em Recife . Então , devido ao azedume de Gregório , contra a sociedade em geral por havê-lo reduzido a situação tão penosa , a verdade é que o Recife o acolheu com benignidade e admiração . O governador de Pernambuco , Dom Caetano de Melo eCastro , recebeu-o com maior honra , pois repeitava o poeta e jurista . Mas , antes o advertiu que era expressamente proibido compor versos . Condição sine qua non , para o abrigar no seu estado . E ele se comprometeu , só que pouco a pouco o seu desjo de poetar fez com que o compromisso fosse se desfazendo aos poucos . Além disso , considerado pela melhor sociedade , persidtia a vontade de frequentar os boêmios "músicos , solfistas e folgazões".
Quanto à poesia , continuava a cultivá-la - é claro-em breve não mais levando em conta a cláusula cominatória . Compunha sátiras mais ou menos inocentes. VEJA esta SÁTIRA :
A um livreiro que havia comido um
canteiro de alface com vinagre.
Levou um livreiro a dente
De alaface todo um canteiro ,
E comeu sendo livreiro,
Desencardenadamente .
Porém , eu digo que mente
A quem disso o quer taxar.
Antes é para notar
Que trabalhou como um mouro ,
Pois meter folhas no couro
Também é encardenar .
E , sem "lembrar" do compromisso com o Governador , continuou com deus versos ... O que segue é muito longo... transcrevo , portanto só 3 ou 4 tercetos ...
Eu sou aquele que os passados anos
Cantei na minha lira ladizente
Torpezas do Brasil, vícios e enganos .
E bem que os descantei bastantemente ,
Canto segunda vez na mesma lira
O mesmo assunto em pletro diferente.
A narração há de igualar ao caso ,
E se talvez ao caso não igual,
Não tenho por poeta o que é Pégaso.
Fico , por aqui... Leia , se quiser o texto mais completo , escrito em ARTIGOS , no dia 19/02, com o título : BARROCO - O BOCA DO INFERNO > Já completei o texto , não o assunto, porque a obra de Gregório é IMENSA e cheia de detalhes .
Merece ser conhecida, principalmente pelos POETAS .
Kalena, curtindo à bessa o BOCA DO INFERNO . Vale a pena . fev. 2010.